15 filmes de terror e suspense com crianças terrivelmente assustadoras

Crianças são em sua maior parte bem fofas, mas algumas conseguem nos aterrorizar por muitos e muitos anos. Há algo nesse contraste entre a inocência e perigo, ingenuidade e a capacidade de realizar atos inomináveis, que nos deixa amedrontado e ao mesmo tempo com uma vontade incontrolável de assistir os filmes em que elas são protagonistas.

Vai dizer que você não se lembra de frases como “Come play with us, Danny” ou “I see dead people”? Esta lista resgata 15 filmes com as crianças, que de alguma maneira, deixaram sua marca na história do cinema (e também da literatura), nos arrepiando com personagens incríveis. Confira!

The Omen - A Profecia

A Profecia (The Omen, 1976)

Criança: Damien Thorn

O Filme: A Profecia é um clássico de terror por muitas razões. Além de cenas memoráveis, o filme conta com uma criança inocente e ao mesmo tempo demoníaca. Sua presença inspira horrores indizíveis!  Os animais fogem dele com medo, sua babá se mata em seu aniversário e seus pais sofrem muito. E tudo isso não é à toa.

Damien é um bebê trocado na maternidade por um diplomata americano que não queria chocar sua esposa ao perder o filho ao nascer. O problema é que Damien é um recém-nascido de origem desconhecida. Mais tarde, descobrimos que o pequeno é filho de Satã, destinado a ser o Anticristo!

Samara Morgan - O Chamado

O Chamado (The Ring, 2001)

Criança: Samara Morgan e Aidan Keller

O Filme: A refilmagem do longa-metragem japonês se tornou um sucesso instantâneo nos Estados Unidos e restante do mundo. Pelo visto, o mundo amou se assustar com Samara Morgan, uma garota misteriosa de cabelos longos cobrindo seu rosto. Quem olha a foto acima, não consegue acreditar que essa garotinha é capaz de matar todos que assistem seu vídeo dentro de sete dias.

Além de Samara, outra criança que chama atenção com seu olhar de pavor, é o filho da jornalista Rachel Keller (Naomi Watts), Aidan Keller. A criança assistiu a fita na companhia da mãe, e desde então, ficou apavorado sabendo que morreria em sete dias.

Ragen MacNeil - O Exorcista

 O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Criança: Regan MacNeil

O Filme: Assim como A Profecia, O Exorcista entrou para a lista de grandes clássicos do terror. Cercado por histórias macabras nos bastidores, o filme conta a história de Regan MacNeil, uma garota doce que acaba assumindo um comportamento violento ao ser possuído pelo demônio Pazuzu.

Com inúmeros palavrões, o poder de movimentar objetos com a mente e se masturbar com um crucifixo, Regan MacNeil fez com que muitas pessoas passassem mal durante as sessões do filme em 1973. Se você é fã da franquia, recomendamos a leitura do livro Exorcismo, de Thomas B. Allen. Clique aqui e confira nossa resenha.

Toshio Saeki O Grito

O Grito (The Grudge, 2002)

Criança: Toshio Saeki

O Filme: Ao visitar o Japão para um intercâmbio cultural, a americana Karen Davis se instala em uma casa antiga para cuidar da senhora Emma Williams, que sofre de uma letargia grave associada a leve demência e se depara com uma maldição que é formada quando uma pessoa morre tomada por muita fúria.

Tanto na versão japonesa quanto na norte-americana, a maldição começou após Kakayo e seu filho, Toshio terem sido assassinados pelo seu marido, que logo em seguida comete suicídio. Desde então, a casa em que a família morreu passou a ser assombrada, aterrorizando seus atuais moradores.

Rhoda Penmark The Bad Seed

A Tara Maldita (The Bad Seed, 1956)

Criança: Rhoda Penmark

O Filme: Uma criança assassina é produto do meio-ambiente que vive, ou existe mesmo a tal semente do mal? No filme ‘A Tara Maldita’, Rhoda Penmark, uma garota 8 anos é uma criança doce, educada, alegre e um tanto exemplar. Até que um dia, durante um piquenique realizado pela escola, seu colega de classe morre afogado e o evento é cancelado.

