Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Filmes Sobre Corretores de Seguros

Enquanto o Facebook de todo mundo parece ter se transformado num verdadeiro jardim de infância para comemorar o Dia das Crianças, o Cinema de Buteco pensou diferente. Nós decidimos homenagear os corretores de seguros do cinema, que também celebram a profissão no dia 12 de outubro. Essa data foi escolhida durante o I Encontro Mundial dos Corretores de Seguros, no começo da década de 1970. O corretor de seguro é o “intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover contratos de seguros, (…), entre as sociedades de seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, segundo a Lei 4.594.

Chega de conversa furada e conheça alguns filmes sobre corretores de seguros que o Tullio Dias e o João Golin selecionaram. Se você se lembrar de algum que faltou na lista, deixe nos comentários!


Pacto de Sangue

- Advertisement -

“Pacto de Sangue é um marco do subgênero do filme policial denominado pela crítica francesa de film noir, em que, de um modo geral, as obras possuem uma iluminação expressiva – influenciada pelo Expressionismo alemão – gerando um clima sombrio que reflete um mundo de luz e sombras no qual uma moral maniqueísta e uma divisão simplista entre “bons” e “maus” cede espaço à decadência e ambiguidade dos personagens – que vão desde o narrador em off, onisciente de toda a história depois de ela já haver ocorrido, até a figura marcante da femme fatale, perigosa e sedutora, causadora dos principais conflitos internos que assolam o herói/anti-herói.” – Leia a crítica completa da professora Ana Lúcia Andrade aqui.

Walter Neff (Fred MacMurray) é um corretor de seguros que é manipulado por uma femme fatale e tenta dar um golpe no seu marido. Mais do que uma obra sobre corretores de seguros, Pacto de Sangue é um daqueles filmes indispensáveis para a formação de qualquer um que ame cinema. Não tenha preconceitos com o fato dele ser em preto e branco, pois se trata de um filme muito especial, como é de costume se tratando de Billy Wilder.


Os Incríveis

TheIncrediblesOs Incríveis é sobre um mundo em que os super-herois tem que fingir serem cidadãos comuns depois de problemas que os herois geraram para a sociedade, envolvendo diversos processos. Os membros de sua família aparentemente comum também possuem superpoderes: seu filho corre em alta velocidade, sua mulher é elástica e sua filha adolescente consegue ficar invisível e criar campos de força. Tudo ocorre quase bem até que o Sr. Incrível entra em uma missão que na verdade é uma armadilha contra ele, aí seus familiares tem que juntar forças para resgatar o pai, que quando não está salvando o mundo(ou sendo salvo) é um pacato corretor de seguros.

João Golin


Se Meu Apartamento Falasse

The Apartment poster 2Sabemos que não é lá um filme sobre corretores de seguros, mas o C.C. Baxter (Jack Lemmon) trabalha numa empresa de seguros e costuma garantir que o seu apartamento estará seguro e preparado para que os seus chefes possam usufruir do recinto para seus casos extraconjugais. Portanto, Se Meu Apartamento Falasse tem o seu lugar garantido na nossa lista.

Venceu cinco prêmios da Academia, incluindo o Oscar de Melhor Filme, diretor e roteiro, com Billy Wilder colocando de vez o seu nome na lista de principais cineastas da história.

Tullio Dias


O Corretor

600full-the-adjuster-posterElias Koteas (também conhecido como o sósia de Robert de Niro) interpreta um corretor de seguros muito filho da puta chamado Noah, no drama O Corretor, de Atom Egoyan. A obra é bem estranha, mas talvez seja a mais interessante para quem quiser ver um pouco de ação da parte dos corretores, ao lado de Pacto de Sangue. Mesmo assim é pouco para dizer que se trata de um bom filme.

Noah encontra seus clientes e costuma leva-los para viver um motel por um tempo. Parte dos clientes são vítimas de incêndios, e Noah passa boa parte do tempo usufruindo do corpo das mulheres que contratam o seu trabalho, embora seja casado. Aliás, o grande lance de O Corretor é observar a quantidade de personagens e situações bizarras que o diretor oferece. A esposa de Noah trabalha assistindo material pornográfico para classificar o que pode ou não ser repassado para o grande público.

