Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os 30 Melhores Filmes de Ação dos Anos 2000

O Cinema de Buteco orgulhosamente apresenta os 30 melhores filmes de ação dos anos 2000.

25- cavaleiro das trevas
O CINEMA DE AÇÃO FOI MUITO BEM REPRESENTADO ENTRE OS ANOS 2000 A 2009. Foi nesse período que as produções estreladas por super-heróis viraram febre e franquias como Velozes e Furiosos e Identidade Bourne foram lançadas. Não podemos esquecer também o sucesso estrondoso de Tropa de Elite, que foi devidamente reconhecido em uma das primeiras colocações da lista.

Curiosidades
– Foram citadas 79 produções pelos 19 participantes
– Caso os votos por franquia contassem separadamente, a trilogia Bourne teria presença garantida entre os 30 primeiros: os três filmes conseguiram votos o suficiente para ficarem em excelentes posições; O mesmo pode ser dito da trilogia X-Men e de Kill Bill; no entanto, consideramos apenas Kill Bill como um único filme e incluímos os outros como bônus apenas.

- Advertisement -

(Textos por João Golin e Tullio Dias – clique nos links para seguir no Twitter)

Melhores Filmes de Ação - Mandando Bala
30- Mandando Bala (Shoot ‘Em Up, Michael Davis, 2007)

Existem muitos filmes de ação sem noção no mundo, mas poucos conseguem superar tudo que é visto em Mandando Bala. Clive Owen interpreta um herói viciado em comer cenouras enquanto se diverte explodindo os inimigos. 

ps: Melhor uso de músicas do Nirvana no cinema em todos os tempos.”

Melhores filmes de ação dos anos 2000 - Resident Evil

29- Resident Evil: O Hóspede Maldito (Resident Evil, Paul W.S. Anderson, 2002)

Adaptar games para os cinemas nunca foi algo muito fácil e parece que Resident Evil pode entrar na seleta lista de adaptações que deram certo. Ainda que cause desgosto nos fãs mais xiitas, a versão cinematográfica do clássico da Capcom consegue combinar muito suspense, ação e zumbis esfomeados.

Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - Carga Explosiva
28- Carga Explosiva (The Transporter, Louis Leterrier, Corey Yuen, 2002)

“Falar do cinema de ação dos anos 2000 sem citar Jason Statham por praticamente todos os seus trabalhos é um ato criminoso. Em Carga Explosiva, o ator interpreta um ex-soldado do exército norte-americano que trabalha como motorista de cargas que ele faz questão de não saber o que é e nem quem é o destinatário. Mas as coisas dão um pouco errado em uma viagem e ele começa a ser seguido por criminosos do mal e super interessados em apanharem muito.

Melhores filmes de ação dos anos 2000 - Adrenalina
27- Adrenalina (Crank, Mark Neveldine e Brian Taylor, 2006)

Os melhores longas de ação são aqueles que criam sua própria lógica interna onde tudo que conhecemos na vida real é alterado em benefício de uma narrativa ágil, violenta e completamente desprovida de noção. Jason Statham está hilário na pele do protagonista.

Os Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - O Pagamento
26- O Pagamento (Paycheck, John Woo, 2003)

Baseado numa história do mestre sci-fi Phillip K. Dick, o longa-metragem estrelado por Ben Affleck não é muito bem cotado na maioria das páginas especializadas em cinema. Para uma pequena minoria, se trata de um thriller sci-fi inteligente e com uma boa dose de ação do cineasta John Woo. Nossa opinião é que O Pagamento merece a sua atenção.

Melhores filmes de Ação dos Anos 2000 - Falcao Negro em Perigo
25- Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, Ridley Scott, 2001)

Ridley Scott reuniu um grande time de atores de alto nível para produzir seu filme de guerra definitivo, com várias sequências de ação de tirar o fôlego e manter os olhos dos espectadores vidrados o tempo inteiro.

Melhores filmes de ação dos anos 2000 - Homem de Ferro
24- Homem de Ferro (Iron Man, Jon Favreau, 2008)

Se Christopher Nolan revolucionou a maneira de se produzir cinema com super-heróis, Jon Favreau pode receber o crédito de ter sido o cara capaz de melhorar a ideia de Nolan e ajudar a Marvel a iniciar seu domínio em Hollywood com Robert Downey Jr. no papel do enlatado mais amado do cinema.

