Filmes de Halloween Favoritos

 especial filmes de halloween

A EQUIPE DO CINEMA DE BUTECO SE REUNIU PARA PREPARAR ALGO ESPECIAL PARA O HALLOWEEN. Confira uma seleção com os nossos filmes de Halloween favoritos, e só para esclarecer são dez produções que de alguma maneira tem alguma relação com a data, seja com o tema do filme ou mesmo por nossas lembranças pessoais envolvendo o dia das bruxas.

O Halloween começou como uma celebração pagã e acabou sendo adaptada pela Igreja Católica, que abriu espaço para a comemoração em seu calendário. A lenda celta original falava sobre os espíritos dos mortos que vagavam pela terra em busca de um novo corpo para possuir até o ano seguinte. Ou seja, era bem casca grossa, mas depois da intervenção da Igreja, a lenda perdeu sua força e a data ganhou outros sentidos. Para saber mais sobre a origem do Dia das Bruxas e como foi que inventaram o nome “Halloween”, clique aqui para ler um excelente artigo do site Boca do Inferno.

Veja a lista completa e deixe a sua opinião contando qual o seu filme filme favorito para o Halloween.


Filmes de Halloween - HalloweenHalloween

de John Carpenter

Enquanto muita gente se lembra justamente das bruxas e das vassouras, o Halloween ganhou uma cara especial depois que John Carpenter inventou a música tema e o psicopata de uma das principais franquias de horror do cinema. Dia das Bruxas sem Michael Myers não tem mais graça. Na verdade, eu aconselharia todo o cuidado do mundo na hora de comemorar o Halloween por aí, especialmente se você for virgem… (Tullio Dias)

 

 


 

Fome AnimalFilmes de Halloween - Fome Animal

de Peter Jackson

Muito antes de se embrenhar pela Terra Média e colecionar estatuetas douradas, Peter Jackson fazia pérolas de baixíssimo orçamento como sua estréia, Náusea Total, e esta obra-prima da tosqueira. Fome Animal é um clássico trash do início ao fim, cheio de momentos memoráveis como o macaco-rato da Sumatra, orelhas caindo na sopa durante o jantar, o nascimento de um bebê-zumbi, intestinos com vida própria, diálogos primorosos (“Sua mãe comeu o meu cachorro!”) e um desmembramento em massa de zumbis com um carrinho de cortar grama. Vi pela primeira vez quando era criança, num desses Cine Trash da vida, e nunca mais esqueci. (Lucas Paio)

 


 

Filmes de Halloween - Donnie Darko - posterDonnie Darko

de Richard Kelly

Geralmente as pessoas pensam em filmes de terror ao pensar no Halloween, bem, Donnie Darko até tem terror, mas não é apenas isso, ele é um romance adolescente, um drama familiar, o estudo de um personagem com doenças mentais e um filme de viagem no tempo. E é fantástico em todos esses pontos, além de ter um tom fatalista e melancólico que conduz a narrativa, o longa-metragem também é um confuso de se entender, existem 4 linhas temporais nele, é quase um quebra-cabeças, mas mesmo assim é uma obra prima. (João Golin)


 

Filmes de Halloween - E.T. o extra terrestre - posterE.T. – O Extraterrestre

de Steven Spielberg

Quando o assunto é Halloween, o que vem a mente de muitas pessoas são filmes macabros e sangue, muito sangue. Mas dificilmente alguém se lembra dos clássicos da Sessão da Tarde com classificação livre. Em E.T., Elliot (Henry Thomas) e Michael (Robert MacNaughton) aproveitam o evento para sair com ET de casa, cobrindo-o com um lençol para enganar sua mãe que ele é Gertie (Drew Barrymore). A cena rende um dos momentos mais engraçados do filme, quando ET vê alguém vestido de Yoda e começa a correr gritando “Home, home”. Se isso não é uma boa lembrança de Halloween… Você não teve infância! (Larissa Padron)

