10 filmes com Arnold Schwarzenegger

EM 2013 FIZEMOS UMA LISTA EM HOMENAGEM AO ASTRO BELGA JEAN CLAUDE VAN DAMME. Muitos leitores pediam por e-mail uma lista dedicada para outros monstros do cinema de ação, e decidimos atender os pedidos com uma lista de recomendações de filmes com Arnold Schwarzenegger, nosso eterno Mister Universo.

Apreciem sem moderação!

Poster Maggie10- Maggie: A Transformação

“Nunca imaginei que Arnold Schwarzenegger algum dia estrelaria um drama zumbi. Quando Maggie: A Transformação foi anunciado há alguns anos, fiquei com uma curiosidade enorme para saber como seria abordar uma história de zumbi sob a perspectiva dramática, sem todo o caos de gente correndo com as tripas ficando pelo chão e cérebros sendo devorados. Minhas expectativas foram preenchidas e considero o filme um dos melhores dramas do ano, mas ele desagradou muitos que esperavam justamente por algo que já é tão debatido e trabalhado em milhares de outras produções.

Maggie não é um filme de zumbi convencional e isso não funciona para quem simplesmente gosta desse tipo de história, já que existe uma necessidade extrema de ver zumbis correndo atrás de pessoas normais. É como um longa-metragem da Marvel que não inclua uma luta entre o herói e o vilão. Quem tem maturidade para superar isso, aceita Maggie pelas suas dolorosas qualidades.”

9- O Último Grande Herói

Dirigido e produzido pelo mestre do cinema de ação na década de 1980 John McTiernan (ele também comandou o clássico Duro de Matar e O Predador, que também está presente na lista), O Último Grande Herói é uma sátira do gênero e da maioria dos clichês que são tão comuns em exemplares desse tipo de filmes. Ele faz isso usando o recurso da metalinguagem apresentando uma narrativa dentro de um outro filme. Meio louco, mas bastante divertido.

Schwarza vive um policial protagonista de uma franquia de filmes de ação que recebe a inesperada visita de um moleque que é transportado para dentro da tela de cinema. Juntos eles precisam encarar um monte de desafios e o público se diverte com as paródias apresentadas ao longo da trama. Clássico!

8- Comando Para Matar

Em Comando Para Matar, o nosso herói Arnold Schwarzenegger abre a porteira da tosqueira sem o menor peso na consciência. Lançado em 1985, esse é um dos clássicos obrigatórios da sua filmografia (vou dizer que a série Conan também é, mas por algum motivo do além, ela ficou de fora do nosso ranking) e representa um dos momentos com a testosterona mais elevada. Ou seja, tenha certeza de que irá se divertir bastante com cenas surreais de ação e momentos embaraçosos com tudo que os anos 1980 fizeram pela cultura pop.

Como é que leva a sério o vilão que mais parece uma versão bombada do Freddie Mercury e o seu bigode classudo?


7- O Predador

Como disse, John McTiernan é um dos principais nomes da história do cinema de ação. Em mais uma parceria com Schwarza, o diretor foi o grande responsável por levar para o cinema o alienígena Predador. Tenho impressões conflitantes à respeito da produção, mas atualmente vejo com bons olhos o longa-metragem. Dentro do que é tosco e mal-feito, O Predador é garantia de diversão para amantes do gênero, além de permitir um flerte com o sci-fi.

A trama apresenta um bando de militares viajando para o meio da selva para confrontar uma estranha criatura que vem causando verdadeiros estragos na região. Nosso gigante favorito se vê no lugar da presa pela primeira vez na vida e precisa encontrar maneiras de escapar com vida e mostrar para o bicho feio quem é que manda.

6- Os Mercenários 2

O grupo liderado por Stallone sofre uma emboscada durante uma missão e um de seus integrantes é assassinado friamente pelo vilão sarcástico Van Damme (chamado de “Vilain”), que depois de enfiar uma faca no peito do caçula dos Mercenários (detalhe que ele usa o pé, justamente como nos velhos tempos em que ele estava no auge da forma física) se despede com um sorriso infantil e um irritante “tchauzinho”. O grupo não fica nada feliz com o nanico belga fã da Gretchen e jura vingança, com direito a uma bela luta final entre Stallone e Van Damme.

Com cenas de ação que funcionam melhor que no primeiro filme, o roteiro bobinho acaba sendo compensado justamente pela química entre os atores, que parecem crianças brincando num parque pela primeira vez. Mesmo quando Schwarzenegger, o mais enferrujado do grupo, exagera nos seus bordões ou age como se fosse um boneco de cera, Os Mercenários 2 é garantia de diversão. Daquelas que você faz sem o menor medo de ser julgado. Ou que te deixam corajoso para fazer coisas arriscadas.

