Cinema por quem entende mais de mesa de bar

A Mulher Sem Piano @festivaldorio

Inaugurei o festival com este (digamos tenso) filme de Javier Rebollo. Quando vou ver um filme espanhol, já me vem na cabeça aquela coisa bem Almodóvar, colorido, tagarelante e agitado. Não é assim. Mas curiosamente, a atriz principal (Carmen Machi) é mais uma das figurinhas carimbadas do nosso querido diretor espanhol, tendo participado dos filmes Fale Com Ela e do recente Abraços Partidos.

Nossa coadjuvante, Rosa, é uma dona de casa meio entediada com a vida em Madrid. Trabalha com depilação em casa, marido sem graça (and ugly as the devil) taxista, filhos casados, e semi surda por causa do aparelho de depilação. Numa bela noite, ela resolve mudar e ter uma noite “diferente”. No melhor estilo “quero me aventurar”, Rosa bota uma peruca e sai no meio da noite com sua bolsa e uma mala. O tempo todo, o filme oscila entre o extremo silêncio e algum barulho ensurdecedor. Desde uma música alta, ou algum barulho realmente aleatório. A própria Rosa entra muda e sai calada do filme. Mesmo assim, é impossível não notar a cara de quem está adorando a noite de “forra”! Nesse meio tempo, ela se depara com motorista de ônibus preguiçosos, atendente de lanchonete folgada e um polonês muito louco que adora falar de como ele gosta de consertar as coisas!

- Advertisement -

O filme dá umas margens de interpretação. A minha foi como se o piano do título fosse aquela coisa na sua vida que te motiva a seguir em frente, que te faz feliz e faz querer que você viva mais e mais. E para nossa incomum e mt comum personagem, ela encontrou seu piano. Mesmo que só por uma noite. Vale 3 capirinhas no Buteco e altamente recomendável aos fans do Cinema Espanhol!


FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA:

Nome Original: La Mujer sin Piano
Direção: Javier Rebollo
Roteiro: Javier Rebollo
Lola Mayo
Elenco: Carmen Machi
Jan Budar
Pep Ricart
Nadia de Santiago
Lançamento: 2009
Duração: 95min

Comentários