Os Piores Filmes do Primeiro Semestre de 2013

Semanas após eleger os cinco melhores filmes do primeiro semestre de 2013 (na verdade, a gente trapaceou e indicou quase dez filmes), chegou o momento de descobrir quais foram os cinco piores. Foi uma votação um tanto mais acirrada e que contou com uma participação menor dos convidados. Muita gente, como a nossa querida Larissa Padron e o Bruno Costa, do site Os Cinéfilos, optou por selecionar melhor as produções assistidas e passaram (quase) batido na lista de filmes horrorosos que outros acabaram tendo o desprazer de conferir. De qualquer maneira, sabemos que existem muitos sádicos espalhados por aí que apreciam obras ruins, então, para esses leitores, aqui vai a nossa seleção com o pior dos primeiros seis meses do ano:

(por curiosidade, três das obras vencedoras não tiveram críticas publicadas aqui no Cinema de Buteco)

5 – Chamada de Emergência

Jordan (Halle Berry) está apresentando o centro de ligações da polícia para um grupo de estudantes e de repente é obrigada a atender a ligação de Casey (Abigail Breslin), vítima de um sequestro e presa dentro do porta-malas do carro. O filme gira em torno da ligação das duas mulheres e das tentativas de Casey ajudar na localização do veículo em que está.

Para quem não se preocupa com o mínimo de bom senso ou coesão, 911 da Halle Berry poderá arrancar boas emoções do público fã de suspense. Imagino que pessoas mais eufóricas irão aplaudir a bica que Abigail Breslin dá no meio da fuça de seu algoz. No entanto, para quem está mais calejado e costuma procurar histórias bem elaboradas, que eu espero que seja o seu caso, fuja. Ligue para o 190 e denuncie.

4 – Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer

0111

John McClane (Bruce Willis) não foi muito bem recebido em sua quinta aventura. Desta vez, o policial mais azarado do cinema foi parar na Rússia e luta ao lado do filho mais velho contra um bando de vilões malvados e dispostos a matar, quebrar, roubar, e todas as coisas que os vilões malvados estão acostumados a fazer no cinema. Uma pena que uma obra tão incrível quanto Duro de Matar tenha virado uma franquia medíocre e com raros momentos de inspiração.

3 – Dezesseis Luas

post-2391_950ecb97fd658252dfa7ed4b73371def

Os encerramentos da série Harry Potter e, mais recentemente, da franquia Crepúsculo, criaram uma lacuna no Cinema de fantasia para adolescentes e jovens adultos que, de modo geral, ainda não foi preenchida. Muitos falharam, Percy Jackson continua tentando (o segundo filme deve ser lançado ainda este ano) e Jogos Vorazes é o único que parece ter se aproximado do sucesso que todos têm tentado emplacar – e a julgar pela repercussão internacional e pelos primeiros resultados de bilheteria, Dezesseis Luas será mais uma aposta que ficará a ver navios, além de amargar um prejuízo catastrófico. (Eduardo Monteiro)

2 – O Último Exorcismo – Parte II

É lamentável que a excelente premissa seja arruinada por esforços medíocres para ser apenas mais um lançamento do final de semana para levar adolescentes para os cinemas e faturar um dinheiro fácil. Nas mãos de um cineasta mais maduro, e que quisesse assustar seu público sem ter vergonha de fazer citações ainda mais escancaradas a Carrie, A Estranha, de Brian de Palma, a ideia apocalíptica de O Último Exorcismo – Parte 2 poderia se tornar um clássico instantâneo do gênero. Ao invés disso somos presenteados com toda aquela sequência final de extremo bom gosto. Só que ao contrário. Mas poderia ser pior, sempre pode.

1 – Para Maiores

403016631_640

Um elenco estelar dirigido por comediantes competentes, como Peter e Bobby Farrelly, deveria resultar num filme engraçado. Tudo bem, existem poucos bons momentos em algumas das histórias da antologia de contos politicamente incorretos até mesmo para o nível de Sacha Baron Cohen (Borat). Como se não bastasse ser ruim, Para Maiores ainda é frustrante para os fãs boas comédias que tinham a expectativa de se divertirem. O primeiro lugar é completamente merecido.

