Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os 10 Melhores Filmes Com Robert Downey Jr.

Melhores filmes com Robert Downey Jr.

Se tem uma palavra que define Robert Downey Jr. é versatilidade. Com 48 anos de idade e 43 de carreira existem poucos atores que passaram por altos e baixos tão intensos em sua trajetória. Indicado a dois Oscars e vencedor de dois Globos de Ouro, o ator tem experiência com cinema e TV. De mega sucessos de bilheteria a completos fracassos. De filmes muito bem avaliados pela crítica a Na Companhia do Medo e Soltando os Cachorros. De 16 meses na prisão a um salário de US$ 50 milhões em menos de 10 anos. De um vício irrefreável em drogas e um péssimo comportamento a queridinho de Hollywood.

Mas independente da qualidade de alguns de seus filmes e dos problemas pessoais, é nítido o gosto de Downey Jr. por papéis desafiadores e sua completa dedicação a eles, afinal que americano seria indicado ao Oscar por interpretar Chaplin? E que branco seria indicado ao Oscar por interpretar um negro?

- Advertisement -

Assim como ele, não tivemos nenhuma humildade para falar de seus grandes momentos na telona, confira abaixo os  10 melhores filmes com Robert Downey Jr.:

1 – Assassinos por Natureza

Mallory (Julliete Lewis) e Mickey (Woody Harrelson) formam uma dupla grotesca de serial killers. Eles empreendem uma caminhada sem rumo, eliminando qualquer um que cruze seus caminhos. O repórter sensacionalista Wayne Gable (Robert Downey Jr) dá a trama o elemento chave, representando a mídia sufocante e massiva, e ajuda a “lenda” a viver, popularizando a imagem do casal de psicopatas que aterrorizou muita gente nos EUA na década de 60. O filme é baseado na história do casal Charles Starkweather e Caril Ann Fugate, conhecidos por terem assassinado 11 pessoas à tiros, sem demonstrar qualquer remorso aparente. Terrence Malick já havia feito uma adaptação da história em Terra de Ninguém, seu primeiro longa-metragem. É possível perceber que Malick foi mais sutil na maneira de retratar os assassinos, ao contrário do sensacionalismo forte da obra de Oliver Stone. (Julyano Abnner)

2 – Zodíaco

Paul Avery (Downey) tinha boas fontes e um faro treinado para investigações, o que era bem útil para seu trabalho como repórter policial do San Francisco Chronicle. Mas nem mesmo ele ficou imune ao assassino em série Zodíaco, que aterrorizou a região no fim dos anos 60. Z gostava da atenção – tanto que exigia a publicação de suas cartas e charadas que indicariam sua verdadeira identidade. O jornalista interpretado por Robert Downey Jr. foi um dos personagens envolvidos pela trama do assassino, uma investigação que fisgou também o detetive David Toschi (Mark Ruffalo) e principalmente o cartunista do Chornicle, Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), cujo trabalho paralelo ao da polícia pode ter rendido a melhor conclusão possível para um caso antigo, que deixou poucos sobreviventes e pistas frias. Diferente de seus colegas de elenco, Downey não tinha qualquer semelhança com o Avery da vida real e sequer pôde conversar com ele, já que o repórter faleceu alguns anos antes do filme de David Fincher. O que faltava em semelhança física foi compensado pelo timing sempre competente do ator, que supostamente captou o espírito brincalhão do personagem ao mesmo tempo em que teve liberdade para criar. Malandro, sagaz e beberrão, o Paul Avery de Robert Downey Jr. é vai de alívio cômico a um homem sombrio em uma trama densa sem finais muito felizes. (Nathália Pandeló)

Melhores filmes com Robert Downey Jr. - Zodíaco

3 – Trovão Tropical

Downey Jr. ficou com certo receio de interpretar Kirk Lazarus, mas acabou aceitando o convite para a felicidade geral dos cinéfilos. O resultado foram indicações ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar e Globo de Ouro, de 2009. Com um personagem inspirado em Daniel Day-Lewis, Russell Crowe e Colin Farrell, Downey Jr. ousou e se deu muito bem brincando de interpretar um ator negro no meio de uma trama absurda e completamente hilária. (Tullio Dias)

Melhores filmes com Robert Downey Jr. - Trovão Tropical

4 – Chaplin

Robert foi indicado duas vezes ao Oscar, uma por Chaplin, que homenageia o grande ator, diretor, produtor e roteirista Charles Chaplin. Também foi indicado ao Globo de Ouro e venceu o Bafta como melhor ator. Rob conseguiu fazer uma caracterização primorosa de Chaplin, absorvendo praticamente todos os trejeitos do homenageado. Vide a cena em que ele brinca com garfos e pães em um restaurante ou a que ele dança com o chapéu-coco do vagabundo que Charles interpretou na maior parte de sua vida. O filme é o ponto alto da primeira fase da carreira de Downey Jr. mas acompanha o ator até hoje. Charles serviu de inspiração para Rob até na composição de seu personagem em Homem de Ferro 3. Uma curiosidade: Geraldine Chaplin, filha de Charles, interpreta no filme sua própria avó, Hanna.  (Aline Monteiro)

