Os 30 Melhores Filmes Sci-fi dos Anos 2000

O Cinema de Buteco orgulhosamente apresenta os 30 melhores filmes de ficção-científica dos anos 2000.

A.I.-Artificial-Intelligence-2001-5

O QUE NÃO FALTOU NO CINEMA NOS ANOS 2000 FORAM OPÇÕES PARA OS AMANTES DA FICÇÃO-CIENTÍFICA. O carro chefe foi a frustrante trilogia de Star Wars, que graças ao próprio criador George Lucas escorregou e desagradou fãs e crítica, mas ainda tivemos muitas outras produções sci-fi dignas de nota, como você pode conferir em mais uma edição da nossa lista especial com os melhores dos anos 2000. Aprecie sem moderação.

Textos por João Paulo Andrade, Leonardo Lopes Carnelos, Mylena Soares e Tullio Dias.

Missao Marte Posters filmes sci-fi dos anos 2000
30- Missão: Marte
(Mission to Mars, Brian de Palma, 2000)

Neste filme, Brian de Palma nos apresenta uma dupla jornada dos astronautas em busca da colonização de Marte e da resolução de conflitos internos.

Crimes Temporais Filmes sci-fi dos anos 2000

29- Crimes Temporais (Los cronocrímenes, Nacho Vigalondo, 2007)

Uma divertida e intrigante história de como alguém capaz de viajar no tempo pode tornar-se seu próprio vilão. Um ótimo filme espanhol e pouco conhecido sobre Viagens no Tempo. 

poster guerra dos mundos

28- Guerra dos Mundos (War of the Worlds, Steven Spielberg, 2005)

“Como é comum na filmografia de Spielberg, o foco da obra não está na invasão extraterrestre, e sim na relação entre Ray (Cruise) e seus filhos Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning). O mundo inteiro está em colapso e Ray precisa aprender a deixar de ser um sujeito egocêntrico para conseguir garantir a sobrevivência de seus filhos. O lado paternal de Ray “nasce” diante o risco real da morte.”

Equilibrium poster - filmes sci-fi dos anos 2000

27- Equilibrium (Kurt Wimmer, 2002)

“Christian Bale vive em um futuro em que as emoções são reprimidas e as pessoas se tornam verdadeiros robôs. Com influências claras de Matrix, Equilibrium é um exemplar interessante da mistura de sci-fi com ação.”

Filmes sci-fi dos anos 2000 - Ensaio sobre a Cegueira

26- Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, Fernando Meirelles, 2008)

Baseado em livro homônimo de José Saramago e adaptado ao cinema pelo brasileiro Fernando Meirelles, vemos um grupo de pessoas voltando a barbárie após terem sido infectados por uma espécie de cegueira branca. As conseqüências são surpreendentes e assustadoras.

Poster Filmes sci-fi dos anos 2000 - Star Wars Episode III

25- Star Wars: Episódio III – A Vingança do Sith (Star Wars: Episode III – The Revenge of Sith, George Lucas, 2005)

A longa espera foi recompensada e neste filme finalmente somos apresentados a transformação do cavaleiro Jedi Anakin Skywalker no vilão do lado negro da força, Darth Vader.

Poster Melhores Filmes Sci-Fi dos anos 2000 - Primer

24- Primer (Shane Carruth, 2004)

“Assista quantas vezes quiser para perceber que não se trata de entendê-lo mas sim de perceber o que este filme causa em você. Primer é o sci-fi mais interessante dos últimos tempos. Uma mistura de Terrence Malick com Christopher Nolan. Um filme desafio. E para que serviriam os bons filmes se não para desafiar-nos?” 

Poster Alta Frequencia Melhores filmes sci-fi anos 2000

23- Alta Freqüência (Frequency, Gregory Hoblit, 2000)

Em mais um filme de viagem no tempo, um bombeiro começa a comunicar-se com seu filho 30 anos no passado com o intuito de concertar os erros cometidos nos anos que se passaram. 

Poster O Guia do Mochileiro das Galaxias - Melhores filmes de ficcao cientifica dos anos 2000

22- O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, Garth Jennings, 2005)

Baseado no livro homônimo de Douglas Adams, este filme é provavelmente a melhor mistura de ficção científica com o humor ácido e non-sense britânico. 

Poster Ficcao Cientifica anos 2000 - Matrix Reloaded

21- Matrix Reloaded (Lilly e Lana Wachowski, 2003)

Apesar de inferior ao primeiro filme, Matrix Reloaded conta com intrigantes cenas do encontro de Neo com o Arquiteto, além de ser diversão garantida com as cenas de perseguição na estrada.

Melhores filmes sci-fi dos anos 2000 - Paprika

 

20- Paprika (Satoshi Kon, 2006)

Se você gostou de A Origem você precisa urgentemente assistir Páprika, uma animação japonesa fantástica que certamente serviu de inspiração para Christopher Nolan. 

