É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir | Cinema de Buteco
Listas

É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir

É TETRA!!!!! E NÃO É SÓ NO FUTEBOL que a Alemanha é referência: desde o início do cinema os germânicos nos presenteiam com filmes incríveis, sendo também quase tetras no Oscar de Filme Estrangeiro. Do expressionismo ao contemporâneo, listamos quatro importantes filmes do cinema alemão em homenagem ao campeão da Copa do Mundo do Brasil.

cabinet É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir

O Gabinete do Dr. Caligari

O Cinema alemão é especialmente interessante nos anos 1920. É a época do Expressionismo Alemão, que gerou este magnífico O Gabinete do Dr. Caligari. A sensação de terror que o filme causa no espectador é marcada especialmente pelos cenários incomuns e pela maquiagem forte. O filme deu origem ao cinema de suspense/terror.

Aline Monteiro

cabinet É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir

Asas do Desejo

O ritmo do filme é lento, o que pode espantar os espectadores acostumados com montagens mais frenéticas e ação a todo o vapor. Porém, é essa lentidão que permite entender as questões levantadas pelo filme de Wenders, que são as mesmas do início da história da Filosofia: quem sou? Qual o meu papel no mundo? Por que certas coisas acontecem?

As respostas surgem enquanto somos maravilhados com o trabalho de fotografia de Henri Alekan, que combina as cores do mundo sensível e as sombras do mundo das ideias, revelando uma Berlim do muro, das bombas, do frio e do rock.

Aline Monteiro

cabinet É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir

Corra Lola Corra

Corra Lola Corra é o que eu poderia chamar de “cultura pop” traduzida em películas. É como se a história servisse apenas de pano de fundo para que o diretor Tom Tykwer nos contaminasse com trilha sonora, movimentos de câmera, edição… Tudo bem característico da década de 1990. O mais interessante neste caso é que isto não é um demérito para o filme, já que a história em nada decepciona. Se é que ela existe. Um dos filmes mais divertidos que vi nos últimos tempos, Corra Lola Corra é imperdível.

João Andrade

cabinet É tetra! Quatro filmes alemães a que você precisa assistir

A Queda! – As Últimas Horas de Hitler

Não existe um período mais tenebroso na História do que a 2° Guerra, e por isso é difícil encontrar um filme que não retrate Hitler ou o nazismo em sua face mais desumana. Esse é um dos maiores choques em A Queda!, sermos “obrigados” a digerir a humanidade de um monstro, pessoas que na vulnerabilidade de seus últimos dias conseguem demonstrar carinhos nos atos mais assustadores. Como matar seus 5 filhos durante a noite, por exemplo. A atuação de Bruno Ganz é impecável.

Mesmo chocando o público, o filme baseado no livro narrado pelo ponto de vista de uma das últimas secretárias do ditador foi indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. Não perdeu pra Argentina, mas foi pra língua espanhola. Mar Adentro, da Espanha, levou.

Larissa Padron

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.