Os Melhores (e os piores) Vilões da Marvel

Loki Melhor Vilao

Aqui no Cinema de Buteco nós gostamos mesmo é do lado negro da Força e decidimos eleger os melhores vilões da Marvel. Vale de qualquer filme baseado em quadrinhos da editora. Aproveite para participar comentando qual é o vilão que você mais gosta!

Maiores vilões da marvel


Bruno Costa, editor do Cinecast

Vilão Favorito: Loki

Meio-irmão de Thor, Loki apareceu primeiro no filme solo do Deus do Trovão e roubou a cena. Depois tivemos a chance de ver o deus da trapaça em ação no filme dos Vingadores e em Thor: O Mundo Sombrio. Loki é um personagem da mitologia nórdica, assim como Thor, que foi transformado em quadrinhos pelas mentes de Satn Lee, Larry Leiber e Jack Kirby. Nas hqs ele fez sua primeira aparição oficial em Journey into Mystery (vol.1) nº85 (Outubro de 1962), além de ser o primeiro inimigo dos Vingadores.

Interpretado por Tom Hiddleston e com uma legião de fãs, o vilão ganhou grande apelo junto aos fãs de quadrinhos e no cinema. Seus poderes como arqui-inimigo de Thor incluem: maestria em combate, feitiçaria, atributos físicos sobre-humanos, intelecto genial entre outros.

Vale ressaltar que no mundo Marvel do Cinema, Loki se disfarçou de Odin e está sentado como rei de Asgard, o que será desvendado em Thor: Ragnarok – próximo filme solo do Deus do Trovão – onde deveremos ter o arco de mesmo nome adaptado as telas.

Loki Melhor Vilao da Marvel

Vilão mais tosco: Mandarim, em Homem de Ferro 3

Retirado das hqs do Homem de Ferro, Mandarim tem dez anéis com poderes energéticos que dariam uma surra em vários pesos pesados juntos da Marvel. Nas hqs ele é temido e respeitado, além de ser um dos arqui-inimigos de Tony Stark. Apesar disso tudo, sua versão de cinema é bem menos complexa, na verdade ele é apenas um falso inimigo para o “verdadeiro” Mandarim, que não tem nada de sua verdadeira forma dos quadrinhos. Mesmo Sir Ben Kingsley atuando no papel do falso vilão, não conseguiu salvar esse desastre que gerou uma série de debates internet afora. Ponto negativo para Marvel que até aquele momento tinha adaptado relativamente bem todos os seus vilões e heróis para a grande tela.

homem de ferro 3 mandarim


Vinícius Coimbra, vocalista/guitarrista da banda Riviera

Vilão favorito: Magneto

Com certeza, o melhor vilão da Marvel é o Magneto. Primeiro porque o cara já foi mocinho, e pra mim não é um vilão, mas sim um divergente. Convence geral de que está certo e que o mundo não é a balinha macia e bela que o Xavier chupa; e sim uma Chita de abacaxi bem dura!

Fora que é engenhoso e cordial o bastante sempre que está com seus inimigos, mas não deixa de ser cruel quando é pra cumprir o seu objetivo. Fora que tem a manha de brincar com o cara mais mal-encarado dos quadrinhos da Marvel, que é o Wolverine. Principalmente quando prende o Logan em algum lugar ou entorta as suas garras.

x-men dias de um futuro esquecido 03

Vilão mais tosco: Duende Verde, em Homem-Aranha

Pra pior vilão, com toda certeza do universo, escolho o Duende Verde. Cara… Ele é todo errado. A começar pelo nome. Duende da medo? Pode ser, mas se eu vejo um duende verde andando em cima de uma prancha de surfe, vou começar a rir. É errado. E os motivos dele ser Duende Verde são ridículos!

Seja o pai ou filho, mas principalmente o filho, com esse lance de vingancinha e colocando mulher no meio (Mary Jane, vc é a culpada dos homens serem assim, tá?), da tanta preguiça de acompanhar que se eu fosse o Peter eu pediria pra ele voltar mais tarde.

duende verde melhor vilao


Angelo Costa, editor do site Fala Cinéfilo

Vilão favorito: Magneto, em Dias de um Futuro Esquecido

Poderia citar o Magneto dos outros filmes da franquia mas aqui vale uma menção honrosa digna de aplausos. De vilão a mocinho e novamente vilão, Magneto é um personagem cujos objetivos, apesar de obscuros, são facilmente compreendidos. Ele é um vilão real, você acredita nele, acompanha com total atenção todos os seus passos e vibra junto, mesmo quando ele ameaça a vida alheia por motivos já conhecidos.

