Conheça o júri do 68º Festival de Cannes | Cinema de Buteco
Cannes Destaques Notícias Premiações e Festivais

Conheça o júri do 68º Festival de Cannes

juri Conheça o júri do 68º Festival de Cannes

Pela primeira vez na história, o júri que vai escolher o vencedor da Palma de Ouro não será presidido por uma pessoa, mas duas: os irmãos Ethan e Joel Coen. A escolha é uma homenagem a outro par de irmãos, os Lumière, tendo em vista a celebração dos 120 anos da invenção do cinematógrafo.

A dupla tem uma longa história com o Festival, com oito indicações (embora Ethan não tenha sido creditado em todos os filmes), um grande prêmio do júri (Inside Llewyn Davis) e uma Palma de Ouro (Barton Fink). Eles também são recordistas na categoria direção, com três prêmios (Barton Fink, Fargo e O Homem que Não Estava Lá).

E eles estarão muito bem acompanhados pelos outros sete membros do júri: o ator Jake Gyllenhaal que recentemente estrelou dois filmes do diretor Denis Villeneuve (que estreia em Cannes neste ano), Os Suspeitos e O Homem Duplicado; o cineasta canadense Xavier Dolan que com apenas 26 anos já teve quatro indicações no Festival, tendo a honra de dividir o prêmio do júri com Godard no ano passado por Mommy; o cineasta mexicano Guillermo del Toro, que já apresentou seus filmes Cronos e O Labirinto do Fauno no Festival; a atriz inglesa Sienna Miller, que atuou em Foxcatcher (premiado na última edição) e Sniper Americano no ano passado; a francesa Sophie Marceau, atriz de Coração Valente e diretora de La disparue de Deauville; a atriz espanhola e musa de Almodovar, Rossy de Palma, de Abraços Partidos; e a compositora malinesa Rokia Traoré.

juri Conheça o júri do 68º Festival de CannesAlém do júri principal, a seleção Um Certo Olhar, importante por trazer cineastas estreantes e experimentais para o circuito, terá a atriz italiana Isabella Rosselini (de Veludo Azul) como presidente. Isabella é filha do cineasta Roberto Rosselini (premiado por Roma, Cidade Aberta) e da aclamada atriz Ingrid Bergman, homenageada e musa do pôster desta edição do Festival. Os outros membros do júri serão anunciados em breve.

O 68º Festival de Cannes ocorre de 13 a 24 de maio. Confira a lista completa dos filmes em competição aqui.

Confira também a cobertura completa do 67º Festival de Cannes.

Larissa Padron

Larissa Padron é jornalista pela UFMG e apaixonada por cinema desde pequenininha (o que ela ainda é). Nas horas vagas dança sem música na cozinha, treina o discurso para o Oscar com o shampoo e coloca uns vídeo no Youtube.