Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Malícia

Já devo ter falado no mínimo duzentas vezes que sou fã do texto de Aaron Sorkin. Ainda não tive muita oportunidade de falar sobre ele aqui no Cinema de Buteco, talvez por ele ter feito poucos trabalhos e seu mérito maior foi o de ter feito a série Studio 60, mas tenho agora uma boa oportunidade. O filme Malícia foi feito em 1993 e se não pode ser considerado como um trabalho primoroso, pelo menos apresenta o começo da trajetória de um dos melhores roteiristas da atualidade. Malícia foi dirigido por Harold Becker, que anos depois faria Código para o Inferno com Bruce Willis e Alec Baldwin. Gwyneth Paltrow também marca presença na história, mas sua personagem vai pro saco rapidinho. Nicole Kidman já tinha protagonizado Dias de Trovão, mas ainda era um talento ascendente em hollywood.

Malícia é um daqueles filmes que só funcionam devido à inspiração e química entre os atores. Tudo bem que Nicole Kidman foi uma vacilona em não querer mostrar o corpinho gostoso, mas as cenas de nudez parcial são altamente interessantes. Perceber covinhas na atriz é coisa de outro mundo. O embate psicológico de macho dominante que rola entre Bill Pullman e Alec Baldwin também merece o seu devido destaque. Um é diretor de uma escola atormentada por um psicopata estuprador (vivido por Tobin Bell, que anos depois interpretaria Jigsaw na franquia Jogos Mortais); o outro é um bem sucedido médico. Ambos estudaram juntos na época da escola, mas nunca foram amigos. Pullman (que vive o diretor) diz que Baldwin (médico) era um daqueles jogadores de futebol americano fodões que mal notavam a presença das outras pessoas. E esse ego elevado fica evidente na cena que fecha esse post. O personagem de Alec Baldwin encarna bem o estereotipo do médico que se acha acima de Deus, ou até mesmo o próprio.

- Advertisement -

Se não tiver nada para fazer e quiser acompanhar uma trama mais simples feita por um dos mestres do roteiro na tv norteamericana, Malícia é uma boa opção! Embriague-se com as 3 caipirinhas!

Ficha Técnica:
Malícia (Malice, 1993)
Dirigido: Harold Becker
Roteiro: Aaron Sorkin , Scott Frank
Genêro: Suspense
Elenco: Nicole Kidman


um exemplar do narcisismo de um médico

Comentários