Top 5 – Filmes essenciais de Ingmar Bergman

Ingmar Bergman 1965 Regissör chef för Dramaten Stockholm

O sueco Ingmar Bergman foi um dos diretores de cinema mais aclamados de todos os tempos. A doçura poética de suas obras carrega diversos e profundos temas filosóficos. Aventurar-se no cinema deste diretor é um verdadeiro exercício metafísico. Ingmar trabalhou, especificamente com algumas pautas, como a “velhice”, o “tempo”, a “religião” e a “morte”. Porém, conforme mencionado, ele costumava velar tais temas através de uma produção fílmica caprichada, bela e harmônica. A seguir, selecionamos uma série de fascinantes filmes que se destacaram durante a carreira de Bergman:

 

  1. O Olho do Diabo:

“A castidade de uma mulher é um terçol no olho do Diabo”.

Uma comédia de destaque na filmografia de Bergman. A premissa possui seu foco na dualidade entre o espiritual e o carnal. Na história, o diabo é um dos principais personagens do filme e ele possui uma missão importante: impedir que uma jovem de vinte anos prestes a se case virgem. Para isso, ele envia Don Juan à Terra e este tenta persuadir a garota a perder a virgindade, divertindo os espectadores com suas ideias e argumentações.

O Olho do Diabo - Top 5

  1. A Fonte da Donzela:

Um drama pesado criado por Bergman, com uma aura perturbadora e marcado por violência física, moral e psicológica. Uma obra ousada do diretor que gira em torno (novamente) da religião, pois se passa em um período histórico em que o mundo se dividia entre o Cristianismo e o Paganismo. Na premissa, um casal de cristãos fervorosos pede que sua filha de quinze anos leve velas para a igreja da região e as acenda para a Virgem Maria. A menina é brutalmente estuprada por dois homens.

A Fonte da Donzela - Top 5

  1. Morangos Silvestres:

Esta produção tornou-se um dos trabalhos mais populares e aclamados do diretor. A passagem do tempo é o tema que tange a atmosfera do filme. O tempo carrega em si inúmeras emoções e induz o homem a várias considerações. A morte e as lembranças do passado são algumas dessas ideias que ele nos traz. É um filme reflexivo e extremamente poético que se passa nos planos do presente e do passado.

Morangos Silvestres - Top 5

  1. Quando Duas Mulheres Pecam:

Neste filme, praticamente apenas uma personagem possui diálogos e, portanto, esta produção é quase um monologo. Tal personagem expõe seus sentimentos e reflexões em suas falas. Bergman criou neste filme um de seus textos mais filosóficos que são bordados por uma densa atmosfera existencialista.

Quando duas Mulheres Pecam - Top 5

  1. O Sétimo Selo:

Baseado numa peça de teatro de autoria do próprio diretor, o filme apresenta um roteiro emblemático e simbólico, e sua história gira em torno das figuras de Deus e do Diabo, tendo a morte como ponto de partida. A ambientalização e fotografia soturnas mescladas com o perfil indagador das personagens e com um roteiro sublime, transmitem em conjunto um clima sombrio ao filme.

O Setimo Selo Top 5

Juliana Vannucchi