Ao chegar em casa, Rhoda parece não ter se importado tanto com a morte do colega e vai em busca de seu lanche, agindo com frieza. Neste momento, sua mãe começa a perceber que a filha não é tão doce, e sim, manipuladora, fria e cruel. O filme recebeu diversas indicações e conta com a interpretação incrível de Patty McComack, que vai de meiga à psicopata em um piscar de olhos. Se você se interessou pelo filme, também pode gostar do livro! ‘The Bad Seed’ chegou ao Brasil pela Darksidebooks com o título Menina Má. Para saber mais sobre a obra escrita por William March, clique aqui.

Isaac Chroner - Colheita Maldita

Colheita Maldita – (Children Of The Corn, 1984)

Criança: Isaac Chroner

O Filme: Baseado no conto ‘As Crianças do Milharal’, de 28 páginas escrito por Stephen King, Colheita Maldita narra a história de um casal que para em um uma cidade deserta há 10 anos e descobrem que as crianças da cidade se revoltaram e mataram todos os adultos, como forma de devoção a uma criatura chamada de “aquele que anda por trás do milharal”.

Entre as crianças, temos Isaac Chroner , que é uma espécie de pregador. O garoto comanda o culto que utiliza sangue humano para adubar a terra e agradar a criatura. Mesmo não sendo um dos melhores filmes de terror, Isaac Chroner merece estar em nossa lista pela criança perversa que ele foi.

O Iluminado (The Shining, 1980)

Criança: Gêmeas Grady e Danny Lloyd

O Filme: Dirigido por Stanley Kubrick, a adaptação da obra de Stephen King é um marco na história do cinema e nos traz o melhor de Jack Nicholson. No filme, seu filho, Danny Lloyd consegue ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que foram causados pelo isolamento excessivo no hotel na região do Colorado.

Uma das cenas mais marcantes do filme é quando Danny atravessa o corredor em seu velocípede e se depara com as irmãs Grady, que o convida para brincar. O resto você já sabe… Quer conferir nossa crítica completa do filme? Então, clique aqui e veja agora mesmo!

Karen Hardman - A Noite dos Mortos Vivos

A Noite dos Mortos Vivos (Night Of The Living Dead, 1968)

Criança: Karen Hardman

O Filme: Um grupo de pessoas é surpreendido por uma série de mortos se reanimando em diversas partes da cidade. Durante o processe de fuga, Karen, filha pequena do casal Harry e Helen é mordida no braço e acaba adormecendo. Ao encontrarem um abrigo com outros humanos desesperados pela situação, a pequena Karen desperta em sua nova condição. Daí em diante, o desespero dos outros abrigados só aumenta ao verem que não há para onde fugir.

David Zellaby e as crianas da aldeia

A Aldeia dos Amaldiçoados (Village Of The Damned, 1960)

Criança: David Zellaby e as crianças da aldeia

O Filme: A Aldeia dos Amaldiçoados se passa em  Midwich, no interior da Inglaterra, uma região que parou no temo por algumas horas com todos os seus habitantes (animais e pessoas) desmaiados. Ao acordarem, as mulheres da aldeia surgem misteriosamente grávidas, dando luz a crianças muito parecidas entre si: brancas, loiras e de olhar penetrante. Entre elas, David, que se tornou uma espécie de líder do grupo.

Com o objetivo de se infiltrarem na sociedade, as crianças utilizam seus poderes para manipular as pessoas, causando muitas mortes no vilarejo até então pacato. Nesse terror misturado com ficção científica, as crianças são bizarras, malignas e bem diferentes do que você está acostumado a ver nos filmes.

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989)

Criança: Gage Creed

O Filme: Depois de ter ido atrás de sua pipa em uma rodovia movimentada, seu tênis voa longe e o garotinho Gage Creed morre de forma violenta. Em uma tentativa desesperada, seu pai Louis Creed enterra o garoto em um cemitério indígena para que ele voltasse a vida.

O grande problema é que a criança volta sem alma e totalmente diferente. A risada de Gage Creed convidando o pai para brincar vai te arrepiar!

 O Anjo Malvado (The Good Son, 1993)

Criança: Henry Evans

O Filme: Depois de todo mundo se apaixonar por Macauley Culkin em Esqueceram de mim, chegou a vez do queridinho da América despertar a ira e medo no público por meio do suspense O Anjo Malvado. No filme, Culkin interpreta uma criança psicopata que pratica uma série de crueldades e tenta assassinar a própria irmã. E quem descobre isso tudo, é seu primo, interpretado por Elijah Wood, que tenta convencer os adultos de que Henry Evans tem uma índole má e homicida.

