Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Especial: Produções baseadas em histórias reais em 2015

O Cinema de Buteco orgulhosamente apresenta a sua primeira lista de fim de ano selecionando obras baseadas em histórias reais:

a travessia crítica 2015

O CINEMA COSTUMA PREGAR MUITAS PEÇAS NOS ESPECTADORES AO MENTIR DIZENDO QUE X HISTÓRIA É INSPIRADA em eventos reais. Muitas vezes é pura mentira, especialmente se tratando do gênero horror. De qualquer maneira, todo ano temos milhares de filmes baseados em alguma história emocionante que nos faça conhecer ou se apaixonar ainda mais por personagens históricos da vida real. Sabendo que tem muita gente que gosta desses filmes baseados em fatos, nós preparamos esse material especial.

- Advertisement -

(Em tempo: algumas pessoas ainda costumam escrever ou buscar por “filmes baseados em fatos reais”, quando o termo é redundante. “Fatos” elimina a necessidade de se usar “reais” na sequência, afinal, se é um fato, ele já é comprovado. Corrija os amiguinhos!)

A Travessia

Robert Zemeckis escolheu Joseph Gordon Levitt para interpretar Philippe Petit, o cara que mostrou o seu amor pela vida ao andar sob um cabo no alto das torres gêmeas em Nova York, nos anos 1970. Em A Travessia somos levados a acompanhar a fascinante aventura de um cara decidido a realizar o seu grande sonho, ainda que isso signifique cometer alguns crimes e ter problemas com a polícia. Lembrando que há poucos anos foi lançado o premiado documentário O Equilibrista, que narra o que realmente aconteceu e deixa de lado as necessidades de incluir ficção e romance numa história que por si só já era fantástica o suficiente.

Lançamentos no cinema em outubro A Travessia


O Final da Turnê

Jesse Eisenberg encarna David Lipsky na adaptação do livro que narra os cinco dias do escritor numa viagem de divulgação do clássico da literatura Graça Infinita ao lado do autor David Foster Wallace, vivido brilhantemente por Jason Segel. No tempo em que ficaram juntos, os dois escritores conversaram sobre a vida, depressão, arte, vícios, amor e fobias sociais, e todas essas conversas acabaram criando um curioso vínculo velado entre os dois. A direção é de James Ponsoldt, que em 2013 nos encantou com o sensacional O Maravilhoso Agora.

Indicado para qualquer pessoa que ame literatura e se interesse pela vida de David Foster Wallace.

O Fim da Turnê


Os 33

Um dos eventos mais marcantes dos últimos tempos já estava com tudo certo para virar um longa-metragem antes mesmo dos 33 mineiros presos no Chile conseguirem escapar da mina e reencontrarem seus familiares depois de meses aprisionados na escuridão. Os 33 é uma autêntica história de sobrevivência e sobre como nós conseguimos buscar motivação para não desistir e nos entregar diante das adversidades que rodeiam a nossa singela existência. Rodrigo Santoro, Antonio Banderas e Lou Diamond Phillips estão no elenco desse drama tenso e sufocante.

OS 33


Evereste

Outra história relativamente recente que ganhou versão nas telonas foi o drama Evereste. Em 1996, oito pessoas perderam as suas vidas ao tentarem escalar o topo do monte Evereste. Josh Brolin, Jake Gyllenhaal e Jason Clarke estrelam a produção, que é muito bonita visualmente e nos faz sentir todo o sufoco daqueles que lutaram por suas vidas no meio de tanto vento, frio e gelo, mas o resultado é bem parecido com aqueles documentários do Discovery Channel e não se destaca como um drama bom o suficiente para figurar nas nossas listas de melhores do ano. No entanto, é bom o suficiente para aparecer aqui nessa lembrança de obras baseadas em histórias reais.

Evereste crítica 2015


No Coração do Mar

Ron Howard é um cineasta que gosta de recriar histórias marcantes que presenciou ou leu sobre em algum momento de sua vida. Depois de narrar o épico resgate da Apollo 13 (num dos melhores filmes sobre espaço já produzidos em todos os tempos) e da disputa acirrada entre dois campeões da Fórmula 1 em Rush, ele volta as suas atenções para a história que inspirou a criação do clássico romance Moby Dick. Com Chris Hemsworth no papel principal, No Coração do Mar é arrepiante ao mostrar que o homem pode ter as suas ilusões gananciosas de grandeza, mas quem manda no mar é apenas uma enorme (e vingativa) baleia branca.

No Coração do Mar


Livre

Com roteiro do genial Nick Hornby, Livre é sem meias palavras a versão feminina de Na Natureza Selvagem. Existem inúmeras diferenças, claro, mas a essência é estabelecer uma jornada para buscar a evolução pessoal e enfrentar todos os traumas da vida passada que precisa deixar de existir e ser apenas uma vaga lembrança de tempos remotos. Reese Whiterspoon nos surpreende ao deixar de lado toda aquela imagem pomposa de Barbie que não faz o número 2 e coloca em cena sua melhor atuação na carreira. Livre é um verdadeiro hino sobre a liberdade e buscar ser feliz através de uma estrada cheia de obstáculos.

