Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Começa (de vez) a corrida para o Oscar 2016


Peter Pan

Do que se trata o filme?

- Advertisement -

Todo o material de divulgação de Pan apresenta uma Terra do Nunca fantástica e daquelas que deixam o espectador boquiaberto. Resta saber se o filme de Joe Wright consegue ser mais do que um show de imagens e direção de arte. Hugh Jackman interpreta o vilão da produção, que tem ainda Garret Hedlund e Rooney Mara no elenco.

Estou ansioso porque:

È uma prequel da clássica história do Peter Pan. Só não fica ansioso quem já esqueceu como a Terra do Nunca é apaixonante.

Quando estreia?

Em 9 de outubro nos EUA e um dia antes no Brasil.
Oscar 2016 - Pan


Steve Jobs

Do que se trata o filme?

Se tem um filme tão Oscar bait quanto A Garota Dinamarquesa é Steve Jobs. Com Danny Boyle e Aaron Sorkin envolvidos, a produção da Universal Pictures foi feita para ganhar o prêmio e já começou sua caminhada com o pé direito no Festival de Telluride. E assim como aconteceu com Heath Ledger e vai acontecer com Ben Affleck, muitos vão queimar a língua depois de terem visto com olhar desconfiado a escolha de Michael Fassbender como o co-fundador da Apple (eu inclusa). As expectativas são de indicações a melhor filme, roteiro adaptado, montagem, ator e atriz coadjuvante. Sim, Kate Winslet pode ter sua sétima indicação ao Oscar e vai ter uma disputa emocionante com Rooney Mara pela estatueta (caso esta concorra na mesma categoria como o esperado).

Estou ansiosa porque:

Para ser sincera, não estou ansiosa para ver mais uma biografia que enaltece exageradamente um americano e seus feitos, nesta caso, uma tentativa de humanizar Steve Jobs e torná-lo uma espécie de mártir (algo que não o considero de maneira alguma e nunca vou entender a obsessão de Hollywood com ele). Minha paciência para filmes do tipo já esgotou há muito tempo. No entanto, estou contando os dias pare ver Fassbender queimar minha língua, apesar de achar que o Macbeth dele vai ser bem melhor. E quero ver o retorno de Winslet, algo que vai ser lindo.

Quando estreia?

9 de outubro nos EUA e 21 de janeiro no Brasil (Dani Pacheco)
Michael Fassbender Oscar 2016 Steve Jobs


Beasts of No Nation

Do que se trata o filme?

Minha principal curiosidade é saber como a Academia irá avaliar uma produção que chegará simultaneamente nos cinemas e no Netflix. Parece que mais do que nunca existe uma verdadeira revolução acontecendo na maneira como nós consumimos cinema e os velhos rituais perdem cada vez mais a sua força em relação com o conforto de nosso lar. Fora isso, o longa-metragem estrelado por Idris Elba é baseado no romance de Uzodinma Iweala e conta a história de Agu, um jovem soldado que passa a seguir o carismático comandante (Elba) de uma milícia rebelde após o assassinato de seus pais. O filme recebeu boas críticas no Festival de Veneza.

Estou ansioso porque:

Cary Joji Fukunaga é o nome por trás da obra e também da série True Detective. Isso é um grande atestado de qualidade, né?

Quando estreia?

Nos cinemas norte-americanos em 16 de outubro e na sua casa no mesmo dia. Se você for assinante Netflix, claro.
Oscar 2016 Beasts of no Nation


Truth

Do que se trata o filme?

Cate Blanchett é de novo um dos nomes certeiros para o Oscar 2016, assim como aconteceu no ano que venceu o prêmio de Melhor Atriz por Blue Jasmine. A atriz estrela o drama Truth, que conta a história por trás de uma reportagem no programa 60 Minutes que denunciava os privilegios que o presidente George W. Bush teve para não combater na Guerra do Vietnã, e que acabou criando uma série de eventos que culminou numa verdadeira guerra de poder para vetar ou não a matéria. Robert Redford também está no elenco, e muito bem, mas quem brilha mesmo é Blanchett.

Estou ansioso porque

Os bastidores de programas televisivos sempre me interessaram muito e mais ainda quando abordam temas polêmicos e histórias reais.

Quando estreia?

