Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Tapete Vermelho

Não é o melhor dos filmes brasileiros, mas tem seu espaço. A história não envolve violência, não envolve sexo nem drogas, mas pelo menos a mim, conseguiu encantar.

De 2006, com Matheus Nachtergaele, Tapete Vermelho é o retrato do simples e humilde homem brasileiro, morador do interior, o famoso Jeca.

Tapete Vermelho fala das crenças, lendas, rezas e tradições do interior. O capeta, as encruzilhadas, os pactos com o “coisa ruim”…

Quinzinho é este homem simples, abobado, humilde. Mora numa roça, longe, bem longe da cidade grande com seu filho e esposa. Vai levando aquela vida pacata, sempre ali no seu pedaço de terra, até que seu filho faz 10 anos, e Quinzinho precisa cumprir uma promessa. Ele prometeu a seu pai levar o filho, quando completasse 10 anos para assistir um filme no cinema do famoso Mazzaropi.

Mesmo contra o gosto da esposa, a família vai até a cidade grande junto com seu burrinho atrás do filme.

Quando chegam à cidade, não encontram exatamente o que esperavam. Os cinemas já não eram mais como antigamente, as pessoas parecem sempre apressadas e de mau humor. Não encontram nenhum cinema que exiba ainda os famosos filmes do Jeca Tatu, Mazzaropi. Quinzinho, não desiste da idéia de assistir o filme, queria cumprir a promessa, e faz de tudo para encontrar algum cinema com o filme que deseja. E nessa procura, muita coisa acontece. A família se envolve com pessoas erradas, alguns se aproveitam da inocência da família…

A história é muito interessante. Tem um pouco de humor e muito da realidade; eu classificaria como um filme de raiz.Luiz Alberto Pereira, o diretor, consegue ainda, no meio de tantas histórias, falar sobre o MST . Todo o filme lembra muito aqueles antigos filmes do Mazzaropi, que foi a primeira grande estrela cinematográfica nacional.

Mazzaropi merece post exclusivo, mas hoje não é o dia, por enquanto apenas Tapete Vermelho.

Assista !

Elenco

Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, …

Ficha Técnica

Título Original: Tapete Vermelho

Gênero: Comédia

Duração: 100 min.

Lançamento (Brasil): 2006

Direção: Luiz Alberto Pereira

Roteiro: Luiz Alberto Pereira e Rosa Nepomuceno

Produção: Ivan Teixeira e Vicente Miceli

Co-produção: LAPFILME Produções Cinematográficas Ltda.



Comentários