Oscar se posiciona sobre confusão com envelope de melhor filme

 

Um dia após a confusão que cerca de 33 milhões de pessoas presenciaram globalmente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas publicou um comunicado sobre o assunto. Nele, a entidade faz um pedido de desculpas às equipes de La La Land, Moonlight, Warren Beatty, Faye Dunaway e os fãs da sétima arte que acompanharam a premiação no último domingo, 26 de fevereiro.

O que aconteceu, afinal? Antes da Academia publicar o texto que vocês podem ler abaixo, a PricewaterhouseCooper (PwC), empresa responsável pelo processo de tabulação e entrega dos resultados da premiação, assumiu a culpa pelo ocorrido e explicou que sua parceira, Brian Cullinan, entregou o envelope errado a Beatty e Dunaway. Tratava-se do envelope reserva da categoria de melhor atriz, ao invés do de melhor filme. Infelizmente, os responsáveis não foram rápidos o suficiente para corrigir o erro e aconteceu o que todo mundo viu.

Ou seja, nada de Beatty é velho demais para conseguir ler, nada de somente um envelope para cada categoria, nada de arrancar o envelope da mão do apresentador para anunciar o verdadeiro ganhador da estatueta principal da noite. A organização responsável pelos resultados falhou no último prêmio da noite e ela mesma se responsabilizou por tal. Ponto.

E, convenhamos, a culpa foi da PwC mesmo e fico feliz que ela tenha consciência disso. Nenhum apresentador é obrigado a saber que tem algo errado com o envelope e recusar-se a ler o resultado. Para quem quiser ler ou reler o texto fodástico do nosso querido Tullio Dias sobre a controvérsia, CLIQUE AQUI.

Confira o comunicado da Academia:

“Nós nos arrependemos profundamente dos erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme na noite da cerimônia do Oscar. Nós pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de La La Land e Moonlight cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que eles demonstraram diante das circunstâncias. A todos envolvidos – incluindo os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, cineastas e fãs que assistiram mundialmente -, pedimos desculpas.

Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC o processo de tabulação, incluindo a entrega correta dos resultados. A PwC assumiu toda a responsabilidade pelos protocolos estabelecidos durante a cerimônia. Nós passamos a última noite e hoje investigando as circunstâncias e vamos determinar quais ações são apropriadas para seguirmos em frente. Estamos totalmente comprometidos em manter a integridade do Oscar e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”.

 

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.