Críticas de filmes

O Quebra Corações

Hilariante e Irretocável é tudo que presenciamos nesse incrível retorno de Romain Duris às telonas. Com uma interpretação de colocar muitos Ashton Kutcher no chinelo e com uma performance que encanta qualquer um, o francês, figurinha carimbada nos filmes de Cédric Klapisch, prova que está para blockbusters tanto quanto para comédias cabeças. O ator que andava meio sumido desde o brilhante “Paris”, retorna com mais personalidade do que nunca e esbanja talento nas caras e bocas em “O Quebra Corações” e o fará rir do começo ao fim do filme.
Porém, não se engane só pelo fato do filme ter Romain Duris no elenco, a comédia é no formato blockbuster do começo ao fim, mas com todo um desenvolvimento diferente. A temática não podia ser mais clichê: jovem que trabalha separando casais e seduzindo as mocinhas infelizes, se apaixona por um de seus casos. Seria apenas um Sarah Jessica Parker às avessas não fossem os incríveis personagens, que são de morrer de rir, e a brilhante atuação de Romain Duris e François Damiens.
Alex Lippi é o “quebra-corações” profissão nada ortodoxa que é explicada logo no início de uma forma bem engraçada. Para exercer tal ofício ele é assessorado por sua irmã Mélanie e seu cunhado Marc, que é uma comédia à parte no filme. O casal funciona praticamente como uma dupla do FBI, indo na frente e descobrindo gostos, atividades e horários do alvo e garante ótimas cenas no melhor estilo “James Bond”. Romain por sua vez dá uns ótimos toques à Alex que tem uns estereótipos, uns tiques e umas estratégias de sedução muito engraçadas.
Eis que então Alex conhece sua paixão, que a principio é totalmente contra seus princípios separá-la de seu noivo, já que ela é feliz. Porém para pagar uma dívida que possui com mafiosos da região ele aceita o trabalho. A Adaptação ao cotidiano da personagem e o fingimento de gostar das mesmas coisas que ela são a melhor parte da história, como gostar de Roquefort no desjejum ou as impagáveis cenas em que ele ensaia “Dirty Dancing” com Marc. Aliás a dupla tem uma ótima química e garante boas gargalhadas durante todo o filme.


O Filme peca em mostrar apenas uma dessas interessantímas histórias, afinal de contas o público queria ver Alex Lippi aplicando seus golpes em mais mulheres infelizes. O que não é feito, deixando todos com água na boca do teaser sobre as aventuras do trio que é mostrado no início. Fora isso é aquilo que todo mundo já sabe, o cara se apaixona pela garota e começa a rever seus conceitos, depois tem que enfrentar o namorado da garota. Porém tem sempre um elemento surpresa, e o filme é salvo em suas partes entediantes pela amiga louca de Juliette Van Der Becq, que também é uma figura a parte.

No geral “O Quebra Corações” é um ótimo filme, com cenas engraçadas e outras mais calmas como qualquer comédia romântica. Mas se Vanessa Paradis faz a boa moça do começo ao fim da história com certeza Romain Duris não faz, e fará você se divertir muito. Afinal quem não gostaria de ser resgatado de um romance entediante para viver uma grande aventura?
Obs.: Creio que o filme ainda não teve lançamento em terras tupiniquins (deve ir direto para as locadoras), por isso o título provisório é português e o trailer tem legenda em inglês.

Direção: Pascal Chaumeil
Roteiro: Laurent Zeitoun
Jeremy Doner
Yohan Gromb
Elenco: Romain Duris
Vanessa Paradis
Julie Ferrier
François Damiens
e Andrew Lincoln
Ano: 2010
Duração: 1h e 40 min

  • Sel

    Já ia reclamar desse título, pq né? Covenhamos…

    Daí vc falou que era português, e o mundo virou um lugar tranquilo outra vez…

    Vi por aí que no Brasil se chamaria "Como arrasar corações" – nome BEM melhorzinho – , e teria estréia prevista pra junho de 2011 (talvez um sinal de DVD direto, como vc disse… ou sinal de balela).

    Adoro comédias românticas francesas. E filmes fraceses em geral. Não sou muito fã da Vanessa Paradis, mas por razões que nada tem haver com seu desempenho profissional. =X

    Fiquei com vontade de assitir…

    PS: A Universal adquiriu direitos pra filmar este filme em inglês – ô novidade.

  • Jairo Souza

    tem haver com com o seu desempenho pessoal então… hauhauhauh ciúmes do Johnny Depp???

  • Sel

    Jairo,

    isso aí e o dente #madonnafeelings.
    .
    .
    .
    OK, só o Johnny mesmo XD

  • Jairo Souza

    haha! aquele dente é sinistro msm! huahuauau consegue ser pior q o da madona

Jairo Borges