Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 10 – Melhores Filmes de Aventura de 2014

O CLIMA AVENTUREIRO CLÁSSICO, digno das antigas matinês de cinema, foi marcante em diversos títulos lançados em 2013, o que tornou a tarefa de escolher os melhores filmes de aventura daquele ano uma experiência deliciosa. No caso deste ano, a missão tornou-se um pouco mais difícil, uma vez que os estúdios apostaram menos naquelas produções puramente do gênero, nos obrigando a identificar elementos de aventura em títulos que aparentemente estão mais próximos de outros gêneros.

De qualquer forma, esperamos ter cumprido esta missão. Confira a lista:


10 – Earth to Echo

- Advertisement -

melhores sci-fi de 2014 - earth to echoO subgênero “found footage” costuma ser mais tradicional nas produções de horror, mas de vez em quando costuma abrir exceções. Earth to Echo é uma autêntica homenagem a clássicos dos anos 1980, como E.T. – O Extraterrestre, Conta Comigo e Os Goonies. Mais que uma aventura sci-fi cativante (não sei qual é a magia desses filmes estrelados por crianças, mas todos costumam nos deixar leves e felizes quando começam a subir os créditos. Nostalgia, será?), a produção é uma verdadeira história de amizade e amor.

Tullio Dias

Melhores-Filmes-Aventura-Trash


9 – Trash – A Esperança Vem do Lixo

Stephen Daldry já havia construído uma aventura dramática em seu Tão Forte e Tão Perto, e repetiu a fórmula em Trash – A Esperança Vem do Lixo. Antes mesmo de funcionar como um retrato social, a jornada dos garotos que protagonizam o longa é a descoberta de um enigma deixado por um ativista, uma verdadeira expedição que confrontará as autoridades e as barreiras impostas pela desigualdade em busca de seus objetivos – por mais romantizada que esta seja.

Leonardo Lopes


8 – MMelhores-Filmes-Aventura-Malévolaalévola

Seja pela Angelina Jolie, pelo visual estonteante ou simplesmente pela diversão de assistir a uma versão distorcida de uma história que todo mundo sabe de trás para frente, Malévola funciona como um produto de entretenimento de qualidade. Agradando tanto os mais novos, que certamente ficarão encantados pela beleza visual presente na obra e por ver uma fada mais ou menos do bem em ação; quanto os mais velhos, que ficarão deliciados com uma visão completamente diferente de A Bela Adormecida.

Tullio Dias


7 – O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de ElectroMelhores-Filmes-Aventura-HomemAranha

O segundo longa desta franquia-reboot conseguiu encontrar melhor seu foco. Passado quase inteiramente em tomadas diurnas, e construindo um clima mais leve durante seus dois primeiros atos, o longa leva-nos a conhecer verdadeiramente o lado divertido do super-heroísmo – o que, no caso do Homem-Aranha, é um fator importante -, equilibrando com o lado das responsabilidades do mesmo.

Leonardo Lopes


Melhores-Filmes-Aventura-GuardiõesDaGaláxia6 – Guardiões da Galáxia

Retomando o analisado no parágrafo inicial, é interessante notar que talvez este seja o único título da lista que realmente possui um senso aventureiro de matinê. Sob o comando de James Gunn, Guardiões da Galáxia não fugiu às fórmulas habituais de seu estúdio, mas aproveitou-as para construir uma jornada sci-fi com espírito de Sessão da Tarde, ou seja, reunindo um grupo de personagens carismáticos, boas sequências de ação, altas doses de bom humor e – o mais importante, neste caso – uma trilha sonora extremamente empolgante.

Leonardo Lopes


5 – Frozen – Uma Aventura CongelanteMelhores-Filmes-Aventura-Frozen

O estúdio conseguiu reconstruir a magia de alguns de seus melhores clássicos e musicais em uma roupagem própria do século 21 cheia de personalidade e carisma. Isso vindo de quem já tem o jogo ganho e, ainda assim, continua a se reinventar para um público que, cada vez mais, precisa ser lembrado de que meninas são muito mais que cor de rosa e sapatinhos de cristal.

Nathalia Pandelo


4 – No Limite do Amanhã

no limite do amanha comic conNo Limite do Amanhã abraça este conceito peculiar de viagem no tempo (popularizado pela comédia romântica Feitiço do Tempo) e o desdobra em uma narrativa que não só consegue desenvolver sequências de ação dotadas de uma dinâmica particular e curiosa, mas também lança um olhar sobre as sequelas emocionais sofridas pelos indivíduos sujeitos àquele cruel videogame humano.

Eduardo Monteiro


3 – Como Treinar o Seu Dragão 2

Melhores-Filmes-Aventura-ComoTreinarSeuDragão2
A continuação volta a ressaltar a importância do convivío harmônico não apenas entre seres humanos e animais, mas também humanos entre si, fortalecendo suas relações emocionais e provando-se uma animação madura, além de, claramente, ser mais uma proveitosa aventura ao lado de dragões e personagens queridos, que – após este longa – são ainda mais críveis e profundos.

Leonardo Lopes


2 – O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

Melhores-Filmes-Aventura-Hobbit

Convertendo em trilogia um material que se beneficiaria com um tratamento mais enxuto, Peter Jackson se viu em meio a vícios narrativos que empobreceram o seu retorno à Terra Média através de “O Hobbit”. Felizmente, os problemas de “Uma Jornada Inesperada” e especialmente “A Desolação de Smaug” são contornados em “A Batalha dos Cinco Exércitos”, derradeiro capítulo em que a trupe de anões liderada por Thorin recebe uma função mais ativa em uma luta arrebatadora e decisiva. Ao rever temas como lealdade, avareza, bravura, amor e sacrifício, Peter Jackson repete o feito de “O Retorno do Rei” ao transformar “A Batalha dos Cinco Exércitos” em um dos mais jovens épicos do cinema.

Alex Gonçalves, do Cine Resenhas e diretor da SBBC


1 – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

melhores filmes sci-fi de 2014 - x-men: dias de um futuro esquecidoUma das produções mais aclamadas de 2014, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido proporciona uma catarse cinéfila apenas por reunir os membros das gerações nova e antiga dos X-Men. A franquia já havia conseguido transcender o conceito do “puro entretenimento” do sub-gênero dos super-heróis, construindo analogias maduras sob um clima de legítima urgência, mas neste capítulo, conseguiu levar Wolverine ao passado, para cumprir uma missão ao lado dos jovens Magneto e Xavier, cujo objetivo mudará o presente da vida mutante. Uma viagem no tempo realmente catártica.

Leonardo Lopes


Leia também

Melhores Filmes de Ação de 2012

Melhores Filmes de Ação de 2013

Comentários