Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Indie 2012!

O Indie Festival 2012 está prestes a começar!

Entra e sai ano, o Indie Festival se consolida não só como festival de cinema independente, mas como movimento cultural, já que transforma a rotina dos cinéfilos de Belo Horizonte que se deslocam para as enormes filas nos espaços de exibição nas quase duas semanas de evento. A programação já está disponível no site do festival.

- Advertisement -

Chama a atenção na programação deste ano a ausência da mostra Musica do Underground, conhecida pelos documentários musicais, responsável por preencher a demanda por filmes deste estilo. Por outro lado as retrospectivas prometem, sendo as mostras mais interessantes nas últimas edições do Indie, nos apresentando a inéditos realizadores e nos familiarizando com suas estéticas e abordagens. Quatro diretores já contemplados com retrospectivas em outras edições do festival voltam com suas novas produções: o premiado Apichatpong Weerasethakul com Hotel Mekong; a sempre delicada e humana Naomi Kawase com mais um documentário autobiográfico em Vestígios; o forte, direto e sujo Brillante Mendoza com Em Nome de Deus; e o poético Philippe Grandrieux com É Possível que a Beleza Tenha Fortalecido nossa Determinação – Masao Adachi. Destaque também para 3.11 – Sentir-se em Casa, outro projeto de Kawase desta vez em parceria com diversos realizadores que dirigem filmes sobre o tema casa ou lar.

Frame de Vestígio novo documentário pessoal de Naomi Kawase

Outro detalhe na programação deste ano é o sistema de exibição dos filmes. Os da Mostra Mundial estarão apenas no Teatro Oi Futuro, uma pena para quem está acostumado com os cinemas mais centrais, e são exibidos apenas uma vez. Uma pena. No Cine Umberto Mauro estarão as mostras retrospectivas e parte da Indie Brasil.

Acompanharemos o máximo da programação do Indie festival 2012, e como tem acontecido desde o começo do Cinema de Buteco nossas impressões, surpresas e decepções estarão aqui, a partir do dia 7.

Bom festival para todos!!

Lembrando, que se você quiser ver a nossa cobertura dos Festivais dos anos anteriores é só escolher aqui embaixo:

Indie Festival 2010

Indie Festival 2011

Comentários