Crítica Livre Reese Whiterspoon


The Stanford Prison Experiment

Em 1971, um cientista decidiu analisar o comportamento das pessoas em posições de poder. Para isso reuniu um grupo de jovens para servirem de cobaias em seu experimento por alguns dias. O estudo era basicamente encenar uma pequena penitenciária e colocar um grupo maior como os prisioneiros e outros como carcereiros. O que acontece é verdadeiramente assustador, já que pessoas relativamente normais se transformam em verdadeiros monstros apenas porque podem e tem autoridade para isso. Um thriller dramático arrepiante.

Stanford Prison Experiment


Ponte de Espiões

Ponte dos Espiões apresenta a história de um advogado norte-americano que recebe a missão de defender um homem acusado de espionagem à favor da União Soviética em plena tensão da Guerra Fria. Mesmo enfrentando a fúria da população, James Donovan (Hanks) encara o desafio e tenta afirmar para todos que qualquer pessoa merece um julgamento e tratamento justo em frente às leis dos EUA.” (Tullio Dias)

Ponte de Espiões


A Teoria de Tudo

Talvez um dos filmes mais carismáticos do ano, A Teoria de Tudo é o retrato da vida de um dos maiores gênios de nossos tempos, o físico Stephen Hawking. É emocionante desde o início até o final, pois a história acompanha as ideias brilhantes do protagonista que são preenchidas por sonhos e perspectivas, mas que são interrompidas por uma doença que o limita fisicamente. Foi um filme muito aguardado e que não decepcionou. (Juliana Vannucchi)

a teoria de tudo


Jimi: Tudo a Meu Favor

Imperdível para quem curte Rock And Roll. Uma trama que narra a trajetória de Jimi Hendrix desde o início da sua carreira. O filme propõe-se a mostrar os pontos mais inesquecíveis da carreira do guitarrista, e os que foram fundamentais para que seu trabalho fosse tão longe. Dessa forma, a história torna-se muito envolvente simplesmente porque a vida de Hendrix foi incrível! (Juliana Vannucchi)

Jimi Tudo a Meu Favor


Love & Mercy

Praia, sol e música. Essas palavras remetem a uma banda de Rock única: Beach Boys. O grupo foi criado por Brian Wilson, músico que teve sua vida lembrada no filme biográfico Love & Mercy. Claro que os elementos “sol”, “praia” e “música” são alguns dos traços mais visíveis na produção, e são empregados dando o tom á trama de um brilhante roteiro que explorou detalhes da carreira da banda e, inclusive, mostrou o drama pessoal de Brian Wilson, explorando suas perturbações mentais e aspectos de sua vida pessoal. Extraordinário, doce e encantador, tal como foram os Beach Boys. (Juliana Vannucchi)

Love & Mercy Beach Boys


O Jogo da Imitação

O filme é comovente e carregado de excelentes atuações, mas se tem um defeito é a adaptação. Não sei como venceu o Oscar até hoje (Weinstein, tosse, Weinstein), pois o roteiro é defasado e cheio de alterações na história verdadeira que, ou não fazem sentido, ou tornam a história do verdadeiro homem algo que ela não foi. (Dani Pacheco, do O Que Rola No Cinema?)

o jogo da imitação


Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

Se tem um filme que me marcou foi Foxcatcher. Marcou por causa da maneira como Bennett Miller adaptou uma história tão dura e trágica e conseguiu nos levar perto do detestável protagonista interpretado por Steve Carell. Não foi algo gostoso por motivos óbvios, mas a perfeita frieza de sua direção e o elenco impecável fazem do longa uma das esnobações mais estranhas ao Oscar de melhor filme. (Dani Pacheco, do O Que Rola No Cinema?)

foxcatcher-theatrical-poster


Aliança do Crime

Fiel e com um Johnny Depp excelente na sua interpretação de um cruel gângster de Boston, ao lado de Joel Edgerton. Para os fãs do gênero, Aliança do Crime é uma adaptação que nos leva a fundo nas vidas pessoais de um criminoso e um agente do FBI e como a relação deles se constrói, chega ao auge e se corrompe de vez. A ação não é destaque aqui, mas as atuações e cenas que explicitam o caráter frio e violento do protagonista. (Dani Pacheco, do O Que Rola No Cinema?)

Aliança do Crime


Straight Outta Compton – A História do NWA

A banda pode não ser extremamente popular no Brasil, mas F. Cary Gray tornou a história do NWA tão atraente que eu quase comprei um disco dos caras depois de assistir ao filme. O cineasta narra as histórias de Ice Cube, Eazy-E e Dr. Dre com bastante adrenalina e emoção, além de destacar o processo de composição e gravação de músicas e shows. Um longa intenso, duro e eletrizante, até mesmo de arrepiar em algumas partes.(Dani Pacheco, do O Que Rola No Cinema?)

A historia do NWA critica