Melhores Viloes Michael Fassbender Magneto
Vilão mais tosco: O Acusador, em Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia pode até ter sido um dos melhores filmes da Marvel, mas também foi o que apresentou o pior vilão de todos. O Acusador apresentado foi uma figura caricata, digna de pena, facilmente manipulável naquele universo, além de previsível. O vilão é tão desnecessário que tem pouco tempo de tela e a sua derrota foi o momento master vergonha alheia de todos.

piores viloes o acusador guardioes da galaxia


Dani Pacheco

Ok, acho paia escolher apenas um vilão, quando eu amo igualmente dois. Portanto, fui contra as regras e escolhi Loki (Tom Hiddleston) e Magneto (Ian McKellen/Michael Fassbender).

O primeiro porque ele é a melhor coisa de Thor e Os Vingadores (junto do Hulk). Hiddleston conseguiu dar ao misterioso personagem um tom sarcástico e divertido, ou seja, sempre que ele aparece na telona, ele rouba a cena. Loki definitivamente fará falta em Era de Ultron, mas quem sabe James Spader não seja um vilão marcante?

Loki Melhor Vilao

Magneto é aquele cara que nos irrita e surpreende. Muitas atitudes que ele toma nos dá vontade de pegá-lo e dar uns tapas na cara, mas, em outras, ele acaba nos conquistando de volta. Tanto na primeira franquia quanto na última (último filme estreia em 2016), o personagem contou com dois atores fenomenais lhe interpretando. Tão bons que doeu o coração não vê-los juntos em Dias de Um Futuro Esquecido em 2014. A frieza e olhares vingativos e impiedosos de McKellen e Fassbender fizeram de Magneto o vilão que ele merecia ser ou até mais.

Melhores Vilões Magneto Dias de Um Futuro Esquecido

Vilão mais tosco: Deadpool, em X-Men Origens: Wolverine

Olha, é raro ver um vilão realmente muito bom. Temos alguns que são razoáveis, outros que são até bons mas não são marcantes e, é claro, aqueles que decepcionam totalmente. Não gostei de nenhum vilão do Homem-Aranha até agora, do antigo Quarteto Fantástico ou Alexander Pierce (Robert Redford), em Soldado Invernal. No entanto, se teve um vilão que me frustrou muito foi Deadpool (Ryan Reynolds). Conseguiram destruir um dos personagens mais legais da Marvel em Wolverine: Origens (2009) e isso foi inaceitável. A transformação dele no longa foi bizarra, seu envolvimento na história, enfim, tudo errado. Felizmente, vão fazer um longa do personagem agora e tenho certeza de que Reynolds vai arrasar, então, pode ser que aquele terrível vilão de seis anos atrás seja esquecido. Espero.

Pior vilão x-men origens Deadpool


André Castro

Vilão favorito: Abominável, em O Incrível Hulk

Recrutado para caçar o Hulk, Blonsky se espanta com o poder do gigante esmeralda, mas acaba por ficar obcecado em superar o herói. Ele toma uma injeção que é uma replica do soro supersoldado e depois pede ao Dr. Sterns para injetar o sangue do Banner nele e acaba virando o Abominável. Eu achei ele um vilão foda porque o cara simplesmente peitou o Hulk e não satisfeito quis mais. Ele já era um monstro antes de ser um monstro. O Tim Roth mandou bem e eu curti muito.

Melhor vilao Abominavel

Vilão mais Tosco: Dr. Doom, em Quarteto Fantástico

Os filmes do Quarteto foram um erro geral – tirando Chris Evans que estava bem no papel de Tocha Humana – mas o cumulo do absurdo foi nosso querido Victor Von Doom. O Líder da Latvéria, orgulhoso e impiedoso que tem como meta a dominação do universo deu lugar para um cara que ficou nervoso porque perdeu dinheiro, estava ficando feio e foi rejeitado pela Sue. Cara 20th Century Fox, você forçou essa barra que é gostar de você!

Piores Viloes Dr Doom


Alexandre Marini

Vilão Favorito: Mística, em X-Men

Manipuladora e mentirosa. De aparência repugnante e, ao mesmo tempo, linda e sexy mesmo sendo uma octogenária. Mãe de dois X-Men (Vampira e Noturno) e de um ativista que luta contra a causa Mutante, seu único filho sem poderes e abandonado por ela, tem papel central no universo Marvel. Dona de habilidades como alterar o próprio corpo, reproduzir voz, retina e impressões digitais, indetectável psiquicamente (dá um “olé” até no professor Xavier), memória fotográfica, capaz de falar diversos idiomas e revitalizar as próprias células (segredo de sua permanente jovialidade), possui poderes de causar inveja a qualquer um.