 

Melhores filmes de ação dos anos 2000 - 16 Quadras
23- 16 Quadras (16 Blocks, Richard Donner, 2006)

Com a experiência e qualidade de quem dirigiu clássicos do cinema de ação, como Máquina Mortífera, era de se esperar que 16 Quadras realmente fosse uma produção de tirar o fôlego. Somos convidados a experimentar momentos de tensão ao lado de Mos Deft e Bruce Willis, numa trama cheia de conspiração, mentiras e tiros.

Melhores Filmes de Ação - Apocalypto

22- Apocalypto (Apocalypto, Mel Gibson, 2006)

Violento e agressivamente brilhante, Apocalypto é uma obra-prima da carreira de Mel Gibson. Esqueça Coração Valente: é aqui que conhecemos o verdadeiro talento do eterno Martin Riggs de Máquina Mortífera.

Melhores Filmes de Ação - Velozes e Furiosos

21- Velozes e Furiosos (The Fast and The Furious, Rob Cohen, 2001)

O primeiro exemplar de uma das franquias mais bem sucedidas da história da Universal Pictures não apenas apresenta os personagens de Paul Walker e Vin Diesel, mas também a mitologia essencial da série com o amor pela família e pelos veículos possantes. Ação do começo ao fim que funciona até para aqueles que não são apaixonados por velocidade.
Melhores Filmes de Ação - Watchmen
20- Watchmen (Watchmen, Zack Snyder, 2009)

Durante anos consideraram impossível adaptar Watchmen para os cinemas. Zack Snyder mostrou que não era bem assim. Mesmo sem conseguir agradar completamente, o cineasta produziu um filme de herói com belas cenas de ação, efeitos visuais muito bem produzidos e o melhor uso de “Hallelujah” no cinema.

Melhores filmes de ação dos anos 2000 - Os Indomáveis

19- Os Indomáveis (3:10 to Yuma, James Mangold, 2007)

O confronto de Christian Bale contra Russell Crowe já seria uma atração à parte independente da maneira como a narrativa fosse conduzida, mas Mangold se supera ao realizar belas sequências de ação e nos deixar em cima do muro e incapazes de escolher qual personagem merece a nossa torcida por um final feliz.

Melhores Filmes de Ação - Busca Implacavel
18- Busca Implacável (Taken, Pierre Morel, 2009)

Liam Neeson havia recusado participar da franquia 007 por não querer se tornar um “ator de filmes de ação”. Na ocasião, Pierce Brosnan acabou sendo convidado a ser o novo James Bond. Vinte anos depois, vejam só: Neeson conseguiu atingir o auge de sua carreira justamente como “ator de filmes de ação”. Tudo começou em Busca Implacável, uma produção que apresenta um pai decidido a quebrar todos os limites do certo e errado para salvar a vida da filha.

Os Melhores Filmes de Ação - Os Infiltrados
17- Os Infiltrados (The Departed, Martin Scorsese, 2006)

É tudo muito tenso, principalmente por se basear na estratégia de cada instituição procurar e esconder o seu agente duplo. Bastante engenhoso. Essa história jamais funcionaria sem as excelentes atuações do formidável elenco, especialmente DiCaprio, que demonstra maturidade na pele de um homem dividido e que corre sérios riscos.

Melhores Filmes de Ação - 300
16- 300 (300, Zack Snyder, 2006)

Zack Snyder se tornou referência se tratando de belos visuais com essa adaptação da graphic novel de Frank Miller. De quebra, revelou Michael Fassbender e nos deu um dos maiores filmes de ação dos anos 2000. This is Sparta, motherfucker!

Melhores Filmes de Ação - V de Vingança

15- V de Vingança (V for Vendetta, James McTeigue, 2005)

Outra adaptação de graphic novel que entrou no nosso ranking de melhores filmes de ação dos anos 2000, V de Vingança tem como atração principal a atriz Natalie Portman, que se entregou de corpo, alma e cabelos para tornar essa obra como um marco do cinema de ação produzido nos últimos 10 anos.