Esther Coleman A Orfa

A Orfã (Orphan, 2009)

Criança: Esther Coleman

O Filme:Após a morte do terceiro filho, Kate e John decidem adotar uma criança em um orfanato para meninas. Eles decidem adotar Esther, uma criança russa de apenas 9 anos, que se destaca pela sua inteligência.

Poucos dias depois de ser adotada, Esther começa a manipular todos da família, resgatando o alcoolismo da mãe e a traição do pai. Entre as crueldades, Esther empurra uma criança de cima do escorregador, tenta matar o irmão queimado, mata uma freira a marteladas e ainda tenta seduzir o próprio pai. Mesmo não sendo uma “criança comum”, Esther merecia estar na nossa lista por enganar a todos perfeitamente!

Cole Sear O Sexto Sentido

O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)

Criança: Cole Sear

O Filme: Imagina que loucura uma criança chegar falando para você que enxerga gente morta o tempo inteiro? É nessa pegada que Cole Sear entra na nossa lista de crianças aterrorizantes! Ao começar a frequentar o psiquiatra, Cole descobre que tem problemas de socialização e protagonismo, além de alucinações.

Neste drama psicológico, Shyamalan nos apresenta uma criança aterrorizada, que nos consegue aterrorizar ainda mais com suas visões! Aproveite e confira nosso especial de 15 anos de O Sexto Sentido clicando aqui.

Conjuring 2 Janet Hodgson

Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist, 2016)

Criança: Janet Hodgson

O Filme: Muitos achavam que Invocação do Mal 2 não seria uma boa continuação e acabou surpreendendo a todos. Baseado em fatos reais, a trama nos apresenta Janet Hodgson, uma garota de 11 anos que resolve brincar com um tabuleiro Ouija e a partir daí uma série de atividades sobrenaturais são iniciadas.

Móveis se moviam pela casa, barulhos horríveis assustavam os moradores, e, Janet era o principal alvo das manifestações, fazendo com a criança falasse como um idoso, ganhasse uma força absurda e até chegar a levitar. Arrepiante!

Anne e Nicholas Os Outros

Os Outros (The Others, 2001)

Criança: Anne e Nicholas

O Filme: As crianças Anne e Nicholas vivem com sua mãe Grace Stewart e seus empregados em uma pequena mansão na ilha de Jersey e nunca saem de casa. Tudo isso porque elas sofrem de uma doença rara, caracterizada por fotossensibilidade, dessa forma as crianças nunca são expostas à luz solar.

Com comportamentos estranhos, Anne começa a desenhar pessoas que ela diz ter visto em sua casa e barulhos começam a tomar conta da casa. Sempre misteriosas, as crianças que vivem na escuridão confundem até a própria mãe, que faz de tudo para protege-los da doença e do mal que pode estar assolando a casa.

Buteco Literário Indica:

livros criancas aterrorizantes darkside

Se você não achou a nossa lista de filmes o suficiente, aproveitamos o Buteco Literário para  para indicar 4 livros com crianças aterrorizantes, sendo 2 delas citadas em nossa lista: Rhoda Penmark, de A Tara Maldita e Karen Hardman, de A Noite dos Mortos Vivos. Confira:

O Menino Que Desenhava Monstros:

13833012_339385309725889_2008754161_oJack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe.

Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais. Saiba mais sobre a obra clicando aqui.

Menina Má:

13838309_339385276392559_1387047284_oA Tara Maldita chegou este ano nas livrarias com o título Menina Má e conta a história que originou o filme.  Publicado originalmente em 1954, a obra se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro “apavorantemente bom”. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, Menina Má ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark. Se você quer saber mais sobre a obra, clique aqui. 

Exorcismo:

13728541_339385299725890_576628532_oSe a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! No livro Exorcismo, do jornalista Thomas B. Allen, é narrado em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um adolescente norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Para conferir nossa resenha, clique aqui.

A Noite dos Mortos Vivos:

13838128_339385319725888_632855771_oSe hoje os zumbis estão em alta – influenciados em grande parte pela série The Walking Dead e por games como Resident Evil e filmes como Zumbilândia, além de contracenar com Brad Pitt – é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana. Para saber mais sobre este clássico, clique aqui.

Gostou da nossa lista? Achou que faltou alguma outra criança em nossa lista? Conta pra gente nos comentários!