Previsão do Oscar 2016 – parte II, por Dani Pacheco

O Oscar acontece na semana que vem e resolvi dar os meus palpites nas categorias principais do evento. Tudo isso com base nos destaques da temporada de premiações, como listas de associações de críticos, Globo de Ouro, BAFTA, e SAG. Além disso, vou dar as minhas opiniões pessoais. Confira!

 

spotlight oscar 2016

 
MELHOR FILME

Quem vai ganhar: não tenho um palpite definitivo, podemos ver A Grande Aposta, Spotlight e O Regresso levando o Oscar.

Quem deveria ganhar: Não tenho problemas com nenhum dos três acima vencendo a estatueta, mas Mad Max é, a meu ver, o melhor filme de 2015.

 

MELHOR DIRETOR

Quem vai ganhar: Alejandro González Iñárritu, por O Regresso. Venceu o Globo de Ouro, BAFTA e DGA, quase que impossível vê-lo perder.

Quem deveria ganhar: George Miller, por Mad Max. Ele fez um filme eletrizante, com personagens bem construídos e cativantes e uma direção de tirar o fôlego.

 

brie larson oscar 2016

 

MELHOR ATRIZ

Quem vai ganhar: Brie Larson, por O Quarto de Jack. Venceu tudo até agora, ponto.

Quem deveria ganhar: Larson ou Charlotte Rampling. Por mais que tenha amado a atuação da jovem de 26 anos, a britânica também emociona bastante com seu trabalho em 45 Anos.

 

MELHOR ATOR

Quem vai ganhar: Leonardo DiCaprio, por O Regresso. Venceu tudo até agora.

Quem deveria ganhar: DiCaprio. Nada de “é a hora dele”; sua performance é a melhor dos cinco indicados de longe a meu ver. Um belíssimo trabalho físico e psicológico do ator.

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Quem vai ganhar: Alicia Vikander, por A Garota Dinamarquesa. Sua disputa com Kate Winslet está emocionante, mas a sueca teve um ano de destaque e um outro papel que provavelmente lhe ajudou a ganhar votos da Academia: Ex Machina. E ela venceu o SAG, premiação que raramente erra o vencedor do Oscar.

Quem deveria ganhar: Kate Winslet, por Steve Jobs. Achei o filme fraco, mas a atriz é o grande nome do elenco e quem rouba a cena na terceira adaptação sobre o co-fundador da Apple. O título do longa deveria ter sido Joanna Hoffman de tão boa que Winslet está.

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Quem vai ganhar: Sylvester Stallone, por Creed. Ele não foi indicado ao SAG ou BAFTA, mas venceu o Globo de Ouro, o Critics’ Choice, é um veterano extremamente respeitado e foi indicado por um filme aclamado e sucesso de bilheteria.

Quem deveria ganhar: qualquer um. Gostei de todos os indicados, então, qualquer um que vencer seria merecido na minha opinião.

 

Pictured (L-R): Sadness, Fear, Anger, Disgust, Joy. ?2015 Disney?Pixar. All Rights Reserved.

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Quem vai ganhar: Spotlight. Venceu os principais prêmios do ano, incluindo o WGA, do sindicato dos roteiristas.

Quem deveria ganhar: Divertida Mente. Não gosto de animações e amei esse filme. OK, não só isso, mas a profundidade e mensagem da história superam todos os outros indicados. Para crianças? Sim. Para adultos? Sem dúvida!

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Quem vai ganhar: A Grande Aposta. Mesmo motivo acima.

Quem deveria ganhar: A Grande Aposta ou Carol. O filme de Adam McKay é uma adaptação que pode ser complexa para muitas pessoas entenderem, mas jamais falha em fazer sua crítica ao sistema capitalista e apresentar personagens carismáticos. Por outro lado, o romance de Todd Haynes é também uma versão fiel e extremamente delicada de uma história de amor.

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.