#ButecoInRio 2016 – Especial: Nossos cinco favoritos do Festival do Rio 2016

butecoinrio2016

FESTIVAL DO RIO 2016 TERMINOU HÁ ALGUNS DIASmas na perspectiva do Cinema de Buteco, nunca é tarde para selecionar brevemente algumas obras de nossa preferência e montar uma boa e velha lista. Portanto, a partir dos vinte e dois títulos conferidos durante os sete dias de cobertura do #ButecoInRio, selecionamos os cinco que mais nos agradaram:

indignacao-butecoinrio5. Indignação

“(…) o roteiro do projeto propõe uma discussão absolutamente humana ao expor e destrinchar, em todas as personagens que movem a trama, seres humanos sujeitos a um contexto de intensa intolerância (…)”, leia o comentário completo na cobertura do sexto dia.

holligan-sparrow-festival-do-rio-2016

4. Hooligan Sparrow

“(…) A jovem Nanfu Wang não precisou mais do que a velha máxima “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” – e longe de mim reforçar qualquer discurso pseudo-meritocrático com isso – para construir uma produção digna de grande admiração. (…)”, leia o comentário completo na cobertura do quarto e quinto dias.

manchester-a-beira-mar

3. Manchester à Beira-Mar

“(…) Não que o irmão do atual Batman não seja talentoso; apenas era improvável que ele fosse capaz de carregar uma produção tão interessante, sensível e madura. (…)”, leia o comentário completo na cobertura do terceiro dia.

assim-que-abro-meus-olhos

2. Assim Que Abro Meus Olhos

“(…) Enquanto sente-se determinada e envolvida naquilo que realmente permeia seus desejos, [a protagonista] é sujeitada frequentemente ao “eu me acostumei” que lhe transmite a noção de que logo suas inquietações sociais serão caladas, ou ao “para evitarmos aborrecimentos” que impõe à banda da qual faz parte restrições artísticas para que possam alcançar determinadas pretensões de “sucesso”. (…)”, leia o comentário completo na cobertura do terceiro dia.

cinemanovo-butecoinrio

1. Cinema Novo

“(…) a reflexão proposta transcende a abordagem dos méritos do produto exibido, revelando algo de fundamental no discurso carregado e comunicado pelo próprio Festival do Rio 2016. (…)”, leia o comentário completo na cobertura do sexto dia.