5 – Homem de Ferro

Convenhamos: o Homem de Ferro sempre foi um super-herói do segundo escalão, tanto que só foi estrelar seu próprio filme depois que colegas mais famosos – Homem-Aranha, X-Men – já tinham trilogias inteiras nas costas. Sua sorte foi ganhar o rosto e o talento de nosso amigo Robert Downey Jr, que transformou Tony Stark num dos personagens mais divertidos e carismáticos do universo Marvel no cinema — e viu sua carreira, que andava em baixa, reerguer-se de maneira espetacular. Sua atuação como um improvável playboy com QI de Einstein, perigote das mulheres e salvador do mundo nas horas vagas fez tanto sucesso que o astro já está em seu quarto filme como Homem de Ferro (embolsando estratosféricos US$ 50 milhões para vivê-lo em Os Vingadores) e tem sido cada vez mais difícil saber onde termina Tony Stark e começa Downey Jr. (Lucas Paio)

Melhores filmes com Robert Downey Jr. - Homem de Ferro

6 – Beijos e Tiros

Hollywood é excelente em fazer uma paródia de si mesma, Beijos e Tiros não é bem uma parodia de Hollywood, embora seja uma paródia do gênero policial. Na verdade é apenas um filme de ação bastante engraçado e divertido, que depende muito de seu protagonista, representado pelo Robert Downey Jr. O filme é sobre um pequeno criminoso que acaba se passando por um ator e entra em laboratório com um detetive (Val Kilmer), para entender o seu personagem, nisso, eles se envolvem em uma bizarra rede de crimes. Uma comédia ágil e inteligente, que embora não seja um filme grandioso, funciona muito bem e diverte bastante. (João Golin)

7 – Os Vingadores

Tony Stark é o tempero especial de Os Vingadores, ninguém pode negar. Se não fosse pela graça com que o herói ganha vida pelo rosto e voz de Robert Downey Jr., a reunião do supergrupo teria sido um fiasco. Mais do que tentar aprofundar os dramas pessoais do Homem de Ferro, o cineasta Joss Whedon teve inteligência de aproveitar da melhor maneira possível o talento do ator, que faz a diferença da o primeiro minuto que entra em cena até o encerramento pacato dentro de uma lanchonete. (Tullio Dias)

Melhores filmes com Robert Downey Jr. - Vingadores

8 – Garotos Incríveis

Robert Downey Jr. é apenas um detalhe em Garotos Incríveis, de Curtis Hanson. Na verdade, tudo perde sua importância quando lembramos da canção “Things Have Changed”, de Bob Dylan, presente na trilha sonora. Infelizmente não estamos aqui para elogiar (apenas) o Bob Dylan. A trama do filme apresenta um professor (Michael Douglas) metido a escrever nas horas vagas e que recebe a visita de seu editor (Downey Jr.). A obra apresenta várias subtramas, como a aluna apaixonada pelo mestre, um jovem prodígio, uma gravidez indesejada, além de abordar  uma crise de criatividade tão comum para qualquer pessoa que já tenha se aventurado a bancar o escritor. (Tullio Dias)

9 – Morrendo e Aprendendo

Robert Downey Jr. não mostrou ser versátil apenas por passar de presidiário a um salário multimilionário em menos de cinco anos. Muito antes, na década de 90, os papéis desafiadores já lhe chamavam a atenção, afinal, entre Chaplin, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, e Short Cuts, um filme do mestre Robert Altman, o ator realizou Morrendo e Aprendendo, uma comédia água com açúcar na qual ele interpreta um jovem que um dia passa a ver novamente os quatro “espíritos da guarda” que via quando criança. Com muita relutância, ele precisa ajudar os seus quatro amigos mortos a cumprir uma “missão” final, para que estes possam descansar em paz.Mesmo em um romance que se encaixa perfeitamente na sessão de tarde de hoje, é impossível não admirar a sua capacidade de literalmente “encarnar” diferentes papéis (ao ser possuído pelos espíritos) e o seu gosto pelos papéis desafiadores. (Larissa Padron)

10 – Sherlock Holmes

O detetive Holmes entra em encrencas e depois precisa salvar o dia. Ele usa de sua inteligência e senso de humor para escapar dos perigos – e, claro, conquistar a mocinha. Esse é o Sherlock de Guy Ritchie, um personagem que cairia como uma luva para poucos atores – e o melhor deles é Downey Jr. Mesmo em um filme marcado pelo exagero do diretor (que funciona muito melhor nas ruas da Londres moderna) e performances coadjuvantes pouco expressivas, Bob se garante nas cenas de ação, na boa química com Jude Law (o caro Watson) e na malandragem de um personagem rico em nuances, mas repetidamente levado às telas há muitas gerações. Não dá pra negar: esse Sherlock tem personalidade. (Nathália Pandeló)

Melhores filmes com Robert Downey Jr. - Sherlock Holmes

[cinco]

49 Comentários
  1. Marchelo Zaratini Diz

    Well done

  2. Luiz Felipe Gomide Diz

    Achei Um Parto de Viagem sensacional!

