Assédio em Hollywood: lista completa de denunciados

Assédio em Hollywood: lista completa de denunciados

O escândalo lamentável de Harvey Weinstein, que era, até então, um dos produtores mais premiados e respeitados da indústria cinematográfica, desencadeou uma série de acusações de assédio em Hollywood. E não só contra ele (sim, mais pessoas denunciam o comportamento nojento dele a cada dia que passa).

CONFIRA AQUI NOSSA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE COMO SER  MULHER EM UM MUNDO DE HARVEYS WEINSTEINS

Desde o começo de outubro, vários nomes têm sido mencionados em casos de abuso e agressão sexual, estupro ou outros tipos de má conduta contra homens e, especialmente, mulheres. O CdB resolveu fazer uma lista com os profissionais que foram acusados no último mês de assédio em Hollywood, junto de uma breve descrição de cada caso e links para outros detalhes.

Até onde esta lista vai? Não sei, mas o fato dela existir e aumentar exponencialmente com o passar do tempo é assustador e extremamente triste. Afinal, Hollywood nada mais é que um reflexo da nossa sociedade. Por outro lado, fico feliz que isso tudo tenha vindo à tona e finalmente corrompa o sistema machista, desrespeitoso e abusivo que rege o mundo.

Vamos atualizar este post à medida em que novos nomes forem citados em denúncias.

Harvey Weinstein, 65 anos

Lista o lado negro de Hollywood havey weinstein

Acusado de estupro, assédio e abuso sexual e emocional por dezenas de mulheres. O New York Times publicou a primeira matéria sobre o assunto em 5 de outubro. Dois anos antes, a atriz Ashley Judd já o havia denunciado sem dizer nomes em uma matéria da Variety, mas é claro que ninguém fez nada até a repercussão monstra causada pelo NYT. Outras atrizes que denunciaram o comportamento do mogul incluem Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Rosana Arquette e as francesas Léa Seydoux, Emma de Caunes e Eva Green.

Resultado? Demitido da própria empresa, a The Weinstein Company (antiga Miramax), expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e corre o risco de ser preso.

Ben Affleck, 45 anos

Lista o lado negro de Hollywood ben affleck

O ator tentou dar uma de bonzinho ao publicar um depoimento criticando Weinstein nas suas mídias sociais, mas o feitiço se virou contra o feiticeiro. As atrizes Hilarie Burton, Rose McGowan e Annamarie Tendler caíram em cima dele, mostrando que, mesmo não sendo um monstro como o produtor da TWC, ele não fica muito pra trás em termos de desrespeito às mulheres.

Resultado? Fez um pedido de desculpas à Burton somente e desapareceu de seus canais digitais. Atualmente, promove Liga da Justiça como se nada tivesse acontecido. E nada provavelmente será feito, pois a família Affleck parece ser inatingível em Hollywood.

Kevin Spacey, 58 anos

Lista o lado negro de Hollywood kevin spacey

Anthony Rapp revelou algo bastante grave sobre Spacey em uma entrevista ao Buzzfeed em 30 de outubro: que o ator é  um abusador. No caso de Rapp, um abusador de menores de idade. Dias depois foi a vez de funcionários da série House of Cards o acusarem de assédio. O ator Jon Bernthal, com quem o ganhador do Oscar atuou em Em Ritmo de Fuga, também confirmou em 8 de novembro o mau comportamento do colega no set da produção.

No dia 16 de novembro, o teatro Old Vic, de Londres, recebeu um total de 20 acusações contra Spacey. Todas elas de comportamento inapropriado

Resultado? Demitido de House of Cards, seu filme Gore (produzido pela Netflix) foi cancelado e Ridley Scott anunciou que o substituirá por Christopher Plummer em All the Money in the World. Ah, Spacey publicou um pedido de desculpas em suas mídias sociais e usou a acusação para confirmar ao mundo que é homossexual. Ótima maneira de fazer isso, hein?

Dustin Hoffman, 80 anos

Lista o lado negro de Hollywood dustin hoffman

Em 1985, Hoffman gravou o filme Death of a Salesman; 32 anos depois, uma estagiária da produção, felizmente, teve a coragem de revelar o assédio sexual que sofreu durante as cinco semanas em que esteve no set da produção. E ela não foi a única. Confira AQUI. A produtora Wendy Riss Gatsiounis também relatou duas situações de assédio com o ator, em 1991.

Resultado? Hoffman fez um pedido de desculpas.

O site Slate publicou em 02 de novembro uma matéria relembrando um conflito que Hoffman teve com Meryl Streep durante as filmagens de Kramer vs Kramer. Segundo uma entrevista da atriz para o Time em 1979, ele pegou nos seios dela quando se conheceram e ela não gostou nem um pouco disso. Além disso, ambos tiveram sérios problemas no set do filme e ela deixou isso claro quando participou de uma brincadeira em dezembro de 2013: quando questionada sobre com quem se casaria ou mataria, escolheu Hoffman como a última opção.