Poster A Estrada - Melhores Sci-fi Anos 2000

19- A Estrada (The Road, John Hillcoat, 2009)

“O autor de Onde os Fracos Não Têm Vez cria personagens em um mundo escuro e sem leis, onde homens perseguem crianças e mulheres apenas para saciar todas as suas necessidades. Talvez McCarthy tenha tido um momento realmente brilhante ao apresentar sua visão da nossa realidade atual em forma de uma sombria metáfora, afinal, não estamos tão longe de devorar uns aos outros apenas para garantir nossa sobrevivência.”

Melhores Filmes de Ação - Watchmen

18- Watchmen (Zack Snyder, 2009)

Watchmen é a adaptação cinematográfica de uma Graphic Novel homônima de grande sucesso. Além do fascínio que o personagem do Dr. Manhattan traz, o grande trunfo do filme é criar um universo paralelo pós Segunda Guerra Mundial factível respondendo a seguinte pergunta: como seria a história de nosso planeta se realmente existissem Super heróis com Super poderes?

Os Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - O Pagamento

17- O Pagamento (Paycheck, John Woo, 2003)

Mais um filme baseado em conto de Philip K. Dick, O Pagamento pode não ser uma grande realização audiovisual, mas conta com um roteiro extremamente inteligente, dinâmico e divertido, mostrando que uma boa ficção científica não precisa necessariamente ser repleta de malabarismos tecnológicos e sim de boas idéias e bons conceitos. 

poster serenity poster ficcao cientifica dos anos 2000

16- Serenity: A Luta pelo Amanhã (Serenity, Joss Whedon, 2005)

“Talvez Serenity seja tão elogiado por ser um resgate dos filmes sci-fi antigos, ou seja, ele sobrevive não apenas pelos méritos do seu roteiro e sim pelas homenagens aos clássicos antigos que faziam a alegria de toda uma geração.”

Filmes sci-fi dos anos 2000 - Sunshine

15- Sunshine – Alerta Solar (Sunshine, Danny Boyle, 2007)

“Depois de nos brindar com um paraíso afrodisíaco (A Praia), mostrar os excessos do mundo das drogas (Trainspotting) e apresentar zumbis chapados de ecstasy (Extermínio), Danny Boyle homenageia clássicos sci-fi com seu Sunshine.”

Poster Efeito Borboleta Filmes sci-fi anos 2000

14- Efeito Borboleta (The Butterfly EffectEric Bress, J. Mackye Gruber, 2004)

Efeito Borboleta baseia-se no conceito famosos da teoria do caos de que se uma borboleta bate as asas no Japão, então chove em Nova Iorque. Com isso em mente somos levados num thriller de ação, onde a viagem no tempo é vivenciada na mente do protagonista, que aos poucos aprende que todas as nossas ações ecoam pela eternidade.

poster space cowboys filmes sci-fi anos 2000

13- Cowboys do Espaço (Space Cowboys, Clint Eastwood, 2000)

Uma equipe de atores veteranos é escalada para fazer um filme extremamente carismático, da mesma forma que um grupo de astronautas experiente é chamado para “salvar a pátria”.

Filmes sci-fi anos 2000 - star trek

12- Star Trek (J.J. Abrams, 2009)

“Abrams sabe que queremos um filme de ação bem feito e que ainda respeite a série e tudo o que ela representa para seus fãs. E consegue fazê-lo.”

poster Avatar

11- Avatar (James Cameron, 2009)

Em Avatar, James Cameron mais uma vez redefine os conceitos de Blockbuster apresentando ao expectador um filme onde a tecnologia 3D vale a pena pela primeira vez. Avatar pode ter um roteiro batido onde um guerreiro é convertido ao inimigo após conhecer o seu ponto de vista da história, mas não podemos negar a grande realização técnica traduzida no espetáculo audiovisual que vemos na tela do cinema.

filmes sci-fi anos 2000 - fonte da vida

10- Fonte da Vida (The Fountain, Darren Aronofsky, 2006)

Darren Aronofsky discute em Fonte da Vida as questões existencialistas relativas ao amor e a imortalidade. Além da profundidade filosófica e do deleite audiovisual que o filme traz ao espectador, Hugh Jackman surpreende com uma atuação sensível e dramática. 

Sr Ninguem poster melhores sci-fi dos anos 2000

9- Sr. Ninguém (Mr. Nobody, Jaco Van Dormael, 2009)

Mr. Nobody conta a história de Nemo Nobody (Jared Leto), um homem de 118 anos e o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Nesse tempo, ele relembra vários anos reais (e imaginários) de sua vida, como infância, adolescência e casamento. Mr. Nobody se trata de possibilidades, escolhas que fazemos durante a vida e suas consequências, nos fazendo acreditar que, podemos ter tudo sem precisar optar. Com uma belíssima trilha sonora e uma fotografia carregada de sentimentos, Mr. Nobody nos deixa com várias questões a serem questionados e repensadas, imaginado como nossa vida poderia ser se tivéssemos escolhido um caminho diferente.