 


 

Filmes de Halloween - deixa ela entrar - posterDeixa Ela Entrar

de Tomas Alfredson

Filme sueco seco e realista, no Brasil, foi lançado na mesma semana que Crepúsculo, e também trata de um romance vampiresco adolescente, porém, esse filme é tão maduro, tão adulto e tão cruel, que é certamente um dos melhores filmes de vampiro de todos os tempos, se não o melhor. Ao menos, ele é o meu favorito. No filme, ao contrário da versão norte-americana, as crueldades da história são passadas de forma sutil, deixando-o extremamente fatalista e trágico, e embora o filme americano seja muito bom, não deveria ser comparado à essa obra prima sueca. Uma obra tão sombria não deveria ser esquecida no Halloween. (João Golin)

 


 

Filmes de Halloween - O corvo - posterO Corvo

de Alex Proyas

Se tratando de um filme que se passa justamente na época do dia dos mortos, certamente é impossível deixar de ter uma admiração especial por O Corvo. É muito mórbido lembrar que Brandon Lee perdeu a sua vida durante as filmagens, e que o seu próprio personagem havia sido assassinado no começo da trama. Dirigido por Alex Proyas, o roteiro chega perto de evocar as origens celtas do Halloween e apresenta um morto vivo que volta para conseguir a sua vingança. (Tullio Dias)

 


Filmes de Halloween - Alien o oitavo passageiro - poster

Alien, O Oitavo Passageiro

de Ridley Scott

Ano após ano, eu continuo sem saber em qual gênero cinematográfico encaixar Alien, O Oitavo Passageiro, de 1979. Hoje, depois de incontáveis sessões dessa obra-prima do diretor Ridley Scott, estou dividido entre três categorias: ficção científica (por motivos óbvios), cult (hoje em dia, quase tudo o que tem mais de 20 anos e não é tosco, torna-se cult, seja de cult-ura ou cult-uado, infelizmente) ou suspense (minha inclinação maior nesses últimos anos). Nesse all hallows’ evening, a fim de evitar os lugares-comuns e poupar os sustinhos a base de zumbis, vampiros e espíritos que andam muito requisitados por aí, vale a pena investir na sina da tripulação da USCSS Nostromo em sua visita ao tenebroso LV-426. O combo diversão + apreensão é garantido para aqueles que andam cansados de tripas espalhadas pela tela e sustos a granel. (João Gabriel)

 


 

Filmes de Halloween - Häxan posterHäxan

de Benjamin Christensen

A crença em fenômenos sobrenaturais para explicar os acontecimentos do mundo é tão antiga quanto as primeiras civilizações, a crença em demônios e em bruxas é natural para o homem primitivo. Häxan aborda a crença da bruxaria na idade média, faz um interessante estudo sobre as bruxas na idade média e faz uma relação entre essas crenças e algumas doenças mentais. Uma perspectiva bastante lúcida sobre superstições que mesmo depois de quase 100 anos continua bastante relevante e atual. (João Golin)

 


 

A Noite dos Mortos VivosFilmes de Halloween - A noite dos mortos vivos - poster

de George Romero

Muito antes do “boom zumbi” que assola o planeta nos dias de hoje, no dia 18 de abril de 1996, às 15:15 para ser mais exato, naqueles bons e velhos tempos em que a rede Bandeirantes reinava em 9 de cada 10 casas de todas as crianças que estudavam na Escola Estadual Pandiá Calógeras (em Belo Horizonte), começava a ser exibido o filme A Noite dos Mortos Vivos, no CineTrash. Ficar preso em uma casa cercada por zumbis durante uma noite inteira é algo extremamente assustador, principalmente para uma criança de 10 anos . Este filme representou por muitos anos tudo que poderia haver de mais assustador no mundo, com certeza um clássico e vale a pena ser visto e revisto. (Joubert Maia)



Nota:[cinco]

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.