Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Melhores Filmes Sobre o Espaço


5- Wall, de Andrew Stanton (2008)

WALL•E  é uma experiência arriscada para os criadores da Pixar: é uma história, que em termos de inventividade será dificilmente superada pelo estúdio, conhecido sobretudo por sua capacidade de criar surpreendente e cujo padrão de qualidade é notório. O fato é que WALL•E é o melhor filme por eles realizado até hoje, e o mais ambicioso, pois investe numa narrativa que se dá praticamente em duas partes sendo que a primeira não possui praticamente nenhum diálogo, e a segunda nos apresenta referências diretas a uma obra prima do cinema: 2001: Uma odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Mas vamos por partes.” (João Andrade)

- Advertisement -

Melhores filmes que se passam no espaço - WALL-E


4- Gravidade, de Alfonso Cuáron (2013)

“O filme é centrado na Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock), uma engenheira médica em sua primeira viagem ao espaço para o reparo de um satélite, acompanhada do tenente Matt Kowalski (George Clooney), em sua última viagem antes de se aposentar. Até que o choque contra os destroços de um satélite russo a deixa literalmente sem órbita, tendo de ficar atada ao personagem de Clooney para chegar a uma estação espacial antes de ficar sem oxigênio.” (João Andrade e Larissa Padron)

Melhores filmes que se passam no espaço - Gravidade


3- Interestelar, de Christopher Nolan (2014)

“Em Interestelar, o planeta Terra foi vítima de uma praga que atingiu a agricultura e causou fome e miséria ao redor do planeta. A sobrevivência se torna uma luta contra o relógio e não existe esperança do governo solucionar o problema. Prova disso é que as crianças são educadas para acreditarem que o homem nunca pisou na lua e que a NASA é uma fábrica de mentiras tão como Hollywood. Cooper (McConaughey) é um ex-piloto que mora com seu sogro (John Lithgow) e seus dois filhos, mas tem pesadelos diários que o fazem ter certeza que ainda há algo no mundo para ele fazer. Um senso de urgência o que o cega para as coisas realmente importantes. Sua oportunidade surge num belo dia, e ele se descobre no meio de uma expedição para procurar um novo planeta para assegurar a sobrevivência da humanidade.

Em diversas cenas, Nolan faz questão de nos situar sobre nossa verdadeira importância no universo: diante a grandeza da nossa galáxia, até mesmo uma enorme nave espacial se torna um mosquito. Somos insignificantes e predestinados a sofrer pelas consequências de nossos excessos ou apenas pela nossa incompetência diante as decisões da natureza, do destino, da vida.”

Melhores filmes que se passam no espaço - interestelar


2- Alien, o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott (1979)

“Começando pelo impactante slogan: “No espaço, ninguém ouvirá seus gritos” e com uma trilha sonora inspirada de Jerry Goldsmith, a primeira parte da franquia Alien apresentou para o público uma verdadeira mulher fatal, ao contrário dos exemplos dos filmes noir.

O filme estrelado Sigourney Weaver (Avatar) apresenta uma nave espacial viajando de volta para o planeta Terra e recebendo uma estranha e misteriosa transmissão desconhecida. Pelas “leis espaciais” ou alguma besteira burocrática (até no espaço tem isso, cara), eles são obrigados a atender a chamada e descobrir o que está acontecendo. Os sete tripulantes (oito com o gatinho, como diz o nosso crítico internacional Lucas Paio) ficam contrariados, mas acabam aceitando desviar a rota para investigar. Dizem que o que está ruim, costuma ficar pior e Alien – O Oitavo Passageiro é exatamente “o filme” desse ditado. Os tripulantes vão parar em um planeta deserto e descobrem uma ameaçadora forma de vida, que acaba atacando um deles. Logo alguns mistérios são desvendados e eles descobrem que se meteram numa encrenca mais complicada do que ficar sem dinheiro para pagar a conta do bar.”

Melhores filmes que se passam no espaço - Alien


1- 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (1968)

2001 – Uma Odisséia no Espaço é certamente o filme mais grandioso de todos os tempos quando tenta através de imagens pensar na busca (mesmo que ficcional) de uma explicação para o lugar do homem no universo, e como a presença humana se inscreve na existência. Uma viagem às origens da nossa espécie até o que parece ser o infinito, desenvolvida em parceria com o escritor Arthur C. Clarke (que lançou um livro homônimo à época do lançamento do filme), retorna a um instinto básico do homem como meio de explicá-lo: a vontade de controle, de potência.” (João Andrade)

Melhores filmes que se passam no espaço - 2001