Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Melhores Filmes de 2015

10- Mistress America

Mistress America melhores comédias de 2015“Tracy é uma jovem de dezoito anos que acabou de se mudar para Nova Iorque para fazer faculdade de Literatura. Desencantada com a vida universitária e com a realidade da cidade que antes idealizava, ela conhece Brooke, e logo projeta nela seu sonho americano: Brooke é independente e liberada sexualmente, não para um segundo durante o dia, circula bem por todos os círculos da cidade, sabe tudo de moda, música e Cinema e… bem, muda de humor trezentas vezes no mesmo dia, sendo capaz de recebê-la com entusiasmo apenas para, cinco minutos depois, não dar a mínima atenção ao que ela tem a dizer.”

Noah Baumbach e Greta Gerwig conquistaram público e crítica com Frances Ha. Ao repetirem a parceria em Mistress America, conseguem superar o filme anterior em praticamente todos os aspectos. A comédia é envolvente, com momentos extremamente divertidos e consegue deixar os espectadores envolvidos com os carismáticos personagens e as coisas que acontecem em suas vidas. Apaixonante. (Tullio Dias)

- Advertisement -


9- Beasts of no Nation

Poster Beasts of No NationBeasts of No Nation foi o primeiro longa-metragem produzido pelo Netflix e que estreou direto no serviço de streaming. Se a indústria do cinema fosse justa, a produção de Cary Fukunaga (True Detective) estaria firme e forte na disputa pelos prêmios de melhores filmes do ano. Visceral, frio e emocionante, o filme acompanha a vida de uma criança depois que ela é transformada em um soldado e começa a lutar na guerra civil da África do Sul. (Tullio Dias)


8 – Que Horas Ela Volta?

557050.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxRegina Casé é a protagonista em um filme de extrema importância social. O roteiro não só discute o papel dos pais na vida dos filhos, mas a desigualdade social. A filha da empregada está errada em querer ser tratada de igual para igual em relação aos patrões? Ou a mãe que está errada em querer que ela se comporte e fique perto dela? Quantas pessoas vão olhar para a patroa e se enxergarem nas atitudes dela? Por discutir questões tão relevantes, Que Horas Ela Volta? recebe nossa medalha de prata. (Dani Pacheco)


7- Divertida Mente

Melhores filmes de aventura de 2015 - Divertida MenteO ano de 2015 tornou-se ainda mais marcante para os cinéfilos por representar, definitivamente, um “retorno” da Pixar. Levando-nos a uma aventura surpreendentemente complexa por dentro da consciência humana sob a ótica de Riley, Divertida Mente possui todos os atributos que consagraram o seu estúdio: grande autenticidade narrativa e temática, verossimilhança, reflexões profundas a respeito das passagens da vida – no caso, o final da infância – e, claro, uma narrativa absolutamente divertida e emocionante. (Leonardo Lopes)


6- Perdido em Marte

melhores filmes sci-fi - Perdido em MarteBaseado em livro homônimo, Perdido em Marte é uma redenção do diretor Ridley Scott que não tem acertado a mão em suas últimas produções. Ele conseguiu colocar num filme só, a tragédia que é ser deixado para trás no espaço, e a união do povo do planeta inteiro para resgatá-lo, tudo isso de uma forma leve e agradável. Um filme competente e divertido para agradar todos os públicos. (Leonardo Lopes Carnelos)


5- Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Melhores filmes de aventura de 2015 - Star Wars

Toda a expectativa foi justificada e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens) é o filme da franquia que os fãs esperaram mais de trinta anos para poder assistir. Com uma direção segura de um ex-trekker, o longa-metragem combina humor, aventura e novos e velhos rostos carismáticos apoiados em mais uma tragédia familiar para mover a eterna luta entre o bem e o mal. (Tullio Dias)


4- Ex Machina: Instinto Artificial

Poster Ex Machina Melhores sci-fi de 2015Ficção Científica de cunho filosófico, englobando a discussão de questões extremamente relevantes como os limites da tecnologia em nossa sociedade, responsabilidade jurídica sobre os atos de uma inteligência artificial e confidencialidade em tempos de internet e até mesmo a violência contra a mulher. Ex Machina é sem dúvida um filme de ficção científica de 2015 que será lembrado nas próximas décadas.


3- Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)

best-movie-poster-2014-birdmanBatman, quer dizer, Birdman, é uma comédia, apesar de ser isso de maneira, digamos, não convencional. O engraçado do filme está nas expressões dos atores, nas cenas inusitadas dos bastidores, no ator que corre de cueca no meio da rua, nos diálogos rápidos mas que têm uma frase que nos faz morrer de rir. Não rimos o tempo todo como nas comédias regulares, ou por motivos clichês ou óbvios demais, mas pela maneira original que o longa nos conta a história protagonizada por Michael Keaton. (Leonardo Lopes)


2– Whiplash

whiplash-poster-cold-open-is-firm-dont-know-artist1Nem parece que já faz quase um ano que assisti a Whiplash. Um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, em todos os sentidos: direção, roteiro, atuação, trilha, fotografia, entre outros. A experiência insana e intensa que Damien Chazelle nos faz passar durante todo o longa é algo que poucos cineastas conseguem fazer, ainda mais no primeiro longa que dirigem. A busca pela perfeição faz o protagonista sangrar, faz o professor severo se enfurecer e faz os espectadores se deliciarem com um cinema de primeira classe. Medalha de prata! (Dani Pacheco)


1- Mad Max: Estrada da Fúria

Melhores filmes de ação de 2015 - Mad MaxOs primeiros instantes da projeção, realizando a contextualização, extremamente dinâmica, rápida e explosiva, revelam o tom que George Miller viria a tomar durante as duas horas seguintes pelas quais passaríamos apreciando sua obra – o realizador parece ter rejuvenescido durante estes trinta anos que se passaram, realizando em 2015 a legítima e vibrante ópera selvagem da brutalidade, nomeada Mad Max: Estrada da Fúria. (Leonardo Lopes)