Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Melhores Filmes Sobre o Espaço


25- Elysium, de Neill Blomkamp (2013)

“A estreia de Wagner Moura em Hollywood não poderia ser mais interessante. Em Elysium, segundo longa-metragem do cineasta Neill Blomkamp, nosso eterno Capitão Nascimento interpreta um “pseudo” terrorista que trabalha com o personagem de Matt Damon para combater a desigualdade social e a chance de toda a população do planeta ter os mesmos direitos. Elysium pode até não ser melhor que Distrito 9, mas certamente deixa uma excelente reflexão sobre a questão dos imigrantes ilegais, que já havia sido abordada de maneira brilhante no trabalho anterior de Blomkamp. Um sci-fi tenso e com belos efeitos visuais.”

- Advertisement -

Melhores filmes que se passam no espaço - Elysium


24- Sunshine – Alerta Solar, de Danny Boyle

“Depois de apresentar uma história de suspense e assassinato entre jovens amigos (Cova Rasa); mostrar o submundo do vício nas drogas (Trainspotting); uma história romântica às avessas (Por Uma Vida Menos Ordinária); a utopia de paraíso (A Praia); e zumbis esfomeados (Extermínio), o diretor inglês Danny Boyle se aventurou no universo da ficção científica e trouxe um filme inspirado em clássicos como 2001: Uma Odisséia no Espaço, Solaris entre vários outros.

Imagine que no ano de 2057 o sol está nos seus últimos momentos e um grupo de astronautas parte na missão de salvar a vida no planeta Terra. Junto da espaçonave carregam uma bomba atômica que poderia alimentar a energia solar, evitando a extinção da espécie humana. Ok. Percebemos o cunho político/social envolvendo o aquecimento global e suas futuras consequências na nossa vida.”

Melhores filmes que se passam no espaço - Sunshine Alerta Solar


23- Duna, de David Lynch (1984)

“Ficou a cargo de David Lynch tornar realidade nas telas o aclamado livro de Frank Hebert. Duna é um dos clássicos da ficção científica que nos transporta para um mundo extremamente distante para discutir problemas da nossa realidade atual como as guerras entre países e o domínio sobre o petróleo (spice, no caso do filme). Duna é um longa-metragem obrigatório pela combinação de talentos desde a criatividade do escritor até a interpretação audio-visual do diretor.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Duna


22- Fonte da Vida, de Darren Aronofsky (2006)

“Numa das três histórias contidas em Fonte da Vida, Darren Aronofsky nos transporta para um planeta que possui a árvore que pode ser a resposta para um dos grandes dilemas da vida: como viver para sempre? Mas a resposta que Tom (Hugh Jackman) precisa responder é a seguinte: o que é imortal de verdade? A vida? Ou o amor?” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - fonte da vida


21- Star Trek – A Ira de Khan, de Nicholas Meyer (1982)

“A segunda aventura da Enterprise conta a história de vingança do super-humano Khan após ficar exilado por 15 anos. Decidido a fazer Kirk (William Shatner) pagar pela morte de sua esposa, o vilão tenta roubar um artefato chamado “Genesis”, que é capaz de criar vida em um planeta morto.

Star Trek – A Ira de Khan merece o seu lugar ao sol na história do cinema não por ser um bom filme, mas por ser o primeiro longa-metragem a incluir uma sequência gerada inteiramente por computação gráfica. O feito é visto durante a demonstração do funcionamento do artefato Genesis em um planeta morto. A cena pode passar batida para a nossa geração tão acostumada com efeitos especiais, mas para a época foi muito importante e marcou a história da Industrial Light and Magic, de George Lucas.”

Melhores filmes que se passam no espaço - star trek - a ira de khan


20- Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg (1977)

“A vida de um homem é virada ao avesso depois que ele acidentalmente faz contato com uma nave espacial. Convencido de que algo muito especial está para acontecer, ele passa a viver o dia inteiro apenas relembrando a sua experiência e com isso acaba brigando com sua família e perdendo o emprego.

Há uma grande comoção quando se fala de Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Ele sempre surge em listas de grandes sci-fi da história do cinema e isso acaba gerando uma certa expectativa do espectador, ainda mais quando sabe que Spielberg é o homem responsável pelo filme. No entanto, não consegui entender o motivo para tantos elogios. A assinatura de Spielberg está presente: uma criança desaparece, há uma relação pai/filho delicada, a mãe amável, as autoridades pouco confiáveis, a trilha sonora do John Williams, a megalomania com efeitos especiais etc. Está tudo lá, mas ainda assim Contatos Imediatos parece deixar algo a desejar, algo no ar.”

Melhores filmes que se passam no espaço - Contatos-Imediatos-do-3-grau-12


19- Tropas Estelares, de Paul Verhoeven (1997)

“Baseado no livro homônimo de Robert A. Heinlein, Tropas Estelares é uma história pioneira quando o assunto é ficção científica militar, mas sua adaptação para o cinema é menos lembrada do que todos os filmes subseqüentes que ele chegou a inspirar e influenciar.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Tropas Estelares


18- O Vingador do Futuro, de Paul Verhoeven (1990)

Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) está tendo mais um de seus constantes pesadelos e quando acorda, é consolado pela esposa, Lori (Sharon Stone), mas nada funciona. Nem aquela transa matinal tão querida entre os homens. O grandalhão cismou que quer ser mais do que um mero escavador e decide comprar falsas lembranças para viver sua experiência em Marte, mas ele descobre que é um agente secreto super badass e precisa lidar com um pepino de outro mundo.

Baseado numa obra de Phillip K. Dick, o filme de Verhoeven é daqueles que pode não deixar uma boa primeira impressão em alguns cinéfilos, mas que cedo ou tarde acaba caindo nas graças dos fãs de boas ficções-científicas. Como se não bastasse ter uma história inteligente e cativante, o filme ainda pode se dar ao luxo de mostrar o encontro de Schwarzenegger com a musa do cinema no começo da década de 90, sem falar na genial (e subversiva) mente do holandês Paul Verhoeven. Indispensável.”

Melhores filmes que se passam no espaço - totalrecall1


17- O Planeta dos Macacos, de Franklin J. Schaffner (1968)

“Baseado no clássico livro homônimo de Pierre Boule, Planeta dos Macacos começa com uma viagem interplanetária feita com velocidade alta o suficiente para que o tempo se torne relativístico. Um filme que pode não ser lá tão bem executado, mas com uma história que levanta tantas questões importantes, e com personagens tão carismáticos como o comandante Taylor (Charlton Heston), a macaca cientista Zira (Kim Hunter), o experiente orangotango Dr. Zaius (Maurice Evans) e Nova (Linda Harrison) vivendo uma espécie de Eva.

Um verdadeiro clássico do gênero não só pela força de sua cena final, mas por que já rendeu outros sete filmes entre continuações e releituras.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Planeta dos Macacos


16- Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, de George Lucas (1977)

“Em meio ao letreiro inicial que vaga pelo espaço dando ao espectador a noção de profundidade e imensidão, somos jogados numa batalha intergaláctica sem precedentes na história, mas que na verdade foi inspirada em A Fundação, de Isaac Asimov que por sua vez baseou-se na queda do Império Romano. Tudo isso embalado pela música vibrante de John Williams. Não é a toa que Star Wars conquistou uma legião de fãs desde o lançamento de seu primeiro filme, e hoje possui uma incalculável extensão de continuações, adaptações literárias, video-games, parques temáticos, action figures e todos os tipos de produtos possíveis e imagináveis com seu logo estampado.” (Leonardo Lopes Carnelos)

Melhores filmes que se passam no espaço - Star Wars