Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Onde Vivem Os Monstros

Onde Vivem os Monstros não é um mero filme de fantasia. Me senti extremamente burro por não conseguir entender o que Spike Jonze, diretor de filmes geniais como Adaptação e Quero ser John Malkovich (que por sinal são os únicos trabalhos do diretor), quis dizer com essa adaptação do clássico da literatura norte-americana. Para um espectador desavisado, o roteiro mostra apenas a imaginação do personagem Max indo parar numa ilha habitada por monstros gigantes. Mas é claro que Spike Jonze não iria fazer algo simples e sem nenhuma mensagem subliminar. Onde Vivem os Monstros é um desses filmes psicológicos que só mesmo psiquiatras ou aficionados em Freud podem/conseguem analisar e tentar transmitir a mensagem da trama. Infelizmente não é o meu caso.

- Advertisement -

Porém, se não tive capacidade de conseguir construir uma crítica do novo (e tão esperado) filme de Spike Jonze, posso falar que um dos vários pontos positivos da produção está na escolha de Karen O para ser a responsável pela trilha sonora. Para quem não sabe, Karen O é vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs, uma das favoritas da turminha indie antenada em design. As músicas conseguem chamar a atenção e criar atmosferas festivas, leves e melancólicas. Spike Jonze acertou em cheio na aposta e a trilha sonora de Onde Vivem os Monstros é das mais legais desde que Eddie Vedder resolveu se aventurar em Na Natureza Selvagem. Para aqueles que gostam de músicas, e não conhecem o trabalho de Karen O e seu Yeah Yeah Yeahs, é uma excelente oportunidade de se apaixonar pelo talento e carisma da cantora.

Para quem ficou curioso e não sabe se é apenas um filme infantil com monstros e um garotinho na floresta, devo dizer que é bem mais que isso. Por baixo do disfarce de fábula infantil, existe um filme inteligente e que merece ser visto e revisto várias vezes. Da trilha sonora ao visual divertido dos monstros, Spike Jonze mais uma vez surpreende e apresenta um filme que trata bem dos conflitos psicológicos de seus personagens. A novidade é que dessa vez ele optou por adaptar um livro que tinha uma criança como personagem principal. O resultado não podia ser outro que não genial (o que não me impede de dizer que ainda não entendi exatamente o que o filme quer passar).
Onde Vivem os Monstros - pôster
Ficha Técnica:
Onde Vivem os Monstros
(Where The Wild Things Are, 2009)
Dirigido:
Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze
Genêro: Fantasia
Elenco:
Catherine Keener, Forest Whitaker
Trailer:

Comentários