Layout 1

8- Distrito 9 (District 9, Neill Blomkamp, 2009)

Neill Blomkamp surpreende em seu filme de estréia a nos apresentar uma Johannesburgo distópica tomada por alienígenas vivendo em guetos, brigando por comida e dignidade. O realismo e e estilo de gravação documental colocaram os holofotes neste jovem diretor, que já lançou mais dois filmes de ficção científica, mas sem o mesmo sucesso de Distrito 9.

Wall-E

7- Wall-E (Andrew Stanton, 2008)

Depois de diversos sucessos, quando a Pixar resolveu fazer sua animação de ficção científica ela não deixou por menos e continuou sua sequência de grandes realizações. Wall-E conta a história de dois robôs que vivem num futuro distópico distante, mas com uma conexão com a nossa realidade que conquista a empartia dos expectadores. Repleto de cenas sensíveis e referências a diversos clássicos do gênero, Wall-E é uma animação obrigatória para os amantes do gênero ficção científica, sejam eles crianças, adultos ou idosos. 

poster donnie darko

6- Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)

“Bem mais que um filme de Halloween. Bem mais que um drama adolescente. Bem mais que um sci-fi assustador. Donnie Darko é uma daquelas obras que nos fazem respirar bem fundo depois que os créditos começam a surgir e refletir sobre “WTF acabei de assistir?”

Lunar Poster - Melhores Filmes sci-fi dos anos 2000

5- Lunar (Moon, Duncan Jones, 2009)

Lunar traz a história de um astronauta que reside na Lua para realizar manutenção em aparelhos de mineração. No enredo, aparecem diversos conceitos científicos descobertos recentemente e que nunca tinham sido usados no cinema, por isso o filme aos poucos vai tornando-se cult apesar de não ter feito tanto estardalhaço na sua época de estréia. Destaque para atuação de Sam Rockwell, para a dublagem de Kevin Spacey e para a utilização de Emoticons para expressar os sentimentos de um robô.

poster minority report

4- Minority Report: A Nova Lei (Minority Report, Steven Spielberg, 2002)

Baseado no conto de Philip K. Dick e dirigido por Steven Spielberg, Minority Report brinca com o fato da previsão do futuro poder alterar o curso natural da história, mas muito além disso, o filme torna-se um excelente thriller de ação estrelado por Tom Cruise em meio a diversas trauquitanas tecnológicas visualmente interessantes. O destaque fica mesmo para os jogos mentais criados por Dick e suas consequências.

5 - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrancas

3- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Michel Gondry, 2004)

“Quais as conseqüências de apagar de nossas mentes nossos traumas e momentos tristes? Será que não estaremos apagando também toda nossa experiência de vida? Este filme surreal, que conta com ótima atuação dramática do comediante Jim Carrey, responde esta pergunta.” 

poster inteligencia artificial

2- A.I.:Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence, Steven Spielberg, 2001)

Baseado no conto de Brian Aldiss: “Superbrinquedos duram o verão todo?”, o roteiro de Inteligência Artificial foi desenvolvido por mais de uma década por Stanley Kubrick, mas acabou sendo dirigido por Steven Spielberg. O filme se mostra um verdadeiro conto de fadas moderno, ao colocar David, uma criança robótica, escravizada a amar a sua mãe adotiva pela eternidade buscando incessantemente cumprir o seu objetivo de vida, ou melhor dizendo, sua diretriz pré-programada. Por mais que algumas pessoas não tenham gostado de seu desfecho, o filme é sensível, profundo e um deleito visual. 

poster children of men

1- Filhos da Esperança (Children of Men, Alfonso Cuaron, 2006)

O que aconteceria com a humanidade se as mulheres deixassem de engravidar?

Além de uma ótima distopia com crítica social e um thriller de ação, Filhos da Esperança excede no quesito técnico ao nos apresentar um plano seqüência de tirar o fôlego. É sempre ótimo quando o cinema desenvolve novas tecnologias, mas o maior triunfo do filme é o uso da nova tecnologia como um diferencial que reforça e melhora a experiência narrativa. Este misto de conteúdo e técnica cinematográfica renderam a Filhos da Esperança o primeiro lugar na lista de melhores filmes de Ficção Científica dos anos 2000 do Cinema de Buteco.

Leonardo Carnelos

Leonardo Carnelos é engenheiro mecânico aeronáutico, árbitro de tênis e responsável pelo blog Art Perceptions (www.artperceptions.com). Paulista, paulistano e palmeirense, acredita que a vida não faz sentido sem o estudo da Arte.