Como personagem, possui aquilo que todo vilão marcante tem: a capacidade de, mesmo sendo extremamente canalha, complexidade suficiente para que a gente goste e torça por ela. E tem sido assim não só nas HQs, mas também nas versões cinematográficas, tanto com Rebecca Romjin (X-Men: O Filme, X-Men 2 e X-Men 3: O Confronto Final) como com Jennifer Lawrence (X-Men – Primeira Classe e X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido) em sua pele.

Vilão mais tosco: Mercenário, em Demolidor

A relação entre o Demolidor e Mercenário (Bullseye) vai muito além do tradicional justiceiro x criminoso. Trata-se, ao menos na graphic novel, de algo bem mais complexo, envolvendo verdadeiro ódio entre os personagens. Afinal, quem não odiaria até as últimas consequências aquele que matou, com as próprias mãos, as duas únicas mulheres que amou. Mercenário é o responsável por transformar Demolidor num herói extremamente solitário e, muitas vezes, movido por isso. Uma relação pra lá de complexa e dialética como a de Batman x Coringa.

Infelizmente não foi isso que vimos no filme O Demolidor – O Homem sem Medo (Mark Steven Johnson, 2003). O que apareceu nas telas foi um Mercenário pra lá de decepcionante. Em parte pela interpretação feita por Colin Farrel e, em outra, pela falta da construção entra a complexa relação vilão/ herói. Poderia ter sido um “Coringa” da vida, mas foi apenas risível.

Piores viloes Mercenario Demolidor


Tullio Dias

Vilão Favorito: Thanos

Poderia facilmente citar o Loki. Existe alguém melhor que ele no Universo Marvel? Claro que não. Só que o Tom Hiddleston já recebeu moral demais aqui. Meu escolhido é o Thanos. “Mas quem diabos é esse cara? Em qual filme ele aparece? Em quem ele bateu? Quem ele matou?”, você pode se perguntar. Considerado um dos principais vilões da Marvel, o personagem de Josh Brolin ainda não entrou em ação nos filmes, mas é mencionado diversas vezes e aparece como o grande responsável pelos eventos em Os Vingadores. Personagens poderosos e ameaçadores não precisam sair do seu conforto para causarem o caos. Thanos encarna bem essa personalidade de alguém que observa tudo do escuro, com calma e paciência para esperar o momento certo de agir. Quando o vilão realmente enfrentar os heróis, podemos ter a garantia de que será um evento histórico e aposto na morte de um ou outro integrante dos Vingadores.

thanos melhor vilao

Vilão Mais Tosco: Mandarim, em Homem de Ferro 3

Assim como o meu querido amigo Bruno Costa, aponto o Mandarim como a maior mancada da Marvel nos cinemas. O roteiro trabalha com a sugestão de nos levar a crer em algo, mas na conclusão descobrimos que não era bem assim. Algumas pessoas certamente apreciaram a surpresa corajosa, porém a maioria ficou foi puta mesmo. Mandarim tinha potencial para ser o melhor vilão desde o Coringa, de O Cavaleiro das Trevas.  Era uma ameaça perigosa, daquelas que incomodam o espectador e nos fazem temer pelo confronto com o herói. Nada disso acontece de fato e ficou apenas a sensação de frustração com a conclusão da trama, apesar da bela atuação de Ben Kingsley.

melhores vilões mandarim homem de ferro 3


Menção honrosa: Wilson Fisk, na série Demolidor

Wilson Fisk Daredevil

Uma das grandes surpresas de 2015 foi a série do Demolidor produzida em parceria da Marvel com o Netflix. Nela acompanhamos um reboot do personagem levado aos cinemas de maneira desastrosa numa produção estrelada por Ben Affleck no começo dos anos 2000. Com os direitos de um dos melhores personagens da Marvel de volta para a sua casa, era de se esperar que logo fosse aproveitado nas telonas. Não foi bem isso o que aconteceu, para a nossa sorte. Demolidor virou uma série e não apenas conseguiu apresentar de maneira eficiente o herói, como também nos ofereceu uma performance arrebatadora de Vincent D’Onofrio na pele do vilão Rei do Crime. Loki pode estar com os dias contados no topo da preferência dos fãs do Universo Marvel.

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.