Sundance: Birth Of A Nation é um dos primeiros favoritos ao Oscar 2017

Sundance Birth Of A Nation é um dos primeiros favoritos ao Oscar 2017

Eu sei! Estamos apenas em fevereiro de 2016 e nem terminou a temporada de premiações. Mas temos um filme que já ganhou bastante Oscar buzz para 2017 lá no Festival de Sundance, encerrado recentemente: The Birth Of A Nation.

Dirigido pelo estreante Nate Parker, o drama recebeu dois prêmios importantíssimos, que são o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio da Audiência. Produções que receberam reconhecimentos similares incluem Whiplash, Indomável Sonhadora, Inverno da Alma e Rio Congelado; todas indicadas ao Oscar.

O tema do roteiro é a revolta liderada por Nat Turner em 1831, a qual resultou na sua morte e de diversos outros escravos nos Estados Unidos. Ainda é cedo, mas as críticas são bastantes positivas: 7,6/10 no Rotten Tomatoes e 77/100 no Metacritic.

Parker interpreta o protagonista, além de Armie Hammer, Penelope Ann Miller e Gabrielle Union no elenco. Uma coincidência é o fato de Birth Of A Nation ter não só o tema de escravidão, mas também a distribuidora americana em comum com 12 Anos de Escravidão: a Fox Searchlight. Ela adquiriu o longa por 17,5 milhões de dólares, a maior aquisição da história do festival.

Além disso, não podemos esquecer a pressão que a Academia vem sofrendo em função da exclusão de indicados negros na edição de 2016. Será que veremos os membros da entidade tentando “compensar” isso em 2017? O vencedor de Sundance pode ser uma maneira de começarem a mudar o cenário.

 

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.