Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Quero Ser John Malkovich

Eu sempre soube que esse filme era muito louco. Quando descobri que era do Charlie Kaufman, tive certeza. Agora, o mais legal foi saber que essa obra insana que se tornou cult foi o 1º trabalho do Kaufman! E eu nem sei por onde começar! Vocês sabem como são os filmes do Kaufman né? Mas enfim, vamos lá!

Craig Schwartz (John Cusack) é um titereiro (lida com marionetes) desempregado com pinta de perdedor nato e consegue um emprego como arquivista numa empresa que fica no andar 7 1/2 de um prédio. Como pode-se imaginar, as pessoas andam curvadas pq realmente o andar é pela metade! Lá ele descobre uma porta escondida atrás de um armário, e essa porta leva para a mente de John Malkovich! A pessoa que entrar no portal fica na mente de John Malkovich como um expectador em 1ª pessoa por 15min até ser expulso e cair numa rodovia fora da cidade! Encantado pela sua colega de trabalho, Craig mostra sua descoberta para Maxine (Catherine Keener), que logo dá a idéia de oferecer isso às pessoas em troca de dinheiro. Daí em diante, é uma insanidade só! Afinal, o que aconteceria se o próprio John Malkovich entrasse no portal? Não vou falar mais sobre o filme para evitar spoilers!

Como se pode imaginar, o filme é bem insano mesmo. Acho que os pontos mais divertidos, são o fato de atores de verdade serem eles mesmos! Além de Malkovich, temos a aparição de Sean Penn, Charlie Sheen e Brad Pitt! Também é perceptível que Charlie Kaufman gosta de roteiros excêntricos e histórias bizarras! Tenho que admitir que o filme é muito bom, tem uma excelente mistura de drama e comédia. Craig se apaixona por Maxime e é capaz de tudo por ela.Sua esposa Lotte (Cameron Diaz) se descobre transexual ou algo do tipo! Inclusive, nunca imaginei ver Cameron Diaz num filme fazendo papel de baranga! Convenhamos, ela tá feia demais! No começo ela é sem sal, mas com o decorrer do filme, percebe que a atuação dela realmente é de se tirar o chapéu!

- Advertisement -


Recheado de personagens singulares e incumuns, viajando pelo inconsciente, sub-consciente, consciente ou whatever, Quero Ser John Malkovich não é um filme fácil de se ver, assim como não é filme para massas. Mas isso não tira seu charme e loucura que te prendem a tela pelos seus 112min! Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor (grande estréia para Kaufman)! Vale a pena assistir! Seja você também John Malkovich, nem que sejam 15min, somente 200 dólares! 😉

FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA:

Nome Original
: Being John Malkovich
Direção: Spike Jonze
Produção: Steve Golin
Vincent Landay
Sandy Stern
Michael Stipe
Roteiro: Charlie Kaufman
Elenco: John Cusack
Cameron Diaz
Catherine Keener
John Malkovich
Lançamento: Outubro de 1999
Duração: 112min.

Nota do Buteco: 4 Caipirinhas!

Comentários