Cinema por quem entende mais de mesa de bar

DGA 2018 anuncia indicados

Quem sobreviverá na lista do Oscar?

O Director’s Guild of America anunciou hoje os indicados do DGA Awards 2018. A premiação é, talvez, a precursora mais eficiente do Oscar, já que não erra o vencedor da estatueta de direção desde 2004 (Peter Jackson).

Por isso, a grande pergunta que fica é em relação aos indicados: quem será o esnobado do ano? Ou será que a Academia vai repetir o ano de 2010 e indicará todos os diretores que concorrerão ao DGA?

- Advertisement -

Desta vez, tivemos Christopher Nolan, Greta Gerwig, Guillermo del Toro, Jordan Peele e Martin McDonagh reconhecidos pelo sindicato. Isso quer dizer que nomes como Dee Rees (Mudbound), Luca Guadagnino (Me Chame pelo seu Nome), Sean Baker (Projeto Flórida), Joe Wright (O Destino de uma Nação) e Steven Spielberg (The Post) ficaram de fora. Com base na corrida até agora, se pudesse apostar em um possível corte, diria Peele. Ele é um rosto novo na indústria e Corra! é um filme, digamos, não muito típico do Oscar.

Sim, é comum ver mulheres sendo excluídas, mas Lady Bird foi extremamente bem recebido pela crítica, as bilheterias vão bem e o longa está sendo reconhecido em todas grandes premiações. Sem contar que já levou o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical. Gerwig parece sã e salva na briga pelo Oscar.

Então, quem teria mais chances de entrar pra lista final? Provavelmente Guadagnino. O romance do cineasta, como já disse algumas vezes aqui, é o Manchester à Beira-Mar de 2017: filme independente, temática Oscar-bait, aclamado pela crítica, indicações de atuações, filme e roteiro. Muitos gostariam de ver Baker reconhecido, mas Projeto Flórida não tem recebido muito amor nesta temporada de premiações, então não apostaria nele. Talvez Steven Spielberg entre na disputa pela estatueta por causa do sucesso crítico de The Post e o amor que tem dos colegas de Academia.

Na categoria de novos diretores, Peele é o grande favorito. Ou seja, caso realmente fique de fora do Oscar, pode ser compensado com um DGA.

Bom, em breve saberemos se o sindicato vai acertar todos indicados ou se o tradicional corte único vai acontecer e alguém será substituído no Oscar. A premiação acontece em 3 de fevereiro.

 

MELHOR DIREÇÃO

GUILLERMO del TORO
A Forma da Água

GRETA GERWIG
Lady Bird

MARTIN McDONAGH
Três Anúncios para um Crime

CHRISTOPHER NOLAN
Dunkirk

JORDAN PEELE
Corra!

MELHOR ESTREIA NA DIREÇÃO

GEREMY JASPER
Patti Cake$

WILLIAM OLDROYD
Lady Macbeth

JORDAN PEELE
Corra!

TAYLOR SHERIDAN
Terra Selvagem

AARON SORKIN
A Grande Virada

 

Comentários