Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Começa (de vez) a corrida para o Oscar 2016


A Garota Dinamarquesa

Do que se trata o filme?

- Advertisement -

Sendo bem sincero: Tom Hooper é um bundão. Ainda fico me remoendo por O Discurso do Rei ter tirado o Oscar de A Rede Social. Hooper não merecia o prêmio, assim como foi um absurdo David Fincher também ter perdido seu Oscar. Mas tudo bem. Coisas da Academia. O que chama a atenção em Garota Dinamarquesa é ter a chance de ver o trabalho dos atores nessa cinebiografia sobre o pintor Einar Weneger, que foi a primeira pessoa a passar por uma cirurgia de mudança de sexo.

Estou ansioso porque:

Quero apreciar mais uma performance digna de elogios do ator Eddie Redmayne e especialmente Alicia Vikander, que conquistou o meu coração recentemente com Ex Machina.

Quando estreia?

Em 27 de novembro nos EUA e em fevereiro no Brasil.
Oscar 2016 - A Garota Dinamarquesa


Macbeth

Do que se trata o filme?

Após recepção calorosa da crítica internacional em Cannes, Macbeth é, sem dúvidas, um dos filmes mais aguardados de 2015. Ele pode estar fora das conversas de premiações no momento, mas a partir de outubro ele começa a chegar aos cinemas europeus, latinos e, por último, americanos. Com a mudança do lançamento do filme, agora com distribuição expandida nos EUA, pode ser que ele retorne aos holofotes meses após a estreia na croisette e consiga disputar algumas categorias (especialmente as técnicas). Dirigido por Justin Kurzel (Snowtown) e estrelado por Michael Fassbender e Marion Cotillard, não tem como perder a nova adaptação da tragédia shakesperiana. Lembrando que, em 2016, o trio volta a aparecer junto em Assassin’s Creed.

Estou ansiosa porque:

A pergunta certa é “Como não estar ansiosa?”. Sério, temos aqui dois dos atores mais talentosos e belos de suas gerações, em um filme do Macbeth. Filme que tem sido aclamado pela fotografia brilhante, grandes cenas de ação e uma química elétrica do casal protagonista.

Quando estreia?

19 de novembro no Brasil e 4 de dezembro nos EUA. Sim, vamos ver antes! (Dani Pacheco)
Michael Fassbender - Macbeth


No Coração do Mar

Do que se trata o filme?

O cinema recente apresentou muitas histórias com sobreviventes de naufrágios, como As Aventuras de Pi e Invencível, por exemplo, mas nenhuma delas tinha a direção de Ron Howard ou contava a história de um navio que afundou depois de cruzar o caminho de uma enorme baleia. Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Brendan Gleeson e Tom Holland (o novo Homem-Aranha) são alguns dos marinheiros que lidam com a fúria da baleia e todo o sofrimento que vem depois, quando precisam apelar para o canibalismo para sobreviverem. Originalmente previsto para estrear no começo do ano, No Coração do Mar deverá ser uma aposta certeira nas categorias técnicas e até mesmo em alguma categoria principal.

Estou ansioso porque:

É uma adaptação da história que inspirou o clássico da literatura Moby Dick. Além disso, Hemsworth mostrou todo seu potencial trabalhando sob a direção de Howard e imagino que isso se repita para os espectadores serem presenteados com mais uma bela atuação.

Quando estreia?

11 de dezembro nos EUA e 3 de dezembro no Brasil.
No Coração do Mar


Son Of Saul

Do que se trata o filme?

Mais um filme sobre o holocausto, o qual provavelmente vai levar muitos às lágrimas. Premiado em Cannes e aclamado pela crítica por todos os festivais que passa, Son Of Saul pode não somente ter indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, como também de melhor ator e diretor. Será? O buzz está alto para o longa de estreia de Lázló Nemes.

Estou ansiosa porque

:
Filmes de guerra são comoventes e o fato deste ter um diretor húngaro, com um olhar bem diferente daquele de um americano, por exemplo, aumenta ainda mais minha ansiedade. Imagens também sugerem uma narrativa pesada e seca, algo que provavelmente deve transmitir o clima trágico do holocausto muito bem.

Quando estreia?

18 de dezembro nos EUA. Sem previsão no Brasil. (Dani Pacheco)
Oscar 2016 - Son of Saul


Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Ainda existe todo um mistério em torno do novo Star Wars. Em tempos atuais, quando os trailers fazem questão de contar tudo que acontece (vide Exterminador do Futuro: Gênesis), isso é louvável. Principalmente por um lançamento desse calibre. Todo mundo quer saber o que acontece para poder sair falando spoilers e estragando a festa.
O longa-metragem de J.J. Abrams retornará com os personagens clássicos da trilogia original e ainda nos apresentará alguns novos nomes no elenco, como John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Gwendoline Christie, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max Von Sydow e Lupita Nyong’o.

Estou ansioso porque:

É Star Wars, véi!

Quando estreia?

 
18 de dezembro nos EUA e um dia antes nos cinemas brasileiros.
Star Wars Episode VII


45 Anos

Do que se trata o filme?

