Regras da Atração | Cinema de Buteco
Críticas de filmes

Regras da Atração

regras-da-atracao-poster01 Regras da Atração

Patrick (interpretado no cinema por Christian Bale) é o lado obscuro e esquizofrênico da família Bateman. Seus disturbios psicológicos vieram a tona na história de Psicopata Americano, um clássico do cinema que critica a sociedade de consumo e seus exageros. Já seu irmão Sean (James Van Der Beek) tem a adolescência retratada em Regras de Atração. Se o irmão mais velho se revelou um assassino cruel (ou um completo maluco), o mesmo não pode ser dito de Sean. Ele pode ter seus defeitos de caráter, levar uma vida promíscua e ter seus vícios em drogas, mas certamente, não é um assassino. Mas parece que a violência é mesmo a essência da família Bateman. Fico curioso em saber se o autor Bret Easton Ellis escreveu alguma coisa sobre os pais de Patrick e Sean, mas quase certeza de que ainda não tivemos o prazer (?) de descobrir as origens desses dois personagens tão surreais.

O filme é escrito e dirigido por Roger Avary, parceiro de Quentin Tarantino em fitas como Pulp Fiction e Cães de Aluguel, baseado (como já foi dito) na obra de Bret Easton Ellis. O elenco conta ainda com a bela Shannyn Sossamon, o bonitão Ian Somerhalder (mais conhecido pelo Boone das primeiras temporadas de Lost) e ultramegahipergigamasterblaster gostosa Jessica Biel. Imagino que assim como em Psicopata Americano, o livro seja bem mais interessante e recheado de perólas do que o filme, que chama mais a atenção pela violência, sexo e drogas do que pelo humor negro (às vezes sutil) do texto de Ellis.

A história de Regras da Atração é mais ou menos simples. Temos três personagens principais: Lauren, Paul e Sean. Cada um vive um dilema pessoal, mas tudo acaba girando em torno de Sean. Lauren é uma das últimas virgens das redondezas e decide que é a hora de “liberar” e se interessa por Sean. Ao mesmo tempo que Paul (ex-namorado de Lauren) começa a se aventurar por uma trilha alternativa, também se interessando por Sean. Já o irmãozinho do meu psicopata favorito, está na merda por dever uma grana preta para o seu traficante e se apaixona pela pessoa que fica enviando cartas romanticas em sua caixa de correio. É uma confusão só. E é exatamente isso que torna Regras da Atração um filme tão interessante e inusitado.

Recomendo demais!

Ficha Técnica:
Regras da Atração (Rules Of Attraction, 2002)
Dirigido: Roger Avary
Roteiro: Roger Avary
Genêro: Drama
Elenco: Jessica Biel (delícia), James Van Der Beek (Dawson creep), Ian Somerhalder (Boone)
Trailer:

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.

Comentários