Os Filmes Mais Assustadores do Cinema

Saiba quais são os longas mais horripilantes de todos os tempos, segundo a redação do Cinema de Buteco nessa lista imperdível com os filmes mais assustadores do cinema:

Filmes Mais Assustadores do Cinema de Buteco
APROVEITANDO O HALLOWEEN, a equipe do Cinema de Buteco decidiu selecionar uma pequena lista com recomendações pessoais de filmes mais assustadores do cinema. Aquelas obras que nos deixaram dormindo de luz acesa por dias. Ou que sequer nos permitiram dormir ou entrar no mar, como Tubarão havia feito na década de 1970.

Se você gosta de sentir medo, essa lista foi feita especialmente para você! No final da postagem, veja a lista individual de todo mundo que participou dessa seleção. Não deixe de participar nos comentários dizendo quais foram os filmes que mais lhe assustaram! Em breve vamos reunir todos esses votos e lançar uma lista definitiva com os 50 títulos mais votados.

(Antes de começar, leve em consideração que o cinema é uma arte que necessita muito da interpretação e bagagem pessoal do espectador para funcionar. O que é assustador para uma pessoa pode soar ridículo para outra, da mesma forma que costuma acontecer com o humor. Essas sensações são relativas e muitas vezes, por mais competente que seja a técnica do diretor, seus recursos acabam passando batido para o grande público.)

 

Atividade Paranormal, de Oren Peli

Filmes Mais Assustadores do Cinema de Buteco - Atividade Paranormal
Gastando pouco mais de US$ 10 mil, Oren Peli viu seu projeto independente arrecadando mais de US$ 190 milhões de bilheteria. O motivo? A simplicidade de rodar um filme sobre barulhos inexplicáveis em casa, algo que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez. Atividade Paranormal não funciona para o público mais impaciente e acostumado a ver coisas acontecendo de maneira mais gráfica, mas para todos que conseguem apreciar sutilezas é um prato cheio. E garantia de tirar o sono dos mais corajosos!

A Bruxa de Blair, de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick

Filmes Mais Assustadores do Cinema de Buteco - A Bruxa de Blair
Muita gente aponta que o principal trunfo de A Bruxa de Blair foi o sucesso da campanha de divulgação, que vendeu a trama como uma história real, mas se esquecem que nada disso funcionaria se o produto final não fizesse jus ao que era mostrado na campanha. Em momento algum sabemos o que está perseguindo os três personagens principais. Não sabemos quem faz aqueles barulhos estranhos, e a câmera, sabiamente, está o tempo inteiro grudada no rosto sofrido dos protagonistas. Ou seja, o espectador se torna um personagem e pode ser surpreendido a qualquer momento. Um dos grandes clássicos do gênero terror, e outra obra indispensável para quem gosta de se assustar.

O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski

Filmes Mais Assustadores do Cinema de Buteco - O Bebe de Rosemary

O Bebê de Rosemary faz parte da “trilogia do diabo”, ao lado de O Exorcista e A Profecia. Com a direção genial de Roman Polanski, o grande sucesso do filme está na sugestão. Tudo é cheio de classe e muito sutil, o que apenas aumenta a eficiência da produção em assustar seus espectadores. Quando o cinema trabalha ao lado do nosso inconsciente, o sucesso é garantido. O terror mais inteligente é aquele que nos deixa com a missão de imaginar o mal. Cineastas inteligentes como Polanski e Steven Spielberg sabem muito bem que por mais talentosos que sejam, não podem competir com o inconsciente de cada um de seus espectadores.

O Iluminado, de Stanley Kubrick

Filmes Mais Assustadores do Cinema de Buteco - O Iluminado
Baseado num livro de Stephen King, que faz questão até hoje de criticar o resultado, a obra continua dando pesadelos nos cinéfilos do mundo inteiro. Ou você ficaria tranquilo num hotel deserto no meio de uma nevasca? Graças a genialidade de Stanley Kubrick, O Iluminado se transformou em filme obrigatório para todos os fãs do gênero, e especialmente para aquelas pessoas que buscam se assustar com o cinema.

O Exorcista, de William Friedkin

Filmes Mais Assustadores Cinema de Buteco - O Exorcista

Lançado há 40 anos, O Exorcista permanece lembrado não apenas como um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, mas também como uma das principais obras do gênero terror. Com direção de William Friedkin, ele apresenta a aterrorizante história de uma garota que é possuída por um demônio e passa por um exorcismo de deixar qualquer um tremendo de medo. O ponto alto está no conflito entre acreditar ou não em Deus, o que torna o padre relutante uma pessoa de fácil identificação. O demônio se fortalece justamente nos momentos de fraqueza do personagem, que precisa encontrar forças para tomar as decisões corretas para salvar a adolescente Regan.


Confira a baixo as recomendações pessoais de filmes mais assustadores do cinema:

Andrey Lehnemann, do blog Clickfilmes
O Gabinete do Dr. Caligari
A Bruxa de Blair
Suspiria
O Sexto Sentido
A Hora do Pesadelo

Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
O Exorcista
A Bruxa de Blair
A Hora do Pesadelo
O Iluminado
Cemitério Maldito

Marcio Sallem, do blog Em Cartaz
O Exorcista
O Bebe de Rosemary
O Gabinete do Dr. Caligari
Nosferatu
A Noite dos Mortos-Vivos
O Massacre da Serra-Elétrica
Halloween

João Marcos Flores, do blog Cineviews.
O Exorcista
Nosfetatu (Murnau e/ou Herzog)
A Espinha do Diabo
Trilogia Evil Dead, de Sam Raimi
O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Alexandre Marini
Holocausto Canibal
O Exorcista
Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado
Horror em Amityville
Jogos Mortais

Aline Monteiro
O Exorcista
O gabinete do Dr. Caligari
O Iluminado
Alien
Cemitério maldito

Leonardo Francini
Fome Animal
Suspiria
O Homem de Palha
Martyrs
Funny Games

Matheus Abade
O Iluminado
Espíritos
O Bebê de Rosemary
Atividade Paranormal
O Enigma de Outro Mundo

Dani Pacheco
Dawn Of The Dead (original e remake de 2004)
O Sexto Sentido
A Bruxa de Blair
A Entidade
Tubarão
Atividade Paranormal
Entrevista Com O Vampiro

Nathália Pandeló
O Chamado
Os Outros
O Exorcismo de Emily Rose
O Iluminado
Atividade Paranormal 4

João Paulo Andrade
O Exorcista
O Bebê de Rosemary
O Iluminado
Psicose (1960)
Entrevista com o Vampiro

Joubert Maia
A noite dos mortos vivos
Nosferatu (1922)
Invocação do mal
O Exorcista
Sexta-feira 13

Larissa Padron
O Iluminado
O Exorcista
Alien
O Sexto Sentido
O Bebe de Rosemary
O Chamado

Tullio Dias
A Hora do Pesadelo
A Bruxa de Blair
REC
A Casa das Almas Perdidas
Atividade Paranormal

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.