Cinema por quem entende mais de mesa de bar

FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema

Entre os dias 4 e 11 de julho, em São Paulo, acontece a primeira edição do Festival Internacional de Mulheres no Cinema, o FIM. O evento surge com a intenção de extinguir a sub-representatividade feminina no cinema e incentivar a abertura de um espaço maior para as mulheres de diversos lugares do mundo, através de debates e exibições de títulos que colocam em pauta temas como casamento, aborto, romance e a autoridade sobre o próprio corpo.

Na primeira edição do festival, a homenageada é a atriz Zezé Motta e apresenta sessão especial de Xica da Silva, (dia 5, às 20h, no Espaço Itaú Augusta), além de debate com a atriz.

O festival conta com mostras competitivas nacional e internacional, com títulos concebidos em diversos países. Os vencedores dos prêmios de R$ 15 mil para as competitivas são escolhidos pelo público, que vota no fim de cada sessão.

- Advertisement -

O festival conta também com a Mostra Lute Como Uma Mulher, que traz ao público diferentes expressões de resistência política, social e afetiva, e a Mostra Fogo que Não se Apaga, que apresenta o trabalho de cineastas que se dedicam de corpo e alma ao cinema.

A curadoria do festival é formada por

  • Beth Sá Freire – diretora- adjunta desde 2001 do Festival Internacional de Curtas- Metragens de São Paulo e colaboradora oficial do Festival de Curtas de Oberhausen, na Alemanha, além de jurada de importantes festivais internacionais e nacionais;
  • Juliana Vicente – diretora, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes e Plataforma TV Preta. Em 2011, foi premiada no New York Film Festival com o média Leva, que teve estreia no Festival de Havana;
  • Andrea Cals – é diretora e curadora da mostra feminista Século XXI: Mulheres, Ação!, e é curadora do selo brasileiro da Esfera Filmes. Foi coordenadora e curadora da mostra Première Brasil do Festival do Rio e produtora do Festival de Cinema Brasileiro em Israel. Foi curadora, apresentadora e produtora do Canal Curta!.

As sessões do FIM acontecem no Cinesesc (Rua Augusta, 2075 – Tel. 11 3087-0500 – sescsp.org.br) e Espaço Itaú de Cinema Augusta (Rua Augusta, 1475 – Tel. 11 3288-6780 – itaucinemas.com.br).

Para mais informações, acesse o site do festival: fimcine.com.br

Comentários