Os Substitutos

Um dos erros mais comuns que a gente pode fazer antes de assistir um filme, é julgar o mesmo apenas pela aparência do seu poster ou pelo nome. Se for considerar que as traduções brasileiras quase nunca são boas, avaliar a qualidade de um filme pelo seu nome é ainda mais arriscado. Em Os Substitutos tive um feliz engano e me deparei com uma ficção cientifica muito mais interessante do que o poster (ou o título) apresentam.

Impossível não colocar o livro 1984 como uma das referências da história de Os Substitutos, que é baseado numa revista em quadrinhos. Além do clássico de George Orwell, os filmes Wall-e, Minority Report e Eu, Robo também podem ser mencionados como semelhantes. Com todos esses “primos”, o diretor Jonathan Mostow teria que se esforçar muito para estragar tudo.

A história é bem interessante: no ano de 2054 os humanos passaram a viver isolados dentro de suas casas e agora só interagem através de andróides substitutos. Ou seja, toda a população do planeta é mantida por robôs que são cópias dos humanos, que agora ficam apenas dentro de suas casas vivendo a vida real pelos olhos de um robô. Os androides não envelhecem, não se machucam e principalmente, não possuem imperfeições ou limites. Tratando da raça humana, é óbvio, que o sexo ganhou um maior poder de fogo. Com a autoestima elevada, as festas são regadas a sexo. Ninguém vai correr o risco de fazer feio com um desconhecido, que aliás, pode não ser o retrato fiel de seu andróide. Um homem gordo e feio pode se transformar em uma deliciosa modelo e conquistar um bonitão na noite. Quem é que vai saber se é aquela ilusão é mesmo 100% verdadeira?

Mas o mundo perfeito do ócio físico dos humanos começa a ruir quando um terrorista desenvolve uma arma que consegue matar os andróides e seus respectivos humanos. Sobra para o agente do FBI interpretado por Bruce Willis resolver todos os perrengues e se ver no meio de uma trama muito mais complexa do que o esperado.

Em Os Substitutos as entrelinhas são muito mais interessantes que a trama principal. Prestem atenção! Dou três caipirinhas!

Ficha Técnica:
Os Substitutos
(Surrogates, 2009)
Dirigido:
Jonathan Mostow
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris
Genêro:
Ficção-Cientifica
Elenco:
Bruce Willis, Ving Rhames
Trailer

  • Fla

    ahnnn… eu vi o trailer e achei interessante. e se 1984 é referência, interessei mais ainda!

    fla (L) george orwell

  • 2T

    wall-e é mais ainda…

    caraca. a mtv tá com uma programação muito boa! tocando loser do beck!!!

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.