Biografia: Hayao Miyazaki

O CINEMA DE BUTECO APRESENTA A BIOGRAFIA DE HAYAO MIYAZAKI, UM DOS MESTRES DOS FILMES DE ANIMAÇÃO:

WALT DISNEY ESTÁ PARA OS EUA ASSIM COMO HAYAO MIYAZAKI ESTÁ PARA O JAPÃO. Simplificando: Hayao Miyazaki é o “Walt Disney do Japão” porque ele é o rei das animações japonesas. Esse título não é pouca coisa, já que o país é um dos mais tradicionais da história da animação. Miyazaki é amado em todo o mundo por quem ama desenho e por quem ama cinema.

Hayao Miyazaki nasceu em Tóquio em 1941, mas somente enquanto estudava Ciências Ecônomicas é que tomou gosto por animações. Trabalhou em vários estúdios, dentre eles a Toei Doga (maior estúdio de animes do mundo). Por essa razão, teve a oportunidade de viajar a muitos países e conhecer novas culturas e ambientações, as quais serviriam de inspiração para vários trabalhos de TV como Heidi, Marco, Conan – O Rapaz do Futuro, Lupin III e Pippi Meialonga, filme que nunca chegou a ser feito porque Astrid Lindgren não liberou os direitos dos livros. Co-criador do Studio Ghibli, ele é um dos cineastas de animação mais bem-sucedidos do mundo.

A obra de Miyazaki é a cara do Japão: sentimental, brutal, visceral, doce, metafísica, patriota, ambientalista, humanista. Até quando ele adapta histórias da literatura mundial, sentimos que se passa em algum lugar no país do Sol nascente. Reflete experiências pessoais e vivências do diretor – como o marxismo (política em que ele hoje não mais crê), o amor por aviões devido à empresa do pai (que produzia peças de avião) e porcos (sim, porcos!) – ou coisas do cotidiano como crianças, escolas, praças, jardins, o céu, animais etc. Apesar de não querer fazer intencionalmente “filmes de mensagens”, seus longas são otimistas e querem transmitir esperança à juventude.

Filmes que o influenciaram: Hakujaden (1958), Snezhnaya Koroleva (1957), La Bergère et Le Ramoneur (1952), Skazka Skazok (1979), Crac! (1981), a série de curtas da Disney Silly Symphonies e as animações dos Irmãos Fleischer (criadores de Betty Boop e O Marinheiro Popeye).

Filmografia:
O Castelo de Cagliostro (1979)
Nausicaa – A Princesa do Vale dos Ventos (1984)
O Castelo no Céu (1986)
Meu Amigo Totoro (1988)
O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
Porco Rosso – O Último Heroi Romântico (1992)
Princesa Mononoke (1997)
A Viagem de Chihiro (2001)
O Castelo Animado (2004)
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008)


Fernanda Minucci