5 Filmes essenciais para conhecer o cinema alemão

Uma lista com alguns dos filmes mais significativos e cativantes do glamouroso Cinema Alemão!

1. Nosferatu (1922):

Adaptação de um clássico literário. Possui um visual expressionista que até hoje inspira diversos cineastas. Tornou-se um dos maiores clássicos do cinema mudo e sua representatividade na história do cinema é imensa. Um filme que assustou muita gente na época em que foi lançado!

2. Metropolis (1927):

Embora tenha sido lançado em 1927, o filme parecia descrever o nosso próprio cotidiano atual. Uma obra visionária, dotada de futurismo e com sugestões sobre a situação do homem de seu tempo, e também do homem do futuro. Cheio de detalhes fílmicos e com uma produção técnica muito criativa!

3. Fitzcarraldo (1982):

Herzog trata suas obras com um realismo que talvez nenhum outro diretor consiga aplicar em suas filmagens. O filme foi rodado em plena floresta amazônica e possui a atuação brilhante de um dos maiores astros do cinema alemão, Klaus Kiski. Isento de efeitos especiais, e gravado espontaneamente de forma natural.

4. Asas do Desejo (1987):

Foi com esse filme que Wenders conquistou de vez uma justíssima notoriedade. Ele esbanja seu talento nesta película histórica, cheia de referências políticas e filosóficas que se escondem por trás de uma sutil habilidade técnica do diretor.

5. Adeus, Lenin (2003):

Uma comédia cheia de sarcasmos e humor-negro. Uma maneira fascinante de abordar a complexidade política. E temos aqui um dos heróis mais divertidos do cinema, caricato e cheio de carisma e ironia.

Juliana Vannucchi