Ironicamente, poucos dias após a veiculação do artigo, a Slate recebeu um comunicado da assessoria de Streep, no qual foi dito que o encontro dos atores não foi exatamente da forma que foi descrito e que ele pediu desculpas a ela depois da ofensa feita; e ela aceitou. Bom, o vídeo de quatro anos atrás diz outra coisa, mas viva a política de boa vizinhança!

Brett Ratner, 48 anos

Lista o lado negro de Hollywood brett ratner

O diretor foi acusado de assédio sexual e má conduta por várias mulheres, incluindo as atrizes Olivia Munn e Ellen Page. Esta publicou ontem em seu Facebook um longo depoimento sobre isso – ela também admite estar arrependida de ter feito um filme com Woody Allen, por motivos óbvios – e como o cineasta a humilhou no set de X-Men 3: O Confronto Final, quando ela ainda estava lidando com o fato de ser gay (Page tinha 18 anos na época). Pouco tempo depois, Anna Paquin confirmou a alegação de Page, pois também estava no elenco de X-Men e presenciou o abuso de Ratner no set.

Resultado? Ratner negou as acusações, mas perdeu o contrato milionário que tinha com a Warner Bros. O estúdio não renovou a parceria com o diretor em função dessas acusações. Gal Gadot também ameaçou se demitir de Mulher Maravilha 2 caso Ratner não seja afastado de todos os lucros do filme. Pra quem não sabe, a empresa do diretor, RatPac-Dune, financiou o primeiro longa da heroína, além de Liga da Justiça e Batman v Superman. Mesmo não estando ligado diretamente à continuação, é bastante possível que Ratner ganhe dinheiro com o sucesso da mesma.

Jeremy Piven, 52 anos

Lista o lado negro de Hollywood jeremy piven

Um das estrelas da série Entourage, Piven foi acusado por três mulheres de assédio e agressão sexual. Recentemente, uma quarta mulher, a atriz pornô Isis Taylor, declarou em vídeo que o ator se expôs pra ela em uma festa e a forçou a tocar seus genitais.

Resultado? Piven negou as acusações.

Ed Westwick, 30 anos

Lista o lado negro de Hollywood ed westwick

Um dos atores mais amados da série Gossip Girl, Westwick foi acusado por duas mulheres de estupro: as atrizes Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ambas usaram o Facebook para relatar o que aconteceu com elas em 2014. Uma terceira mulher o denunciou, desta vez após uma agressão sexual na véspera do Oscar de 2014. Trata-se de Rachel Eck, a quem Westwick ainda não se pronunciou sobre.

Resultado? Ele usou suas mídias sociais para negar as acusações. A BBC removeu da programação duas produções que Westwick estrelava: Ordeal by Innocence e White Gold. As mesmas não foram canceladas, mas não vão pro ar até que as investigações da polícia sejam finalizadas.

Louis C.K, 50 anos

Lista o lado negro de Hollywood louis ck

O premiado comediante foi acusado por cinco mulheres de má conduta sexual. Os relatos foram detalhados pelo New York Times em 09 de novembro.

Resultado? C.K publicou um longo depoimento no mesmo jornal, confirmando os casos e se desculpando pelos seus atos nos anos 2000. A firma que o representa, 3 Arts Entertainment, anunciou que não trabalha mais para o ator. A FX, que trabalhou com ele em vários programas nos últimos oito anos, também cortou relações. Leia mais AQUI.

James Toback, 72 anos

Lista o lado negro de Hollywood james toback

Este é, talvez, um dos casos mais assustadores nesse escândalo sexual de Hollywood. Toback foi acusado por centenas de mulheres de assédio, incluindo as atrizes Rachel McAdams, Selma Blair e Julianne Moore. O diretor James Gunn também denunciou o comportamento do diretor em seu Facebook.

Resultado? Toback nega tudo.

Charlie Sheen, 52 anos

Lista o lado negro de Hollywood charlie sheen

O ator Dominick Brascia revelou ao National Enquirer que Sheen estuprou Corey Haim quando gravavam o filme Lucas nos anos 80. Haim tinha 13 anos e Sheen tinha 19. Segundo Brascia, os dois tiveram relações sexuais e Sheen o rejeitou posteriormente.

Resultado? A estrela de Two and a Half Man negou as acusações, assim como a mãe de Haim.

Oliver Stone, 71 anos

Lista o lado negro de Hollywood oliver stone

O aclamado diretor se complicou ao tentar ver o lado de Harvey Weinstein durante o Busan International Film Festival em outubro. Segundo Stone, um homem não deveria sem condenado por um sistema vigilante e precisamos aguardar julgamento. Logo depois, as atrizes Carrie Stevens e Patricia Arquette denunciaram o comportamento inapropriado do cineasta com elas.

