Vigaristas (2009) | Cinema de Buteco
Críticas de filmes

Vigaristas (2009)

As traduções de filmes no Brasil são (e serão) um eterno problema. Os Vigaristas é o mesmo título de um filme lançado em 2003 e que tinha Nicolas Cage e Sam Rockwell no elenco. (Nunca vi, confesso. Deixo para um eventual momento em que o Cinema de Buteco resolver falar dos filmes do Nicolas Cage ou do Ridley Scott). De qualquer maneira, é um saco você querer ver um filme e descobrir que existe outro com o mesmo nome. Se você souber do elenco, diretor, roteirista, história, ok. Mas e se for tudo vago? Se tudo que souber é que trata-se da história de dois homens vigaristas? Aí fodeu, né?

O melhor de Os Vigaristas (2009) não é a ausência do Nicolas Cage. A atuação de Rachel Weiz como uma ricaça pirada é um dos destaques. Durante uma cena, a maluca tem uma relação “sexual” com os trovões e a chuva. Com certeza, foi o orgasmo mais interessante que já vi no cinema. Supera de longe a Meg Ryan dentro de uma lanchonete em Harry e Sally. Mas o grande destaque do filme dirigido por Rian Johnson é a participação do ator Adrien Brody. Interpretando o irmão mais novo do vigarista mais velho (dããã), ele dá um verdadeiro show.

Apesar de ser uma comédia, acaba que a história é emocionante. Clichê ao extremo e a trama romântica é tão original quanto os filmes da Meg Ryan (já que estou crucificando geral, vai ela mesmo. não queria pegar no pé do Nicolas Cage de novo, coitado!), mas o público é cativado tamanha a inspiração dos atores. Não tem nada melhor que aqueles filmes que nos fazem torcer pelos personagens, por mais cretinos que eles sejam (é bem parecido com a vida real. Aposto que você torce por sua felicidade todos os dias, mesmo roubando a namorada do amigo, mentindo no emprego e blá blá blá).

Preste atenção nos planos de fundo durante o filme. Quase sempre existe uma piadinha subliminar acontecendo e as risadas são praticamente garantidas. Só por conta das piadinhas e do sexo da Rachel Weiz, dou nota 4. Ou quatro caipirinhas. Chopps, tanto faz…

Ficha Técnica:
Vigaristas
(Brothers Bloom, 2009)
Dirigido:
Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Genêro:
Comédia
Elenco:
Adrien Brody , Mark Ruffalo, Rachel Weisz
Trailer


Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.

Comentários

  1. eu gosto da rachel weisz. e esse filme parece ser legaaaal!

    mas o adrien brody e seu nariz sempre serão lembrados pelo Pianista.

  2. Que crítica mais lixo meu amigo.. você conseguiu em 4 parágrafos falar do Nicholas Cage, Meg Ryan mas nada sobre o filme. Lí mas nem o tema central foi falado.

  3. O nome do filme é meio óbvio, né? Qual a graça da falar que "é um filme sobre as trapaças de dois irmãos até encontrarem uma ricaça pirada e decidirem dar um grande golpe na coitada".