Veja os votos individuais:

Mariana Mendonça (BeloArtes)
1 – Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer
2 – Uma Ladra sem Limites
3 – Somos Tão Jovens
4 – Oz, Mágico e Poderoso
5 – Depois da Terra

Marcio Sallem (Em Cartaz)
1 – Para Maiores
2 – A Hospedeira
3 – João e Maria – Caçadores de Bruxas
4 – O Último Exorcismo – Parte 2

Leonardo Lopes (Loggado)
1 – Os Três Patetas
2 – Dezesseis Luas
3 – Minha Mãe é uma Peça – O Filme
4 – Um Bom Partido
5 – O Dobro ou Nada

Ana Clara (Ovo de Fantasma)
1 – O Grande Gatsby
2 – Oblivion
3 – Deadfall
4 – Jack Reacher
5 – Stand up guys

Tiago Paes Lira (Um Tigre no Cinema)
1 – Odeio o Dia dos Namorados
2 – Dezesseis Luas
3 – Duro de Matar 5: Um Bom Dia Para Morrer
4 – O Último Exorcismo: Parte II
5 – Jack Caçador de Gigantes

Eduardo Monteiro (Cinema sem Erros)
1 – Colegas
2 – Para Maiores
3 – O Último Exorcismo: Parte II
4 – Tainá – A Origem
5 – Giovanni Improtta

Tullio Dias
1 – Para Maiores
2 – Chamada de Emergência
3 – Amanhecer Violento
4 – Invasão a Casa Branca
5 – Lincoln

[meia]

  • Antoani Morelli

    Concordo com os outros mas The Call é bom eu já vi!

  • Gabriel Garcia

    Não vi todos, mas depois da Terra deveria ter figurado na lista!

    • Tullio Dias

      Depois da Terra sofreu mais por ser um filme do Shyamalan do que por ser ruim.

  • Nando Ticon

    The Call é bom ! : (

    • Vera Lucia de Mello Franzin

      tambem gostei

  • Tom

    The Call [Chamada de Emergência] não deveria estar nessa lista.

    • Tullio Dias

      Ele apareceu na lista especialmente por sua metade final, quando todo o suspense bem construído é jogado no vaso e partem para uma resolução sem pé nem cabeça e transformam a Halle Berry no James Bond. Foi decepcionante.

      • Tom

        eu só achei ruim o finalzinho mesmo… [SPOILER]
        depois que Berry desce no esconderijo do sequestrador.

        • Tullio Dias

          Esse momento foi um atentado contra o espectador!

  • Gelogurte

    A Ana Clara tem alguma coisa contra o Tom Cruise? Gostei muito de OBLIVION e JACK REACHER. Entendo alguém não gostar, mas colocar em lista de piores é exagero.

  • Gustavo Albuquerque

    Não esqueçam de Guerra Mundial Z… muito fraco, ruim mesmo…

  • Daniel Assumpçao

    The Call não é lá tão ruim assim…

  • Bruno Leonardo

    A Ana clara tá lokona..rsrsrs

  • Alex

    Da lista só vi “The Call” e não achei esse lixo todo não

  • Pra mim Halle Berry emplacou três fracassos nesse primeiro semestre, porque A Viagem também foi uma porcaria pra mim. Filme confuso, chato, longo e sem ritmo, fiquei com a sensação de ter perdido três horas preciosas da minha vida.

  • Vera Lucia de Mello Franzin

    Eu assisti The call e gostei,, acho que nao deveria constar da lista dos piores, minha opinião.

  • Lorena Soeiro

    Cadê todo mundo em Pânico???

  • Lorena Soeiro

    Por que Licon???

    • Tullio Dias

      Lorena, Lincoln foi uma tremenda sacanagem e utilização equivocada do meu tempo. Infelizmente.

      • Lorena Soeiro

        Mas Por que???
        Tens alguma crítica feita do filme???

  • Marcio Sallem

    Para fins de esclarecimento, o meu TOP 5 tem somente 4 filmes porque o número 1, Este é o meu garoto, acabou sendo considerado inelegível. Mas é pior do que tudo junto e misturado nesta lista.

    • Tullio Dias

      é vero. tinha que ter te avisado disso antes. desculpe. o/

  • Fernando Ramos

    O pessoal implicou demais com “The call”, claro que não é um “Silêncio dos inocentes”, mas é um filme muito divertido, assisti duas vezes, até.

  • Vasco Sérgio Eduardo Júnior

    Duro de Matar para o genero que se propoe é um ótimo filme.

  • Ygor Coutinho Antunes

    Ver Lincoln, Gatsby e Jack Reacher na lista do pessoal me faz sentir que toda a credibilidade do site foi perdida.

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.