No dia 20 de novembro, Melissa Gilbert acusou Stone de assédio sexual durante um teste para o filme The Doors (1991). Segundo a atriz, ela se sentiu humilhada e deixou a sala chorando

Resultado? Stone não comentou sobre as acusações de Arquette e Stevens e publicou um depoimento no Facebook se solidarizando com as vítimas de Weinstein. No caso de Gilbert, o cineasta disse que o ambiente de testes era seguro e que todos os atores tinham ciência do roteiro provocante e desafiador; ninguém foi forçado a nada.

Lars von Trier, 61 anos

Lista o lado negro de Hollywood lars von trier

Björk, indicada ao Oscar por Dançando no Escuro, aproveitou o escândalo de Weinstein e compartilhou sua própria história no Facebook. Duas vezes. Primeiramente, ela falou sobre uma experiência com um diretor dinamarquês que a assediou e humilhou no set de seu filme e todos à sua volta não faziam nada a respeito. Dois dias depois, a cantora detalhou os atos do cineasta. Sim, ela nunca disse nomes, mas todos sabemos que é Lars von Trier.

Resultado? Ele negou as acusações e se recusa a fazer um depoimento sobre o assunto.

Hoje, o estúdio Zentropa, o qual von Trier co-fundou, foi acusado de assédio sexual, degradação e bullying. Nove mulheres dinamarquesas fizeram a queixa, apesar do cineasta não ter sido mencionado diretamente na mesma.

Steven Segal, 65 anos

Lista o lado negro de Hollywood steven seagal

No dia 08 de novembro, Portia de Rossi usou seu Twitter para compartilhar uma situação de assédio sexual com Seagal durante uma audição. Ela não especificou quando e para qual filme, mas relatou que o diretor disse a ela o quão importante era a química de dois atores fora das câmeras, enquanto a fazia se sentar e abria as suas calças. Quando procurou seu agente pra relatar o assédio, ouviu de volta “Bom, eu não sabia se ele era seu tipo”. Sem comentários.

A jornalista e atriz Lisa Guerrero também relatou um caso similar de assédio. No seu caso, ela estava fazendo testes para o papel principal em um longa de Seagal em 1996. Na primeira audição, Guerrero levou uma mulher com ela e fez o teste no quarto de hotel do ator, que usava apenas um roupão na data. Tudo foi ótimo, até ele a chamar para um novo teste, desta vez somente com ela, que negou. O papel foi para outra mulher e Lisa ganhou um papel pequeno na produção. No set, Seagel a abordou novamente, chamando-a para o seu camarim. Mais uma vez, ela lhe deu um fora e teve sua cena deletada. Afinal, se a mulher não aceita os avanços de um homem, perde o papel, certo? Segundo o sistema machista e abusivo de Hollywood.

Resultado? Seagal não fez nenhum comentário sobre as acusações.

Andy Dick, 51 anos

Lista o lado negro de Hollywood andy dick

O ator foi demitido do filme Raising Buchanan após várias acusações de assédio e má conduta no set. De acordo com o THR, duas vítimas disseram que ele pegava nos genitais das pessoas, beijava e lambia sem que os outros quisessem e fazia propostas sexuais.

Resultado? Dick contou ao site que era possível ter feito a segunda acusação, confirmou a terceira e negou a primeira. No entanto, vale ressaltar que o ator disse que não pega e nem se expõe MAIS às pessoas. Ou seja, ele costumava fazer isso.

Jeffrey Tambor, 73 anos

Lista o lado negro de Hollywood jeffrey tambor

A estrela da série Transparent, da Amazon, foi acusada de assédio sexual por sua ex-assistente, Van Barnes. Segundo a mulher, Tambor fazia comentários inapropriados, pegava nela e ameaçava processá-la se abrisse a boca.

No dia 16 de novembro, uma atriz da série fez acusação similar: Trace Lysette diz que o ator fez comentários inapropriados sobre ela e foi agressivo de maneira sexual durante uma pausa nas filmagens.

Resultado? O ator enviou um depoimento negando as acusações e a Amazon disse estar investigando o caso. Ele também nega a denúncia de Lysette. No dia 19, Tambor anunciou que estava deixando a série.

John Singleton, 49 anos

Lista o lado negro de Hollywood john singleton

O diretor de Quatro Irmãos e Shaft foi acusado de assédio sexual enquanto dava uma entrevista à Danielle Young no American Black Film Festival em junho deste ano. A jornalista, fã dos filmes de Singleton, assim como sua família, relatou em uma publicação escrita por ela mesma uma atitude inapropriada do cineasta e com detalhes. Quando relatou a situação à outra colega de profissão, escutou um “Garota, ele vale $ 50 milhões! Você deveria querer isso!”. Sem comentários.

