Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Melhores Filmes de 2016

#10

Decisão de Risco (Eye in the Sky, Gavin Hood, 2015) é um thriller sufocante que consegue envolver o seu espectador e criar um ambiente de tensão incrível, no qual ficamos apreensivos com o destino dos personagens e o impacto de cada decisão tomada.

“Gavin Hood nos leva a um universo no qual acompanhamos de perto o processo burocrático e minucioso de uma ação conjunta dos exércitos britânico e estadunidense diante do inimigo. Dentro de uma casa estão alguns dos nomes de uma temida lista de procurados, os quais incluem cidadãos desses próprios países. Esses terroristas aparentemente pretendem realizar um ataque com dois homens bombas naquele mesmo dia. Problema: uma operação que antes era de captura passa a ser de assassinato. No entanto, se enviarem um míssil, a explosão mata todos da casa e potencialmente uma menina (Aisha Takow) que está próxima ao local. Se não fizerem nada, homens bomba atacam.” (Dani Pacheco)

- Advertisement -

Um dos principais lançamentos da temporada, Decisão de Risco já foi reconhecido aqui no Cinema de Buteco na lista de destaques do primeiro semestre.

Recomendado para quem gosta de: Suspense, Drama, filmes que nos deixam ansiosos gritando com a tela, Mulheres no poder, Helen Mirren


#9

Capitão Fantástico (Captain Fantastic, Matt Ross, 2016) Um pai de família vive com seus seis filhos na floresta, adotando um estilo de vida bem diferente do que conhecemos. O diretor e roteirista Matt Ross evita maniqueísmos, não temos heróis ou vilões. Ben é ao mesmo tempo um pai amoroso e um ditador durão – numa ótima interpretação de Viggo Mortensen. Ele é bem firme em suas colocações, mas estimula o debate e aceita ser contrariado. O avô das crianças, vivido pelo ótimo Frank Langella, é uma figura abominável à primeira vista, mas logo se mostra uma pessoa carinhosa que cuida dos seus. E os filhos, apesar de viverem sob um esquema rígido de estudos e treinamentos físicos, são adoráveis e passíveis de erros. E a fotografia é a cereja do bolo, caracterizando muito bem o campo e a cidade. (Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro)

Recomendado para quem gosta de: Pequena Miss Sunshine, Na Natureza Selvagem, kits de sobrevivência na selva, Roadie movie

https://www.youtube.com/watch?v=ENGH8AKi9qY


#8

O Quarto de Jack (Room, Lenny Abrahamson, 2015) Uma história de amor entre mãe e filho. Uma história sobre uma jovem que é sequestrada, estuprada e que é forçada a criar um garoto enquanto trancada em um quarto por vários anos. É um filme difícil de assistir em função da sua história dura e triste, mas as atuações e química entre Brie Larson e Jacob Tremblay são suficientes para nos comoverem e prenderam na tela por cerca de duas horas.

O Quarto de Jack conquista principalmente em função das atuações do elenco e da dinâmica entre os protagonistas. A história de amor entre mãe e filho não deixa de ser um tema universal que vai comover muitos.

Recomendado para quem gosta de: adaptações, crianças encantadoras, mãe e filho, filmes sobre sequestro


#7

A Grande Aposta (The Big Short,Adam McKay, 2015) Economia não é um tema fácil de entender. No entanto, é possível tentar compreendê-lo e os realizadores de A Grande Aposta tornaram isso possível.

Com bastante humor, explicações na narração e conversas diretas com o espectador – tanto por meio dos personagens quanto de celebridades convidadas -, conseguimos captar a crítica feita pelo filme e entender um pouco os fatores que resultaram na crise de 2008.

Recomendado para quem gosta de: filmes baseados em história real, crise imobiliária, gente oportunista, Margin Call


#6

Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, Tom McCarthy, 2015) Por que venceu o Oscar de melhor filme? Sim, temos um elenco espetacular e um tema relevante, mas o que faz de Spotlight uma produção aclamada é a maneira com que o drama nos toca com a longa batalha dos jornalistas de Boston contra a Igreja Católica e advogados; um roteiro fiel e com personagens cativantes. Acompanhar a produção jornalística também não deixa der ser uma aula para atuais e futuros profissionais da área. Esse é daqueles filmes que docentes vão adorar passar aos seus alunos na hora de ensinar sobre Jornalismo.

Inclusive, o Cinema de Buteco faz questão de recomendar uma lista que produzimos com alguns dos melhores filmes sobre jornalismo já produzidos. Leia aqui!

Recomendado para quem gosta de: História real, jornalismo, filmes de investigação, trabalho em equipe