Melhores Filmes Sobre o Espaço

Tullio Dias e Leonardo Carnelos selecionaram os melhores filmes que se passam no espaço. Qual é o seu favorito?

Melhores filmes que se passam no espaço - Trailer legendado de Perdido em Marte

PERDIDO EM MARTE É UM DOS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DO MÊS DE OUTUBRO e é também o quarto filme sci-fi da carreira de Ridley Scott. Aproveitamos o momento para relembrar algumas outras produções que acontecem bem longe do planeta Terra e o resultado foi essa enorme lista com sugestões com os melhores filmes sobre o espaço (ou que se passam no espaço). Se tiver faltado alguma obra na lista, não deixe de comentar falando um pouco da produção que ficou de fora:


35- Jason X, de Jim Isaac (2001)

“Ok, calma! Foi apenas uma brincadeira para descontrair. Não precisa fechar a janela sem ver todos os os outros 34 filmes lembrados aqui.

De qualquer maneira, Jason X é um exemplar diferenciado na franquia Sexta-feira 13. É quase como se o roteiro tivesse a intenção de ser uma espécie de refilmagem de Alien, O Oitavo Passageiro. A diferença mais sem noção é que nosso assassino favorito deixa a machete de lado para realmente lutar com alguns dos personagens. Sem dúvidas, é uma das obras que se passam no espaço mais bizarras a que já assisti. E fora a participação breve do cineasta David Cronenberg, existem poucos motivos melhores que apenas a curiosidade para se assistir ao filme. ”

Melhores filmes que se passam no espaço - Jason X


34- Spaceballs – S.O.S. Tem Um Louco Solto no Espaço, de Mel Brooks (1987)

Até pensei em incluir Missão: Marte,de Brian De Palma, na nossa lista especial, mas aí lembrei de uma certa comédia do final dos anos 1980. Spaceballs é provavelmente uma das melhores paródias já produzidas na história do cinema. Estrelado, escrito e dirigido por Mel Brooks, o longa-metragem faz piada com todo o universo fantástico criado por George Lucas na franquia Star Wars. Bill Pullman, Rick Moranis (como a versão do Darth Vader) e John Candy (vivendo uma versão hilária do Chewbacca) completam o elenco.

Além de Star Wars, outras franquias espaciais também são devidamente homenageadas: O Planeta dos Macacos, Alien e Star Trekk recebem um tratamento especial, daqueles de arrancar boas gargalhadas do público.

Melhores filmes que se passam no espaço - 002_spaceballs_blu-ray


33- Dark Star, de John Carpenter (1974)

Para quem sentiu a falta de Fantasmas de Marte na nossa lista, saiba que no começo da sua carreira, o mestre do horror John Carpenter dirigiu um divertido sci-fi chamado Dark Star. Criado originalmente como um curta-metragem na faculdade, a produção é encarada como uma sátira do clássico 2001, de Stanley Kubrick. A narrativa acompanha uma tripulação que está no espaço há duas décadas e tem a missão de destruir planetas instáveis demais para serem colonizados no futuro.

Uma curiosidade: Dan O’Bannon, autor do roteiro de Alien, O Oitavo Passageiro, dividiu os créditos do script com Carpenter e também atua.

Melhores filmes que se passam no espaço - Filmes que se passam no espaço - Dark Star


32- Armageddon, de Michael Bay (1998)

“O mundo está acabando e nossa única salvação é treinar Harry Stamper (Bruce Willis) e sua equipe de perfuradores de altas profundidades para que tornem-se astronautas e coloquem bombas atômicas no interior do asteróide que está em rota de colisão com a Terra. Só por isso o filme já valeria a pena, mas ainda temos a trilha sonora de Aerosmith, Billy Bob Thornton como um especialista da NASA e o casal apaixonado formado por Liv Tyler e Ben Affleck.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - armageddon bruce willis


31- Prometheus, de Ridley Scott (2012)

“Embora tenha uma ligação muito forte com os dois primeiros filmes da franquia Alien, a produção estrelada por Noomi Rapace, Charlize Theron, Idris Elba e Michael Fassbender consegue muito bem se sustentar sozinha. Infelizmente ela cria algumas confusões para a compreensão dos outros filmes, mas os defensores insistem que está tudo bem conectado e que Prometheus responde muitas dúvidas antigas dos fãs da série. A dica é conferir O Oitavo Passageiro e Aliens – O Resgate para ficar com tudo fresquinho na cabeça e poder entender o motivo que levará os admiradores mais antigos a darem gritinhos de empolgação e inclinarem seus corpos para frente, completamente tensos com o que se assiste na tela.