    1. Tullio Dias Diz

      Ele entraria na minha lista facilmente. Adorei!

    2. Joubert Thomson Maia Junior Diz

      Ecat ahahah

  3. Tullio Dias Diz

    Robert Downey Jr. S2

    1. Marcelo La Carretta Diz

      Tullio, vcs pararam com podcast? Eu não encontro mais… 🙁

    2. Tullio Dias Diz

      O Podcast tá rolando só no Cinema em Cena mesmo, mas eu saí da equipe em março. Ontem tive uma reunião na Puc para acertar para gravar o Podcast do Cinema de Buteco por lá. Acho que agora vai. 😀

    3. Leonardo Lopes Diz

      Aê, já estou ansioso para o podcast Cinema de Buteco!

    4. Marcelo La Carretta Diz

      Qlq coisa me avisa… Falou!

  4. Luciano Lucas Diz

    Esqueceram de Mulher Nota Mil??

  5. Tales Santana Diz

    Saca, Mendi Morton, era Morreno e Aprendendo que eu queria te falar.
    Uma carreira impressionante; sem dúvidas.

    1. Thiago Salvador Diz

      Falando nisso, tem algum link pra ver o Iron Man 3 online?

    2. Tales Santana Diz

      Vish. Não entendo nada de filmes online… e acho que só deve ter CAM ou – com sorte – R5.

    3. Patrícia Henck Diz
  6. César Gomes Diz

    Faltou Abaixo de Zero

  7. July Fs Diz

    Faltou Only You! q é lindo de fofinho! 😛

  8. Felipe Paro Diz

    faltou na companhia do medo

  9. Lucas Da Silva Barboza Diz

    Um Parto de Viagem ?

  10. Eduardo Collanieri Diz

    Sem Abaixo de Zero, sem credibilidade

  11. Rita Damian Diz

    Um parto de viagem deveria estar na lista !

  12. Sybylla Saga Diz

    Ele está incrível em Chaplin. =)

  13. Williane Barbosa Diz

    Eu acho q Chaplin deveria está no 1° lugar!

    1. Williane Barbosa Diz

      Yasmin Cesar,Tássia Barbosa de Paula,Mayra Oliveira e afinsss!!!

  14. João Arthur Moura O. da Silva Diz

    Zodíaco é melhor !

    1. Tiago Lgh Diz

      e o maior tambem… kkkk

  15. Leandro Renato Ferreira Diz

    sherlock para mim foi o melhor tanto o 1 como o 2 sempre gostei das historias de sherlock rsrsrsr

  16. Bell Silva Diz

    Faltou Abaixo de Zero e Ally McBeal…

  17. Angelica Cirne Diz

    Ótimas escolhas.

  18. Cleonice Sales Diz

    mas cadê o abaixo de zeeeeeeeeeeeeeeeeeero!

  19. Roberta Dos Anjos Diz

    Eu acho Zodíaco uma merda.

  20. Luciene Silva Diz

    Para mim Chaplin é magistral…não vejo outro ator sendo Chaplin, apenas ele! adorooooooooooo

  21. Alessandra Isernhagen Diz

    esqueceram de "o céu se enganou"…

  22. Juarez Ribeiro Mendes Diz

    Não por ele, mas pelo filme: Wedding – do Robert Altman.

  23. Elias B Maia Diz

    Que lista é essa que não tem:
    O Homem Duplo
    Mulher Notal Mil
    O Rei da Paquera
    NÃO TEM TUFF TURF – O REBELDE????? Ok, agora eu forcei… mas quem curte o trabalho do cara conhece e assistiu esses filmes.

  24. Marcos Serafim Diz

    Faltou Um parto de Viagem

  25. Bruna Luiza Spaniol Diz

    Faltou O Solista… pra mim um dos melhores filmes dele…

  26. Ale Hanks Diz

    Coloca pelo menos Less than Zero e Only You !

  27. George Frey Diz

    O rei da paquera foi um bom filme tbm

  28. Doug Descart Diz

    Faltou também O Grande Truque. É mto foda.

  29. Thiago Rodrigo Diz

    US Marshals, primeiro filme que assisti dele, poxa. Nem sei como escreve.

  30. Aline Sabino Diz

    Cadê A Pele??? Como é que ninguém lembra desse filme fodíssimo???

  31. Fátima Dessoldi Diz

    O céu se enganou, ele estava fofíssimo…

  32. Valéria Daniely Diz

    tudo lindo!!!

  33. Gabriel Eiji Diz

    O cara é foda

  34. Renan Santos Diz

    que show (y) da hora!!

  35. Sidney Pereira Diz

    Faltou A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA.

    1. Fernando Antonio Diz

      ali é o Edward Norton.

  36. Jone Jarouj Diz

    Mulher Nota 1000… clássico…

  37. Lene Martins Diz

    Sou extremamente apaixonada por Robert Downey Jr. E seus filmes nota 10.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.