Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Melhores Filmes do Primeiro Semestre de 2013

O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO JÁ ACABOU E APROVEITAMOS PARA SELECIONAR CINCO TÍTULOS DE DESTAQUE QUE FORAM LANÇADOS DURANTE O PERÍODO DE JANEIRO À JUNHO, incluindo alguns títulos em home video. Como o Cinema de Buteco é um espaço democrático para debater a sétima arte chamamos alguns amigos para participarem da eleição. Ao todo 26 títulos foram mencionados no top 5 individual de cada convidado, quase o mesmo número que o grande vencedor teve (o primeiro colocado da lista conseguiu um total de 27 pontos, que foram distribuídos de uma maneira peculiar durante uma orgia etílica num bar próximo do QG do Cinema de Buteco). Tivemos dois empates: três produções conseguiram 12 e 9 pontos, ficando com o terceiro e quinto lugar, respectivamente. Outra curiosidade é que O Grande Gatsby conseguiu a proeza de receber uma indicação como o melhor filme do semestre e outra como o pior. O filme do Baz Luhrmann dividiu tanto as opiniões que nem conseguiu ganhar uma vaga na lista de destaques.

Obrigado a todo mundo que participou e aqui vai a lista de destaques do primeiro semestre:

(Os filmes precisavam ter sido lançados nos cinemas nacionais ou em DVD no período de janeiro até junho)

- Advertisement -

5 – Empate:  O Mestre / A Hora Mais EscuraKiller Joe

fish eye the master

A trama é levemente baseada na vida do escritor responsável pela criação daquela religião conhecida como Cientologia, que tem Tom Cruise como um de seus adeptos mais famosos. Porém, sinceramente, o culto apresentado na obra pela alcunha de A Causa, é apenas um mero detalhe para o desenvolvimento do personagem de Phoenix. Verdadeiro pudim de cachaça, pervertido e agressivo, Freddie Quell é “adotado” pela família do religioso Dodd (Hoffman) e passa por diversas transformações. O roteiro presenteia o espectador com um verdadeiro choque de dois homens que se completam, entre as diferenças e semelhanças.

Jessica Chastain foi indicada ao Oscar por A Hora Mais Escura

 A trama apresenta a investigação dos militares norte-americanos em busca do paradeiro do terrorista Osama Bin Laden. Maya (Chastain) é a encarregada de reunir pistas e depoimentos que acabariam levando o exército a capturar o homem responsável pelo maior ataque terrorista da história. Bin Laden foi morto em 2011, durante uma ação surpresa da CIA.

killer-joe-1

Chris (Emile Hirsh) é um canalha! Ou melhor, ele é um f*ckin’ bastard! Melhor ainda, ele é um f*ckin’ bastard endividado! O desespero é tanto que, para sanar as suas pendências com alguns criminosos super gente boa, o rapaz pretende utilizar o dinheiro do seguro de vida de sua querida mamãe. Aparentemente, o único empecilho para tão formidável plano é a velha que ainda respira, mas com a ajuda de seu papai Ansel (Thomas Haden Church), sua madrasta Sharla (Gina Gershon) e sua irmã e beneficiária do seguro Dottie (Juno Templo) tudo e todos podem ser driblados. Precisamente nesse ponto, o policial de índole super questionável Joe Cooper (Matthew MacConaughey, o bonitão de Como Perder um Homem em 10 Dias e Armações do Amor) se envolve nesse plano, digamos, perverso.

4 – Indomável Sonhadora

indomavelsonhadora3

Esse é o azarão do ano: aquele filme independente do qual você dificilmente ouviria falar que conquista os críticos e festivais e entra para o seleto clube dos favoritos da temporada de premiações. Indomável Sonhadora é um desses possíveis candidatos por conseguir mesclar a doce fantasia da inocência e a dura realidade em uma emocionante história sobre crescer.
Hushpuppy é uma força da natureza. Indomável Sonhadora é uma jornada dolorosa, cujas circunstâncias exigem um amadurecimento muito além da sua pouca idade. E, em meio a tanta destruição e dor, consegue mostrar beleza nos lugares mais improváveis.

3 – Empate: Antes da Meia-Noite / A Caça / O Som ao Redor

antes da meia noite

DIZEM QUE RELACIONAMENTOS COSTUMAM TER PRAZO DE VALIDADE. Com o passar do tempo a pessoa que acorda do seu lado todos os dias começa a perder a graça. Vocês não são mais atraentes como eram nos bons tempos e a vida parece ter ficado sem graça e emoção. A trilogia iniciada por Richard Linklater (Escola do Rock) há 18 anos chega ao seu final com o emocionante Antes da Meia-Noite, que prova ser possível superar as crises comuns em toda relação e redescobrir o amor.