Prometheus conta a história de uma expedição que viaja até um planeta distante para tentar descobrir as origens de nossas vidas. Liderados por Mereditch Vickers (Theron) e auxiliados pelo andróide David (Fassbender), a equipe do casal Elizabeth Shaw (Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) vai parar em um mundo onde a busca da vida pode representar a morte e um perigo letal para o planeta Terra.”

Melhores filmes que se passam no espaço - Michael-Fassbender-as-David-in-Prometheus


30- Avatar, de James Cameron (2009)

“Por mais que o roteiro seja simples e batido, mostrando um agente infiltrado sendo convertido pelo inimigo, Avatar é um desbunde audio-visual criado pro James Cameron, expandindo assim as possibilidades de imersão ao assistir um filme 3D nos cinemas. Por mais que o longa-metragem tenha dividido opiniões de forma tão extrema: ame-o ou odeie-o, é preciso reconhecer que Avatar é mais um marco na história do cinema.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Avatar


29- Assassinos Cibernéticos, de Chistian Duguay (1995)

“Baseado num conto de Philip K. Dick chamado Second Variety (Segunda Variação), Assassinos Cibernéticos conta a história de Coronel Hendricksson em Sirius 6B, um planeta distante da Terra que foi palco de diversas guerras por conta dos minérios que lá haviam. Acontece que o planeta foi tomado por uma arma robótica e auto-replicante criada para eliminar toda e qualquer forma de vida inimiga. O que ele não esperava é que tal arma começasse a evoluir enquanto se multiplicava. Tudo isso com o carisma do ator Peter Weller, altamente reconhecido e estigmatizado como o policial Murphy de Robocop.”(Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Screamers


28- O Enigma do Horizonte, de Paul W. S. Anderson (1997)

“Com diversos atores carismáticos do mundo sci-fi como Laurence Fishburne (Matrix), Sam Neill (Jurassic Park) e Kathleen Quinlan (Apollo 13), O Enigma do Horizonte mostra pela primeira vez nos cinemas o conceito de buraco de minhocas para encurtar as distâncias da viagem espacial. Mesmo que seu final tenda para um filme de terror trash, o longa-metragem tem espaço reservado no coração dos fãs de ficção científica.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Enigma do Horizonte


27- Serenity – A Luta Pelo Amanhã, de Joss Whedon (2005)

“Considerado por muitos críticos como um dos filmes de ficção-científica mais marcantes dos últimos anos, Serenity mostra um grupo de contrabandistas espaciais que passa a ser perseguido por um perigoso assassino que quer capturar uma das tripulantes que é telepata. O problema é que além de telepata, a jovem River (Summer Glau, de uma infinidade de outros seriados) é também uma verdadeira arma letal e consegue ser um páreo duro para Beatrix Kiddo (Uma Thurman) de Kill Bill.

Talvez Serenity seja tão elogiado por ser um resgate dos filmes sci-fi antigos, ou seja, ele sobrevive não apenas pelos méritos do seu roteiro e sim pelas homenagens aos clássicos antigos que faziam a alegria de toda uma geração. A verdade é que apesar de todo o clima de sessão da tarde “futurista”, Joss Whedon fez um filme empolgante e que não obriga o espectador a refletir e pensar o tempo inteiro sobre as conspirações políticas que servem de pano de fundo para todo o desenvolvimento do roteiro.”

Melhores filmes que se passam no espaço - Serenity A Luta pelo Amanhã


26- O Quinto Elemento, de Luc Besson (1997)

“Num futuro bem colorido, o taxista Korben Dallas (Bruce Willis) recebe o chamado para ação, fazendo com que abandone o seu mundo comum para proteger um dos tesouros da humanidade, personificado na linda Leeloo (Mila Jovovich). Um excelente exemplo de filme com conceitos de ficção científica simples para suportar um ótimo roteiro de ação.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - O Quinto Elemento

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.