Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Desafio do Cinema de Buteco: Você viu no máximo 20 desses 130 filmes

Esses dias apareceu uma lista no Facebook com um Desafio da BBC. Primeiro era um desafio literário, mas logo apareceu a versão com filmes. “Você viu no máximo 17 desses 100 filmes” era a chamada. Um autêntico clickbait que reproduzo aqui sem pudor, mas com a certeza de que ofereço a você, leitor ou leitora, um desafio digno.

Com o auxílio do implacável Leonardo Carnelos e de participação de boa parte da equipe do portal, montei uma seleção de 130 produções. O desafio foi tão difícil que mesmo os membros da equipe acostumados com produções europeias obscuras disseram que era a lista mais underground dos últimos tempos.

Aqui no Cinema de Buteco levamos a sério essa coisa de desafio e para agradar aos leitores que compartilharam e dividiram seus resultados com a gente no Facebook, preparamos uma lista em que você realmente poderá dizer se é um cinéfilo iniciante ou já possui um nível de experiência de respeito.

- Advertisement -

Lembrando que, obviamente, se trata de uma brincadeira e que não é uma competição (apesar que ninguém da equipe chegou perto dos meus 81 filmes…)!

Deixe o seu comentário com os seus resultados!

Quantos filmes você viu?

Viagem à Lua (Le voyage dans la lune, Georges Melies, 1902)

Intolerância (Intolerance: Love’s struggle throughout the ages, D. W. Griffith – 1916

Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, Robert Wiene, 1920)

O Golem (Der Golem, wie er in die Welt kam, Carl Boese, Paul Wegener, 1920)

O garoto (The Kid, Charles Chaplin – 1921)

Nosferatu (Nosferatu, F.W. Murnau, 1922)

Marinheiro por descuido (The Navigator, Buster Keaton – 1924)

O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potemkin, Sergei M. Eisenstein, 1925)

Estudante De Praga (Der Student Von Prag, Henrik Galeen, 1926)

Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans, W. Murnau, 1927)

O Homem que ri (The Man Who Laughs, Paul Leni, 1928)

A Dança dos Esqueletos (The skeleton dance, Walt Disney – 1929)

Nada de novo no Front (All quiet on the western front, Lewis Milestone- 1930)

M, o vampiro de Dusseldorf (M, Fritz Lang, 1931)

Scarface (Scarface, Howard Hawks – 1932)

O Galante Mr. Deeds (Mr. Deeds goes to town, Frank Capra – 1936)

No tempo das Diligências (Stagecoach, John Ford – 1939)

Farrapo Humano (The Lost Weekend, Billy Wilder, 1945)

A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, Jean Cocteau, 1946)

Rio Vermelho (Red River, Howard Hawks, 1948)

Ladrões de Bicicleta (Ladri di bicicletti, Vittorio di Sicca, 1948)

Rio Bravo (Rio Grande, John Ford, 1950)

O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth, Cecil B. DeMille, 1952)

A um passo da eternidade (From Here to Eternity, Fred Zinnemann 1953)

Os 7 Samurais (hichinin no samurai, Akira Kurosawa, 1954)

Sindicato dos Ladrões (n the Waterfront , Elia Kazan, 1954)

O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, Charles Laughton, 1955)

O Grande Golpe (The Killing, Stanley Kubrick, 1956)

Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers , Don Siegel, 1956)

Rastros de Ódio (The Searchers, John Ford, 1956)

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai,David Lean, 1957)

Gata em teto de zinco quente (at on a Hot Tin Roof, Richard Brooks, 1958)

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, Billy Wilder, 1959)

A Aventura (L’avventura, Michelangelo Antonioni, 1960)

A Fonte da Donzela (Jungfrukallan, Ingmar Bergman, 1960)

Desafio à Corrupção (The Hustler, Robert Rossen, 1961)

O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte, 1962)

Assalto ao Trem pagador (Roberto Farias, 1962)

O Anjo Exterminador (El ángel exterminador, Luis Buñuel, 1962)

Fugindo do Inferno (The Great Escape, John Sturges, 1963)

Por Um Punhado de Dólares (Per un pugno di dollari, Sergio Leone, 1964)

Alphaville (Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution, Jean-Luc Goddard, 1965)

Armadilha do Destino (Cul-de-sac, Roman Polanski, 1966)

Adivinhe Quem Vem Para o Jantar (Guess Who’s Coming to
Dinner, Stanley Kramer, 1967)

Um Convidado Bem Trapalhão (The Party , Blake Edwards, 1968)

Era uma Vez no Oeste (C’era una volta il West, Sergio Leone, 1968)

Meu Ódio Será a Sua Herança (The Wild Bunch, Sam Peckinpah, 1969)

Um homem chamado cavalo (A Man Called Horse, Elliot Silverstein, 1970)

THX 1138 (George Lucas, 1971)

Encurralado (Duel, Steven Spielberg, 1971)

Frenesi (Frenzy, Alfred Hitchcock, 1972)

Serpico (Serpico, Sidney Lumet, 1973)

O dorminhoco (Sleeper, Woody Allen – 1973)

Louca Paixão (Turks fruit, Paul Verhoeven, 1973)

Amarcord (Federico Fellini, 1973)

Inferno na Torre (The Towering Inferno , John Guillermin, 1974)

Banzé no Oeste (Blazing Saddles, Mel Brooks, 1974)

