Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Irmãos Cara de Pau

FILME PERFEITO. ESSA É A DEFINIÇÃO de Os Irmãos Cara de Pau. Pra começo de conversa, o musical conta com os grandes músicos James Brown, Aretha Franklin, Ray Charles e Cab Calloway. Trilha sonora das melhores! Essa belíssima seleção combina com o charme suburbano de Chicago, em Illinois. Aliás, as características da cidade em que se passa o filme estão por toda parte: tanto com os irmãos (retrato perfeito dos malandros de Chicago) quanto com o blues, já que a região é berço de grandes músicos.

O filme começa com Jake Blues (interpretado pelo grande John Belushi) sendo solto da penitenciária. Quem vai buscá-lo é seu irmão Elwood (Dan Aykroyd) com seu Dodge Monaco todo enferrujado, antigo carro de polícia que foi comprado em um leilão. A primeira coisa que fazem é ir até o orfanato onde os irmãos foram criados por freiras. Ao chegarem lá, eles descobrem que o abrigo não tem mais o apoio da igreja e que a propriedade será vendida caso o imposto não seja pago rapidamente. Para levantar a grana necessária, os irmãos decidem reunir a antiga banda de blues. Com isso, se inicia a “missão divina”. A partir daí acontece tudo para o plano não dar certo: uma baita perseguição policial (uma das melhores e mais exageradas da história do cinema), o trabalho de reunir todos da banda, o lugar que vão tocar, os instrumentos…

É um clássico super divertido, apaixonante e que critica a situação cultural da época. A história mostra o que acontecia com a música no final dos anos 70, época em que a discoteca era considerada atual e o blues era coisa do passado.  Os atores, a história, a trilha, os cenários, a edição… Tudo isso deve ser ressaltado. Se você faz parte daquele grupo que pensa que todo musical é chato, prepare-se para mudar sua opinião.

Vale lembrar que foi feita uma seqüência do filme, só que sem Belushi (que morreu dois anos após o lançamento do filme original). James Brown e Aretha Franklin reaparecem e outros grandes músicos, como Eric Clapton e B.B. King, entram para o elenco. O filme parece mais uma homenagem ao que foi produzido em 1980 do que uma simples seqüência.  Veja os dois e se assuma fã de carteirinha de uma das duplas mais adoradas da história do cinema.

Título original: The Blues Brothers
Direção: John Landis
Produção: Robert K. Weiss
Roteiro: Dan Aykroid
John Landis
Elenco: John Belushi
Dan Aykroid
Cab Calloway
Ray Charles
Aretha Franklin
James Brown
Carrie Fisher (Trilogia Star Wars)
Twiggy
Frank Oz (A Cartada Final)
Lançamento: 1980
Nota:  

 

- Advertisement -

Comentários