Resultado? Singleton se recusou a comentar sobre o assunto.

Robert Knepper, 58 anos

Lista o lado negro de Hollywood robert knepper

O ator de Prison Break e Jogos Vorazes foi acusado de agressão sexual pela figurinista Susan Bertram. O fato em si aconteceu em 1991, quando ela tinha 31 anos e trabalhava no filme Gas Food Lodging. Segundo a profissional, Knepper pulou em cima dela em seu trailer, passou a mão por baixo do vestido dela e agarrou com força nos seus genitais. Depois, a empurrou para uma parede e lhe disse que iria fazer sexo com ela por muito tempo. Felizmente, ela conseguiu sair dali, mas ficaram as feridas físicas e emocionais do lamentável ocorrido.

Resultado? Knepper usou seu Instagram para negar tudo.

 

Danny Masterson, 41 anos

Assédio em Hollywood danny masterson

A estrela de That ’70s Show e The Ranch foi acusada de estupro por quatro mulheres. O crime teria acontecido nos anos 2000 e três das vítimas são cientologistas como o ator. Segundo o HuffPost, elas procuraram a igreja da religião, mas esta não fez nada a respeito para ajudá-las.

Resultado? Masterson nega as acusações. Quem o defende?  Thomas Mesereau, o mesmo advogado de Bill Cosby.

 

Tom Sizemore, 55 anos

Já com má reputação em função de problemas sérios com drogas e agressão à mulheres, o ator enfrenta uma nova acusação: molestação sexual. O fato ocorreu em 2003, quando uma garota de 11 anos contou à sua mãe que Sizemore havia tocado nos genitais dela no set de Mente Perigosa. O incidente apenas foi levado ao público agora, mas, na época, ele foi afastado e retornou às filmagens meses depois (a família da vítima não o denunciou às autoridades). A jovem, atualmente com 26 anos, contratou um advogado para conduzir legalmente o processo.

Resultado? O agente de Sizemore disse que não tem comentários a fazer. Ele sabe o cliente que tem, né? Além disso, no dia 15 de novembro, o ator foi demitido do papel principal do suspense The Door. Outra pessoa o substituirá.

John Travolta, 63 anos

Assédio em Hollywood john travolta

O Radar Online teve acesso a uma denúncia feita contra Travolta em 2000, na qual um massagista o acusou de agressão sexual. Na ocasião, o ator teria pego no bumbum do jovem de 21 anos, se exposto a ele e feito comentários sobre fantasias sexuais gays. Uma segunda vítima também denunciou a estrela de Grease, desta vez, em relação a um caso ocorrido em 2012.

Resultado? O advogado de Travolta diz que vai processar ambos por falsa acusação.

Sylvester Stallone, 71 anos

Assédio em Hollywood sylvester stallone

O escândalo chegou ao nosso Rocky. Agora, é a vez de Stallone ser acusado de agressão sexual, por uma adolescente de 16 anos na época. O crime teria ocorrido em 1986 e envolveu também o guarda-costas do ator, Michael de Luca. De acordo com os documentos publicados pelo Daily Mail, Stallone estava gravando Falcão – O Campeão dos Campeões e teve relações sexuais com a garota em um hotel em Las Vegas, junto do outro homem. Segundo a vítima, ambos eram casados e a ameaçaram se ela falasse alguma coisa. Humilhada e envergonhada, a jovem decidiu não levar a queixa adiante.

Um ano depois, Toni-Ann Filiti, meia-irmã do ator, ameaçou denunciá-lo após anos estuprando-a e agredindo-a sexualmente. Stallone nega isso até hoje, mas concordou em pagar à parente um valor de $ 2 milhões, assim como lhe dar uma pensão mensal de cerca de $ 16 mil. Ela faleceu em 2012.

Resultado? O indicado ao Oscar nega a acusação.

Ryan Seacrest, 42 anos

Segundo a Variety, o E! está conduzindo uma investigação após uma mulher ter denunciado o apresentador de má conduta. Não se tem detalhes da acusação, mas o incidente teria acontecido há uma década, quando a aparente vítima trabalhava como figurinista para o canal.

Resultado? Seacrest nega a denúncia.

 

  • Maristela Bretas

    Excelente matéria. O triste é saber que suas atualizações serão mais frequentes so que deveriam, graças aos abusadores e estupradores de Hollywood que só agora começaram a ser mostrados. Parabéns pelo trabalho, Dani

  • Marcelo

    Fico feliz com todas essas denúncias, estamos vivendo um momento histórico, as pessoas estão tomando consciência, como foi dito na matéria, Hollywood é um refexo da nossa sociedade. Novas regras estão sendo escritas

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.