A Woman, a Gun and a Noodle Shop @festivaldorio

por Wendel

Pelo título do filme já dá pra ver que no mínimo algo de engraçado o filme tem. De fato, o filme tem um “quê” de comédia. Agora, o mais curioso foi descobrir que estamos diante do remake do debut dos Irmãos Coen! Exatamente meus caros! Um remake chinês de Gosto de Sangue de 1985! E acreditem, ficou bem parecido. Obviamente, a parte da comédia foi uma coisa do chinês!

O nome pode não ser fácil de lembrar, mas Zhang Yimou é o diretor dos excelentes Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Quem assistiu estes filmes, sabe que eles têm umas cenas que, apesar de não serem pra rir, dá vontade de rir e você acaba rindo! Digamos que o diretor resolveu deixar a coisa menos subliminar e mais na cara, ou seja, colocar em seu novo filme cenas para DE FATO RIR! Digo, é impossível não rir com as cenas do casal brigando, ou até mesmo do gordinho com dentes de Mônica! Uma das diferenças cruciais com a versão dos Coen é, além da comédia, esse se passa no meio da China num restaurante de macarrão. De resto, pelas poucas cenas que vi de Gosto de Sangue, está mt parecido. Inclusive, tentei ver antes de fazer o post, mas cadê o tempo? Enfim, fica pra outro post!


O filme conta a história de Wang, o dono de um restaurante de macarrão que é ranzinza e nunca paga seus funcionários. Sua mulher, meio de saco cheio da vida (e do seu marido) se envolve com um dos cozinheiros e compra uma arma dos ciganos pensando em dar um fim no marido. Só que ele descobre e em segredo manda matarem sua mulher e amante. Mas ninguém contava que o assassino tinha outros planos. O filme em si é bem interessante, mas não sei, filme oriental costuma ter um ar meio tenso sabe? Digo, o filme tem uns momentos que dá nervoso. Não sei se é pelo bando de chinês gritando loucamente ou se é pelo filme ter uma coisa meio thriller. BTW, tem uns bons momentos memoráveis, como Li cavando no meio do deserto com a Lua Cheia iluminando tudo, e a cena em que o assassino ataca o restaurante, desde as flechas em slow motion até a hora em que ele enfia a espada na parede/porta/whatever. Sem falar na cena de preparação de macarrão, que não acrescenta nada a história do filme mas é bem legal! 🙂 2 caipirinhas e meia, só pq os Irmãos Coen merecem!

FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA:

Nome Original: A Woman, a Gun and a Noodle Shop
Direção: Zhang Yimou
Produção: William Kong
Roteiro: Shi Jianquan
Xue Jianchao
Elenco: Sun Honglei
Xiao Shenyang
Yan Ni
Lançamento: Dezembro.2009
Duração: 95min

  • Ju_li_

    O pior é que tanto pelo trailer como pelas fotos de divulgação do filme, vc acha que o filme é sério! Mas nenhum Midnight Movie será! HAHAHAHA!

    A história é boa, mas fica meio cansativo, acho que se o filme fosse mais curto ia ser melhor. Mas eu gostei, é divertido, prende a atenção, mas os gritinhos típicos desses filmes chineses cansa bastante.

    Vale a pena ver.

  • João

    esse eu vi já e achei realmente MUITO RUIM! rs os cohen merecem todas as caip's do mundo, zhang yimou tem filmes ótimos (além dos citados tem o fantástico lanternas vermelhas), mas tem dado umas escorredas (a maldição da flor dourada é triste). esse é ruim também os cohen não mereciam.

Wendel

Wendel Wonka largou o curso de Letras Port/Inglês na UERJ pra trabalhar como Técnico Telecom na Oi. O hobbie de DJ acabou virando profissão alternativa e às vezes ganha um trocado com isso. No meio disso tudo, faz resenhas críticas (ou não) e revisão de texto no CdB. Ah, também está tentando o vestibular de novo, só que pra ADM. Faz parte do site desde a sua formação Beta e integra a ala carioca do Buteco (e queria colocar uma foto na horizontal).