O encantamento com o filme estrelado por Charlotte Rampling e Tom Courtenay começou no Festival de Berlim, onde ambos venceram os prêmios de melhor atriz e ator. Depois, chegou a vez continuarem os elogios em Telluride e Toronto e ótimas bilheterias no Reino Unido. Próxima parada? Lançamento nos cinemas americanos no fim do ano e alguns outros festivais no caminho.O drama sobre um casal que está junto há 45 anos pode ser um potencial candidato ao Oscar, especialmente para Rampling, na categoria de melhor atriz.

Estou ansiosa porque:

Rampling e Courtneay me dão vibrações de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant em Amor e isso é muito bom!

Quando estreia?

23 de dezembro nos EUA. Sem previsão no Brasil.(Dani Pacheco)
Oscar 2015 - 45 Anos


Os Oito Odiados

Do que se trata o filme?

O oitavo filme de Quentin Tarantino se chama Os Oito Odiados. Acredito que não deverá ser uma mera coincidência se tratando de um dos nomes mais elogiados e premiados do cinema moderno. Nessa segunda aventura homenageando o gênero western, Tarantino promete brigar pelos prêmios de sempre no Oscar 2016: filme, diretor e roteiro original. Outro detalhe interessante para chamar a sua atenção é que será o maior lançamento em 70mm nos últimos 25 anos. Amando ou odiando, Tarantino é sempre um cineasta que merece um espaço especial.

Estou ansioso porque:

Toda vez que Quentin Tarantino lança um filme, é a obrigação de um cinéfilo ir para o cinema e esquecer de todos os problemas da vida. Garantia de diversão e de ter uma produção marcante que será assunto entre os grupos de amigos.

Quando estreia?

Natal nos EUA e no dia 7 de janeiro de 2016 no Brasil.
Os Oito Odiados parece ser uma mistura de tudo que Tarantino fez em sua carreira


Concussion

Do que se trata o filme?

Mylena Soares escreveu o seguinte sobre o longa-metragem num artigo publicado no Cinema de Buteco: “Baseado no artigo Game Brain, de Jeanne Marie Laskas, o filme conta a história real do Dr. Bennet Omalu, neuropatologista que fez a primeira descoberta de Encefalopatia Traumática Crônica (trauma causado por pancadas repetitivas na cabeça) em dois jogadores da Liga Nacional deFutebol Americano (NFL).” Concussion tem produção de Ridley Scott e direção de Peter Landesman.

Estou ansioso porque:

Will Smith com um lançamento na mesma época de um filme do Quentin Tarantino. Lembro que ele recusou atuar em Django Livre e agora será curioso ver o duelo do ator com o cineasta nas bilheterias. Não tenho dúvidas de quem será o vencedor, mas será que Smith irá rir por último e receber uma indicação ao Oscar de Melhor Ator?

Quando estreia?

25 de dezembro nos EUA e 14 de janeiro no Brasil.
Will Smith Concussion


Joy: O Nome do Sucesso

Do que se trata o filme?

A terceira parceria de David O. Russell com Jennifer Lawrence sugere uma guinada na carreira do cineasta. Baseado na vida real de uma empreendedora de sucesso nos EUA, Joy está cheio de papéis femininos fortes e com importância no desenvolvimento da narrativa. Depois de virar arroz de festa no Oscar (mesmo quando escorrega, como no caso de Trapaça), é quase certo que o talento de Russell para dirigir seu elenco seja reconhecido mais uma vez. E quem sabe Lawrence não leva mais um prêmio para casa?

Estou ansioso porque:

David O.Russell é um dos principais diretores em atividade atualmente e um dos melhores para mostrar o melhor de seus atores. Tanto que Lawrence não é a única que grudou nele e não soltou: Bradley Cooper e Robert De Niro também estão de volta para uma terceira colaboração com o cineasta.

Quando estreia?

Natal nos EUA e 21 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
Começa a corrida para o Oscar 2016 3


O Regresso

Do que se trata o filme?

O Natal norte-americano reserva belos presentes para os cinéfilos. O primeiro trabalho de Alejandro Gonzalez Iñárritu após vencer o Oscar 2015 por Birdman terá Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Will Poulter e Domhnall Gleeson no elenco. O Regresso é baseado na história real de Hugh Glass e se passa em 1820. Park Chan-wook e John Hillcoat estiveram ligados ao projeto antes do vencedor do Oscar de Melhor Diretor em 2015 assumisse a direção. Provavelmente, teremos indicações garantidas para Emmanuel Lubezki (fotografia), roteiro adaptado, além de filme e direção. Será que DiCaprio consegue seu aguardado prêmio?

Estou ansioso porque:

Acredito piamente que Leonardo DiCaprio acabará com a macumba que fizeram para que ele nunca vencesse o Oscar de Melhor Ator. Óbvio que é cedo para afirmar se ele realmente merece, mas minha torcida inicial está com ele.

Quando estreia?

Natal nos EUA e no dia 21 de janeiro nos cinemas brasileiros

Começa a corrida para o Oscar 2016 2