Melhores Filmes de ação dos anos 2000 - Battle Royale

14- Batalha Real (Batoru rowaiaru, Kinji Fukasaku, 2000)

Esqueça Jogos Vorazes: Battle Royale é tudo que o longa-metragem estrelado pela Jennifer Lawrence podia ser e não é. Um grupo de crianças é levada para um local deserto e cada uma recebe a missão de matar uma às outras para conseguirem escapar vivas. Violento até falar chega, a obra retrata de uma maneira cruel o duelo entre crianças e adultos.

Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - Hot Fuzz
13- Chumbo Grosso (Hot Fuzz, Edgar Wright, 2007)

Edgar Wright reforça seu talento com essa comédia de ação estrelada por seu parceiro Simon Pegg, que interpreta um policial durão que sofre com a inveja de seus companheiros da polícia de Londres e é mandado para uma cidadezinha com um índice muito baixo de criminalidade.

Poster O Gangster

12- O Gângster (American Gangster, Ridley Scott, 2007)

Uma verdadeira aula de negócios. Assim como é o caso de O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, esse longa-metragem de 2007 abre bem os nossos olhos para observar fraquezas e oportunidades do mercado. No caso, no mundo das drogas na Nova York da década de 1970. Filmaço.

Poster O Ultimato Bourne

11- O Ultimato Bourne (The Ultimatum Bourne, Paul Greengrass, 2007)

“O encerramento da trilogia Bourne foi em grande estilo. Raramente um terceiro filme consegue deixar os dois anteriores no chinelo (fora O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, é difícil citar outra obra capaz dessa proeza), mas é isso que O Ultimato Bourne nos entrega e acerta em cheio. Sensacional.”

x-men2-poster

10- X-Men 2 (Bryan Singer, 2003)

“X2 conseguiu manter as importantes críticas levantadas no original, e ao mesmo tempo investiu ainda mais na ação e no carismático Wolverine, cujo passado é essencial para o desenvolvimento do roteiro.”

Melhores Filmes de ação dos anos 2000 - Miami Vice
9- Miami Vice (Michael Mann, 2004)

A trama apresenta a velha dinâmica de dois policiais com personalidades opostas, mas que se entendem muito bem nas ruas. Ao contrário do que Richard Donner criou na franquia Máquina Mortífera, Miami Vice não abre espaço para piadas que possam abalar o clima sombrio e de perigo iminente que cerca a narrativa. Ainda assim, podemos observar que há um certo eco do que Mel Gibson e Danny Glover criaram juntos. Talvez seja algo extremamente pessoal, vai saber. De qualquer forma, Sonny (Farrell) é o policial que nos minutos iniciais já se estabelece como um mulherengo; Ricardo (Jamie Foxx) é o policial mais centrado e responsável, mas igualmente eficiente. A sintonia da dupla é colocada a prova quando precisam se infiltrar numa quadrilha para prender um traficante pica das galáxias.

Miami Vice entrou no nosso ranking de melhores filmes de ação dos anos 2000 numa posição de destaque, reforçando a influência de Michael Mann no cinema contemporâneo e a sua capacidade de produzir obras que fiquem marcadas na memória dos cinéfilos. Para todos os efeitos, mesmo longe de ser um longa-metragem perfeito, Miami Vice acerta muito mais do que erra, e para os fãs do gênero cansados de produções bobas e sem graça, é uma ótima pedida.

Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - 007 cassino royale

8- 007 – Cassino Royale (Casino Royale, Martin Campbell, 2006)

“A primeira aparição de Daniel Craig como o espião 007 foi um tapa na orelha de todos que estavam mal-acostumados com o estilo fanfarrão e cafona dos anos 1990 nos filmes estrelados por Pierce Brosnan. Desta vez, James Bond não apenas sangra, como demonstra sua vulnerabilidade diante de um amor impossível encarnado em Eva Green.”

poster tropa de elite
7- Tropa de Elite (José Padilha, 2007)

José Padilha transformou o personagem de Wagner Moura no principal anti-herói do cinema nacional num dos melhores longas de ação dos últimos 10, 15 anos. O sucesso da obra não está apenas nos bordões que viraram mania entre os grupos de amigos, mas em mostrar que a guerra
entre a polícia e o tráfico de drogas não é tão simples quanto aparenta.

poster cidade de deus

6- Cidade de Deus (Fernando Meirelles e Katia Lund, 2002)

“Mais que um filme de ação, Cidade de Deus é um retrato magnífico de uma parte enorme da sociedade brasileira que muitos ainda teimam em ignorar. Com violência nua e crua, personagens carismáticos e histórias de vida em que o acaso contribui para criar o herói ou o vilão, o longa-metragem permanece até hoje como uma obra a ser “batida” no cinema nacional.”