Tullio Dias


À Beira da Loucura

Quase deixamos de citar Sam Neill em À Beira da Loucura, do genial John Carpenter. O ator interpreta um investigador de seguros contratado por uma editora para localizar o enigmático escritor Sutter Cane, que desapareceu sem deixar vestígios, e sem entregar as valiosas páginas do seu trabalho mais recente. Ou seja, os responsáveis pelo contrato com o escritor ficaram com os cabelos em pé por conta do risco de perder dinheiro.

Ainda que seja uma obra menor na carreira de Carpenter, vale a pena conferir toda a loucura que habita a cabeça dos personagens malucos que fazem parte de À Beira da Loucura. E também, claro, para sacar a obstinação de um profissional da área. Dos seguros, não da loucura.

Tullio Dias


Feitiço do Tempo

groundhogdayImagine como Phil Connors (Bill Murray) deve ter ficado chateado com os constantes reencontros com o chato do Ned, seu antigo colega de escola, que vira um insuportável corretor de seguros. Não é a toa que Feitiço do Tempo está na lista de filmes mais engraçados de todos os tempos, pela American Film Institute.

Para quem não sabe do que se trata a história, Phil é um jornalista que começa a viver o mesmo dia repetidas vezes. Sim, você pode dizer que já viu uma porrada de filmes assim, mas todos eles foram influenciados por Feitiço do Tempo, provavelmente. Imperdível.

Tullio Dias


O Show de Truman

the_truman_show_poster_by_sahinduezguen-d4s7k5sEm O Show de Truman, Jim Carrey interpreta o protagonista de um reality show sobre a sua vida, mas ele não sabe disso. No filme, ele começa a desconfiar que tudo está muito estranho e eventualmente começa a questionar as coisas ao seu redor. Ele acaba descobrindo que é tudo parte de um programa de TV e que toda a vida dele foi uma mentira, até mesmo o emprego em uma companhia de seguros.

Direção de Peter Weir.

João Golin


Billy Pig

poste billy pigBilly Pig é sobre uma atriz frustrada (Marivalda) e seu marido (Wanderley), um corretor de seguros falido (se bem que corretores de seguros não costumam ser conhecidos por serem endinheirados). Marivalda começa a viajar errado com um porco chamado Billy, que insiste para ela dar um pé no maridão se ele não conseguir arrumar dinheiro para oferecer a ela uma vida melhor. O pobre coitado do rapaz fica perdidinho e acaba entrando numa maracutaia muito doida para agradar a mulher.

O elenco é formado por Selton Mello, Grazi Massafera, Milton Gonçalves, Preta Gil, Milhem Cortaz, dentre outros. A direção é de José Eduardo Belmonte.

João Golin


As Confissões de Schmidt

About Schmidt
Em As Confissões de Schmidt, de Alexander Payne, o personagem de Jack Nicholson é um ex-atuário (especialista em mensurar e administrar riscos) de uma companhia de seguros. Ele passa a ter dificuldades para encarar a sua nova rotina fora do trabalho e decide adotar uma criança africana. O personagem ainda tem que fazer uma viagem para chegar a tempo de participar do casamento de sua filha.

O filme recebeu duas indicações ao Oscar, Melhor Ator (Nicholson) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kathy Bates).

Tullio Dias


Quero Ficar Com Polly

260fullO corretor de seguros vivido por Ben Stiller na comédia Quero Ficar Com Polly desconhece o significado da palavra vida. Ao invés de viver, ele passa o tempo refletindo sobre o que é arriscado ou não. Tudo bem, afinal ele foi traído por sua esposa durante a lua de mel e depois disso passa a ter a chance de acreditar no amor novamente quando reencontra uma amiga antiga que trabalha como garçonete. Para um homem que planeja tudo nos mínimos detalhes para evitar correr riscos, será uma experiência e tanto.

Tullio Dias


[cinco]

Comentários