5- O Exterminador do Futuro

O filme conta a história de um andróide enviado do futuro para eliminar Sarah Connor (Linda Hamilton) e evitar o nascimento do líder da resistência humana contra as máquinas. Para salvar Connor, Kyle Reese (Michael Biehn) também é enviado do futuro e precisa se esforçar para não acabar sendo mais uma vítima da matança desenfreada do exterminador.

Exterminador do Futuro é o cartão de visitas de James Cameron para Hollywood e os grandes sucessos. O cuidado com os efeitos especiais e a necessidade de grandiosidade já se mostravam presentes, assim como a capacidade de introduzir pequenas doses de humor e ironia, como o clássico “I`ll be back” (uma das 16 falas de Schwarzenegger no filme inteiro). Pode até não ser melhor que a continuação, mas esse é um daquelas produções indispensáveis na lista de qualquer cinéfilo que goste de sci-fi.

4- Rota de Fuga

Breslin (Stallone) é um cara que ganha a vida tentando encontrar falhas em prisões de segurança máxima. Ele é contratado para entrar numa prisão militar ultra secreta chamada O Túmulo e logo descobre que foi enganado. Sem poder contar com ajuda exterior para sair da prisão, Breslin precisará do apoio do gigante alemão Rottmayer (Schwarzenegger) para conseguir escapar e se vingar dos responsáveis pela sua quase extinção.

Para a geração atual, que certamente cresceu acompanhando os planos mirabolantes de Michael Scofield para escapar da penitenciária de Fox River, em Prison Break, o longa-metragem do cineasta Mikael Håfström pode agradar em cheio. Além de ser interpretado por Sylvester Stallone, Breslin é uma versão mais velha e badass de Michael. Os dois personagens possuem muito em comum em relação às estratégias para fugir e pela opção de entrar nas prisões por vontade própria. Mas para quem está em busca de uma obra praticamente perfeita sobre o tema fuga de prisões, ainda está para nascer o filme capaz de superar Fuga de Alcatraz, de Don Siegel.


3- Um Tira no Jardim de Infância

Como falar dos melhores filmes de Arnold Schwarzenegger e não mencionar nenhuma das várias comédias que o ator estrelou ao longo de sua carreira?

Um Tira no Jardim de Infância é outro exemplar de qualidade técnica duvidosa, mas que supera as suas limitações justamente por saber reconhecer seus próprios problemas. Não há pretensão de ir além. A produção abraça sua falta de noção e estilo cafona para contar uma deliciosa história de um policial durão que se derrete depois de trabalhar disfarçado como um professor do primário.

filmes com Arnold Schwarzenegger2- O Vingador do Futuro

Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) está tendo mais um de seus constantes pesadelos e quando acorda, é consolado pela esposa, Lori (Sharon Stone), mas nada funciona. Nem aquela transa matinal tão querida entre os homens. O grandalhão cismou que quer ser mais do que um mero escavador e decide comprar falsas lembranças para viver sua experiência em Marte, mas ele descobre que é um agente secreto super badass e precisa lidar com um pepino de outro mundo.

Baseado numa obra de Phillip K. Dick, o filme de Verhoeven é daqueles que pode não deixar uma boa primeira impressão em alguns cinéfilos, mas que cedo ou tarde acaba caindo nas graças dos fãs de boas ficções-científicas. Como se não bastasse ter uma história inteligente e cativante, o longa ainda pode se dar ao luxo de mostrar o encontro de Schwarzenegger com a musa do cinema no começo da década de 90, sem falar na genial (e subversiva) mente do holandês Paul Verhoeven. Indispensável.

1- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Meio óbvio, né? Arnold Schwarzenegger teve vários momentos especiais ao longo de sua carreira, mas nada chegou nem perto da qualidade de O Exterminador do Futuro 2, de James Cameron. Difícil até ter o que discutir nessa escolha!

A trama é muito superior ao que assistimos no filme anterior. Desta vez, aproveitando a fama do ator em Hollywood, Cameron fez o exterminador mudar de lado e se tornar um herói para salvar a vida de John Connor. A dupla resgata Sarah Connor e iniciam uma jornada para impedir o fim do mundo, enquanto são perseguidos por uma versão ainda mais letal do exterminador.

Justamente por não pedir demais do talento de Schwarza como ator, O Exterminador do Futuro 2 também pode ser considerado como uma de suas melhores atuações.
https://www.youtube.com/watch?v=CzB5hFINC_k

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.