a-caca-620x254


Em alguma pequena vila na Dinamarca, Lukas (Mikkelsen) é professor de uma escola infantil. As crianças gostam dele, tentam surpreendê-lo com brincadeiras, pulando em montes, tentando derrubá-lo para mostrar que são fortes. O carinho que os pequenos tem é bem tocante, e Lukas gosta de trabalhar com eles. Não é uma profissão vista com bons olhos pela ex-esposa, que chega a dizer que o filho não o respeita por causa disso. Ele tem bons amigos, que compartilham seu gosto pela caça, e começa a se envolver com Nadja (Rapaport), que também se interessa pelo professor. Por várias qualidades, é compreensível que a pequena Klara (Wedderkopp), filha de um casal de amigos de Lukas, crie uma paixão infantil pelo professor. A menina chama a atenção pelos problemas que passa: um transtorno obsessivo compulsivo e brigas entre os pais. Ela se sente rejeitada por Lukas quando a repreende por uma fato que aconteceu na escola, e conta uma mentira, querendo se vingar do professor. Alguma coisa que é pequena apenas na mente dela. Apesar de ter uma imaginação fértil, como a diretora aponta mais de uma vez, isso não parece ser motivo para duvidar de uma criança que, na visão equivocada de muitos, nunca mentiria.

O-Som-ao-Redor-2

“A estrutura do filme, em três episódios, muito mais do que fazer a narrativa andar (cada episódio em consequência do anterior, desdobrando-o), cria três instâncias descritivas de determinado cotidiano. O espectador “monta” tal narrativa por similaridade entre as três partes. Há aí um bonito gesto de assumir para o filme que toda ação de seus personagens é relevante. É nessa limitação, que se explicitará as escolhas estéticas do filme. A começar pela atuação, extremamente desdramatizada, low-fi, onde qualquer alteração passa a ser significativa. Nesse contexto, explicita-se que mesmo o barulho de algumas bombinhas e um tiro de revólver podem ser equivalentes, pois assim se revelam em sua matéria sonora.”

2 – Django Livre

django livre foxx

Django Livre apresenta a história de um escravo (Jamie Foxx) disposto a fazer de tudo para reencontrar sua esposa. Para isso, ele terá ajuda do Dr. Shultz (Christoph Waltz), um caçador de recompensas malandro, mas com um coração enorme. A dupla percorre um longo trajeto até conseguir notícias do paradeiro da esposa de Django, que atualmente é uma das escravas de Candyland, o lar do almofadinhas ignorante Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

1 – Amor

Amour-Yahoo-Movies-HD-gif_183406

NÃO É DE TEMAS DELICADOS QUE TRATA AMOR, novo filme de Michael Haneke, como vem anunciando a imprensa quando tenta caracterizar esta nova produção, procurando delinear diferenças com os temas recorrentes em sua filmografia. Não é um filme que fala (apenas) de amor. Novamente vemos os personagens criados por Haneke sendo descobertos por trás das aparências e o que se revela não é nada agradável. Neste caso vemos um casal de idosos preso em uma condição irreversível, se deparando com o fim da vida e a transformação de sua relação.

 

Veja os votos individuais:

Mariana Mendonça (BeloArtes)
1 – Amor
2 – Colegas
3 – Indomável Sonhadora
4 – A Caça
5 – O Som ao Redor

Marcio Sallem (Em Cartaz)
1 – A Viagem
2 – Amor
3 – Killer Joe – Matador de Aluguel
4 – O Mestre
5 – Indomável Sonhadora

Leandro Vallina (Filmes e Games)
1 – Django Livre
2 – Mama
3 – Se beber, Não Case – Parte III
4 – Velozes e Furiosos 6
5 – Guerra Mundial Z

Leonardo Lopes (Loggado)
1 – Amor
2 – Sete Psicopatas e um Shih Tzu
3 – Além da Escuridão – Star Trek
4 – A Hora Mais Escura
5 – Faroeste Caboclo

Bruno Costa (Os Cinéfilos)
1 – A Caça
2 – O Mestre
3 – O Som ao Redor
4 – Killer Joe
5 – Jornada nas Estrelas Além da Escuridão

Ana Clara (Ovo de Fantasma)
1 – Amor
2 –  Os dias com ele
3 – Tabu
4 –  A Hora mais Escura
5 – O Mestre

Tiago Paes Lira (Um Tigre no Cinema)
1 – A Caça
2 – Killer Joe
3 – Antes da Meia-Noite
4 – O Mestre
5 – O Lugar Onde Tudo Termina

Julyano Abnner (Laranja Psicodélica)
1 – Tabu
2 – Som ao redor
3 – Depois de Lucia
4 – Indomável sonhadora
5 – Além das montanhas

Eduardo Monteiro (Cinema sem Erros)
1 – Antes da Meia-Noite
2 – O Som ao Redor
3 – Detona Ralph
4 – A Hora Mais Escura
5 – Faroeste Caboclo

Lucas Paio
1 – Django Livre
2 – Indomável Sonhadora
3 – Cloud Atlas
4 – Amor
5 – Detona Ralph

Tullio Dias
1 – O Lado Bom da Vida
2 – Antes da Meia-Noite
3 – Django Livre
4 – Faroeste Caboclo
5 – Amor

[cinco]

Comentários