Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Retrospectiva: 50 Filmes que definem 2017

Filmes de 2017. Por onde começar? Esse foi um ano em que a luta por igualdade prosseguiu firme e forte, desta vez expondo grandes nomes da indústria em escândalos de assédio sexual. Foram vários atores, produtores e diretores denunciados e você pode conferir a lista completa aqui.

Como é nosso costume, organizamos uma longa lista de produções que chegaram aos cinemas ou serviços de streaming. Privilegiamos títulos de qualidade, mas como a intenção é fazer uma recapitulação de tudo que aconteceu na telona, é bem provável que você se surpreenda com um título ou outro.

Conheça agora a lista completa de 50 principais filmes lançados em 2017

- Advertisement -

1- Passageiros

Lançamento: 5 de janeiro

“Num futuro distante, uma empresa oferece viagens espaciais para outro planeta e deixa os seus passageiros hibernando para acordarem lindos e jovens mais de 120 anos depois de deixarem a Terra. Jim (Chris Pratt) é um desses passageiros, mas acaba acordando 90 anos antes do previsto e descobre que a sua viagem não foi bem sucedida. Aliás, o que ele descobre é que as vidas de todos os 5000 passageiros estão em risco.

Passageiros é uma excelente opção de entretenimento raso para quem está em busca de histórias de amor que vão para o espaço. Tive a intenção de fazer o trocadilho, sim. Com uma dupla de protagonistas inspirados, que até tornam mais suportável a falta de inteligência no roteiro, o longa-metragem funciona com seus efeitos especiais e senso de humor leve. Para pessoas mais exigentes, talvez seja melhor aguardar para assistir daqui a alguns meses no conforto de casa e discutir se existe ou não excessos sexistas na narrativa, porque isso é a provavelmente a única coisa que vale ser discutida sobre a obra.”

passageiros


2- O Apartamento

Lançamento: 5 de janeiro

Asghar Farhadi comanda o premiado O Apartamento, produção vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017.

Um casal precisa se mudar às pressas do seu antigo apartamento, que está ameaçado de desabar. Quando eles encontram seu novo lar, a esposa acaba se machucando gravemente e o marido começa a tentar descobrir quem foi o estranho responsável pelo acidente.

lista completa de 50 melhores filmes lançados em 2017


3- Sete Minutos Depois da Meia-noite

Lançamento: 5 de janeiro

Parecia apenas uma trama cheia de aventura e fantasia sobre uma criança lidando com seus pesadelos e monstros, mas Sete Minutos Depois da Meia-Noite é um drama pesado sobre perda e amadurecimento.

lista completa de 50 melhores filmes lançados em 2017 SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE


4- A Criada

Lançamento: 12 de janeiro

“O diretor sulcoreano Park Chan-Woo já mostra há tempos o cuidado com que conduz seu trabalho. Prova disso é a Trilogia da Vingança, com destaque para Oldboy. Confesso que quando li a sinopse de A Criada, imaginei que o filme fosse bom, nada além desse adjetivo. Fico feliz em afirmar que estava totalmente equivocada.

A jovem Sookee recebe a missão de se tornar amiga da herdeira de uma grande fortuna chamada Hideko e influenciá-la para que se case com o interesseiro Conde Fujiwara. Para isso, o pretendente a marido consegue incluir Sookee no quadro de funcionários da grande propriedade, mais especificamente como criada da própria herdeira. O plano inclui a internação de Hideko em um hospício pouco depois do casamento para que Sookee e o Conde Fujiwara fiquem com todo o dinheiro da herdeira.” (Graciela Paciência)

a criada melhores filmes de 2017


5- La La Land: Cantando Estações

Lançamento: 19 de janeiro

La La Land é um musical que não enche o saco, como é o caso de Os Miseráveis, de Tom Hopper, ou de outros clássicos antigos – exceto Cantando na Chuva, claro. Mais que um musical, ele é uma comédia verdadeiramente romântica deliciosa sobre um jovem casal lutando para realizar os seus sonhos.

La La Land é basicamente um filme sobre o amor. Não apenas do tipo romântico ou sexual, daqueles que você pode sentir por uma ruiva como a Emma Stone, mas pela realização de nossos sonhos. É lindo ver como o casal funciona como uma unidade para encontrar maneiras de tornar possível as aspirações profissionais de cada um. Mia enfrenta rejeição atrás de rejeição, ao mesmo tempo que Sebastian se vê obrigado a tocar num projeto em que não acredita, mas que lhe dará o dinheiro. Ambos sofrem e se consolam mutuamente, pois acreditam em dias melhores. E isso é inspirador pra caralho.

la la land


6- Manchester a Beira-mar

Lançamento: 19 de janeiro

Manchester à Beira-Mar é um dos melhores lançamentos da temporada e uma dica obrigatória para quem aprecia filmes sobre a realidade da vida.

Casey Affleck (merecidamente indicado ao Oscar de Melhor Ator) interpreta Lee, um jovem problemático que volta para a sua cidade depois da morte do irmão. O que ele não esperava era que ficaria responsável pela tutela do sobrinho adolescente, algo que definitivamente não estava nos seus planos.


7- Até o Último Homem

Lançamento: 26 de janeiro

Até o Último Homem apresenta a história de mais um grande herói de Guerra dos Estados Unidos. Assim como em Sniper Americano, de Clint Eastwood, acompanhamos a vida de um soldado que se dedica completamente para fazer o seu melhor durante os confrontos. As semelhanças no entanto ficam por aí.

Ao contrário de Chris Kyle (personagem de Bradley Cooper em Sniper Americano), Desmond Doss (Andrew Garfield) é um jovem com valores morais e religiosos que o impedem de querer tirar a vida de outra pessoa, mas mesmo assim se alista no exército para lutar na Segunda Guerra.


8- Estrelas Além do Tempo

Lançamento: 2 de fevereiro

Indicado a três prêmios da Academia, o longa-metragem conta a história de três mulheres negras iniciando seus trabalhos na NASA, numa época em que a segregação racial era muito forte nos Estados Unidos. Com seus méritos profissionais, o trio acaba se destacando e criando um forte conflito: será que a cor da pele é o suficiente para impedir alguém de desempenhar o seu trabalho?


9- A Qualquer Custo

Lançamento: 2 de fevereiro

Dizem que o faroeste não morreu… A Qualquer Custo é um belo achado para o gênero e apresenta uma história trágica de dois homem tentando encontrar formas de solucionar os seus problemas financeiros roubando. É um autêntico retrato do cara que não é vilão, mas é obrigado a seguir um caminho obscuro para sobreviver.


10- Aliados

Lançamento: 10 de fevereiro

Ah, Robert Zemeckis! Uma pena que esse filme provavelmente ficará mais lembrado como aquele que causou o fim do casamento entre Brad Pitt e Angelina Jolie.

Felizmente, o Cinema de Buteco sabe valorizar boas histórias de amor e Aliados apresenta um casal de espiões que deixa as emoções falarem mais alto. O grande acerto de Zemeckis é deixar o suspense para a metade final e desenvolver todo o conflito de uma maneira bem rápida, sem cair no clichê de contar a história exatamente da forma que mais previsível.

LEIA TAMBÉM: Os filmes que definem 2016

Comentários