A Conversação (The Conversation, Francis Ford Coppola, 1974)

Prelúdio Para Matar (Profondo Rosso, Dario Argento, 1975)

Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, John Carpenter, 1976)

Fuga no Século 23 (Logan’s Run, Michael Anderson, 1976)

Os Duelistas (The Duellist, Ridley Scott, 1977)

Os Olhos de Laura Mars (The Eyes of Laura Mars, Irvin Kershner, 1978)

O Clube dos Cafajestes (National Lampoon’s Animal House, John Landis, 1978)

Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)

Os Filhos do Medo (The Brood, David Cronenberg, 1979)

Parceiros da Noite (Cruising, William Friedkin, 1980)

Piranhas 2 (Piranha Part Two: The Spawning, James Cameron, 1981)

Picardias Estudandis (Fast Times at Ridgemont High, Amy Heckerling, 1982)

Os Eleitos (The Right Stuff , Phillip Kaufman, 1983)

1984 (Michael Radford, 1984)

Mulher Nota Mil (Weird Science, John Hughes, 1985)

A Cor do Dinheiro (The Color of Money, Martin Scorsese, 1986)

Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street, Oliver Stone 1987)

Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no haka, Isao Takahata, 1988)

Digam o Que Quiserem (Say Anything, Cameron Crowe, 1989)

Darkman – Vingança Sem Rosto (Darkman, Sam Raimi, 1990)
Sonhos (Yume, Akira Kurosawa, 1990)

As Criaturas Atrás das Paredes (The People Under the Stairs, Wes Craven, 1991)

Aliens 3 (David Fincher, 1992)

O Alvo (Hard Target, John Woo, 1993)

O Profissional (León, Luc Besson, 1994)

Uma Simples Formalidade (Una pura formalità, Giuseppe Tornatore, 1994)

O Monstro (The Monster, Roberto Benigni, 1994)

O Balconista (Clerks, Kevin Smith, 1994)

Fogo Contra Fogo (Heat, Michael Mann, 1995)

Ligadas Pelo Desejo (Bound, Lana e Lilly Wachowski, 1996)

Jogada de Risco (Hard Eight, Paul Thomas Anderson, 1996)

Ondas do Destino (Breaking the Waves , Lars Von Trier, 1996)

Tempestade de Gelo (The Ice Storm, Ang Lee, 1997)

Contato (Contact, Robert Zemeckis, 1997)

Jackie Brown (Quentin Tarantino, 1997)

Por Uma Vida Menos Ordinária (A Life Less Ordinary, Danny Boyle, 1997)

Los Angeles: Cidade Proibida (L.A. Confidential, Curtins Hanson, 1997)

O Aprendiz (Apt Pupil, Bryan Singer, 1998)

Corra, Lola, corra (Lola renntTom Tykwer, 1998)

Following (Christopher Nolan, 1998)

Regras da Vida (The Cider House Rules, Lasse Hallström, 1999)

Amores Brutos (Amores perros, Alejandro G. Inarritu, 2000)

A Espinho do Diabo (El espinazo del diablo, Guillermo del Toro, 2001)

O Invasor (Beto Brant, 2002)

Herói (ing xiong, Yimou Zhang, 2002)

Adeus, Lênin! (Good Bye Lenin!, Wolfgang Becker, 2003)

Monster: Desejo Assassino (Monster, Patty Jenkins, 2003)

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, Terry George, 2004)

Casa de Areia (Andrucha Waddington, 2005)

A Ponta de um Crime (Brick, Rian Johnson, 2005)

Filhos da Esperança (Children of Men, Alfonso Cuaron, 2006)

Saneamento Básico, O Filme (Jorge Furtado, 2007)

Chumbo Grosso (Hot Fuzz, Edgar Wright, 2007)

O Justiceiro: Zona de Guerra (Punisher: War Zone, Lexi Alexander, 2008)

A Partida (Okuribito, Yojiro Takita, 2008)

Mary & Max (Mary & Max, Adam Elliot, 2009)

Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, Spike Jonze, 2009)

Lunar (Moon, Duncan Jones, 2009)

Um Lugar Qualquer (Somewhere, Sophia Coppola, 2010)

Tucker e Dale Contra o Mal (Tucker and Dale vs Evil, Eli Craig, 2010)

Um Novo Despertar (The Beaver, Jodie Foster, 2011)

A Outra Terra (Another Earth, Mike Cahill, 2011)

A Caça (Jagten, Thomas Vinterberg, 2012)

Ruby Sparks – A Namorada Perfeita (Ruby Sparks, Jonathan Dayton, Valerie Faris, 2012)

O Segredo da Cabana (Cabin in the Woods, Drew Godard, 2012)

Procurando Sugar Man (Searching Sugar Man, Malik Bendjelloul, 2012)

Como Não Perder Essa Mulher (Don Jon, Joseph Gordon Levitt, 2013)

O Babadook (The Babadook, Jennifer Kent, 2014)

Garota Sombria Caminha Pela Noite (A Girl Walks Home Alone at Night, Ana Lily Amirpour, 2014)

O Convite (The Invitation, Karyn Kusama, 2015)

Ex Machina (Alex Garland, 2015)

Animais Noturnos (Nocturnal Animals, Tom Ford, 2016)

Detroit em Rebelião (Detroit, Kathryn Bigelow, 2017)

Comentários