16 de outubro nos EUA e sem previsão no Brasil.
Oscar 2016 Melhor Atriz - Truth


Quarto

Do que se trata o filme?

Brie Larson pode ter nova chance de receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz com seu trabalho na adaptação de Quarto, de Emma Donoghue. Com direção de Lenny Abrahamson (Frank), o longa-metragem conta a história de uma mulher que viveu presa durante cinco anos ao lado do seu filho dentro de um quarto. Nesse período, ela foi obrigada a manter relações sexuais com o seu sequestrador – que é o pai da criança. Se você gosta de se emocionar no cinema, esse é um prato cheio.

Estou ansioso porque:

Li e me apaixonei com o livro de Emma Donoghue. Mal posso esperar para morrer de chorar e me apaixonar com o filme.

Quando estreia?

16 de outubro nos EUA. Ainda sem previsão no Brasil.
Começa a corrida para o Oscar 2016


A Colina Escarlate

O marqueteiro que criou a chamada “Da imaginação do diretor Guillermo del Toro” tem muita noção que esse é um mote que deveria ecoar como um canto doce de sereia nas almas dos que se consideram fãs de cinema no século XXI. E o uso óbvio de alma aqui é absolutamente proposital. A Colina Escarlate é descrito como uma história de fantasmas/romance gótico clássico, mas certamente transcendendo isso setenta vezes sete com elementos de narrativa moderna oriundos da fértil terra de possibilidades que é a cabeça do diretor que nos presenteou com O Labirinto do Fauno. Podemos esperar por sutilezas de cunho político-social, representações arquetípicas dos mistérios insondáveis que assombram as relações humanas – o bem e o mal que vivem nas nossas mentes – se concretizando no mundo externo com bastante coisa escarlate e gosmenta. Tudo isso num contexto visual estonteante – já mencionei O Labirinto do Fauno? Pois é. Quero mais pular no mar atrás dessa sereia e morrer feliz. Mas expectativa é uma dama sem coração…

Estou ansiosa porque:

Tá que é Del Toro. Mas devo confessar que, por favor, com licença, obrigada, de nada, é estrelado por Tom Hiddleston – aquele cara double first em Cambridge que faz geral torcer pelo irmão vilão trickster de Thor. E a quem interessar possa, o tio Stephen King disse que o filme o “eletrizou tanto quanto A Morte do Demônio e é “deslumbrante e aterrorizante pra porra”. Tradução livre minha, mas vai checar pra ver se não bem nesse modelo… Com Tom Hiddleston, Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Charlie Hunnam e Jim Beaver. Nessa ordem.

Quando estreia?

16 de outubro nos EUA. Um dia antes no Brasil. (Selhe Maper)
crimson peak - lançamentos de janeiro


Ponte dos Espiões

Do que se trata o filme?

Steven Spielberg está de volta. E ele tem grandes chances de garantir indicações de filme, diretor, ator e roteiro com a história real de um advogado que defende um espião soviético durante a Guerra Fria e é recrutado pela CIA para auxiliar na operação de resgate de um piloto norte-americano preso na União Soviética.

Estou ansioso porque:

É a chance de apreciar mais uma parceria de Spielberg com Hanks e de quebra ver um dos principais diretores da história dirigindo um roteiro escrito pelos irmãos Coen. Como não amar?

Quando estreia?

Dia 16 de outubro nos EUA e no dia anterior no Brasil.

Ponte dos Espiões Oscar 2016


Our Brand is Crisis

Do que se trata o filme?

Com direção de David Gordon Green (do excelente Joe, com Nicolas Cage), a comédia da Warner Bros. apresenta a consultora política Jane (Sandra Bullock), uma verdadeira especialista em gestão de crises, voltando da aposentadoria apenas para competir com seu antigo rival, vivido por Billy Bob Thorton, na corrida presidencial norte-americana. Sandra Bullock recebeu muitos elogios por sua atuação e poderá aparecer entre as cinco principais atrizes do ano, dois anos depois de Gravidade.

Estou ansioso porque:

Em tempos que nossos interesses estão voltados para o universo da política, é sempre bom encontrar entretenimento que faça humor com o assunto – mesmo quando seja a política de outro país.

Quando estreia?

30 de outubro nos EUA e sem previsão de lançamento no Brasil.
Our Brand is Crisis - Oscar 2016