5- Bastardos Inglórios (Inglorious Bastards, Quentin Tarantino, 2009)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um pelotão do exército norte-americano recebe a missão de encontrar e assassinar Adolf Hitler. A narrativa fragmentada é dividida em várias partes, cada uma delas apresentando os personagens essenciais para o desenvolvimento da trama.

A cena final de Bastardos Inglórios reconhece que Tarantino havia feito a sua obra-prima que superava todos os seus trabalhos anteriores. Christoph Waltz rouba a cena na pele do vilão oportunista Hans Landa, com direito a um daqueles diálogos de tirar o fôlego que somente Tarantino consegue escrever.

Melhores Filmes de Ação - Dia de Treinamento

4- Dia de Treinamento (Training Day, Antoine Fuqua, 2001)

“Ethan Hawke interpreta um policial novato recebendo um treinamento especial (e nada convencional) de um agente mais experiente e corrupto vivido por Denzel Washington. Nunca aquela ideia de “bom policial, mau policial” foi tão bem representada no cinema.”


Melhores filmes de ação dos anos 2000 - Inimigos Públicos

3- Inimigos Públicos (Public Enemies, Michael Mann, 2009)

“1933. John Dillinger (Johnny Depp) é um famoso criminoso que rouba bancos junto com seus parceiros fora da lei. Até que o fundador do FBI J. Edgar (Billy Crudup) fica chateado da vida com a fama do bandido e, com muita inveja no coração, contrata um agente frígido chamado Purvis (Christian Bale) para iniciar a maior caçada a um criminoso já vista na história dos Estados Unidos até então.

Inimigos Públicos permanece no meu top5 de principais obras de Michael Mann, ao lado de Colateral, Miami Vice e o já clássico Fogo Contra Fogo. É uma obra eficiente e que nunca perde o ritmo, nem mesmo quando o roteiro apresenta a queda de Dillinger diante seus oponentes. O confronto de Bale e Depp em nada ficam devendo às duplas de antagonistas vividos por Jamie Foxx e Tom Cruise, em Colateral, ou Robert de Niro e Al Pacino em Fogo Contra Fogo. E é justamente em cima da química entre esses dois atores que Inimigos Públicos se destaca e se garante como obra obrigatória dos anos 2000.”

Melhores Filmes de Ação dos anos 2000 - KiILL BILL
2- Kill Bill – Volume 1 e Volume 2 (2003/2004, Quentin Tarantino)

“Mesmo com uma quantidade de votos considerável para cada parte individualmente, escolhemos encarar Kill Bill como apenas uma obra – que é a maneira como o próprio Tarantino faz. Estrelado por Uma Thurman, a trama é um verdadeiro tratado sobre vingança e uma das produções obrigatórias para quem quer conhecer o cinema de Quentin Tarantino.” 

65 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
1- O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, Christopher Nolan, 2008)

O Cavaleiro das Trevas é muito mais do que apenas um “filme de ação sobre um super-herói”. Christopher Nolan mostrou que as adaptações de HQ’s poderiam criar suas próprias identidades sem a necessidade de se manter preso ao original. Além disso, somos presenteados com uma atuação arrepiante de Heath Ledger como o vilão Coringa, que praticamente tira toda a nossa atenção do Homem-Morcego e entra no hall de maiores psicopatas de todos os tempos no cinema. Vamos torcer para que algum dia alguém consiga superar esse filme e nos mostrar algo inesperado se tratando do Batman. Por enquanto, isso parece bem longe de acontecer.

CONTINUE LENDO PARA CONHECER OUTRAS DICAS QUE ACABARAM DE FORA DO RANKING FINAL:

Comentários