Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 10 – Melhores Filmes de Comédia de 2014

RIR É UMA DAS MELHORES COISAS DA VIDA. No Cinema de Buteco apreciamos muito produções que conseguem arrancar nossas risadas. No entanto, o gênero comédia é um dos mais pessoais que existem no cinema, afinal de contas cada um tem o seu próprio senso de humor e coisas engraçadas para alguns podem ser apenas ofensivas para outros. Considerando que nossa lista leva em consideração questões técnicas, foi um grande desafio selecionar os títulos abaixo, mas estamos torcendo para a nossa lista de 10 melhores comédias de 2014 possa divertir cada um de nossos leitores! Confira:


Menções Honrosas:

Heróis de Ressaca

- Advertisement -

Comprar Blu-Ray no Submarino  Comprar DVD no Submarino

O lançamento diretamente em homevideo há algum tempo deixou de ser necessariamente uma característica negativa para uma produção cinematográfica. Quando temos um projeto assinado por Edgar Wright sendo lançado desta forma, por exemplo, podemos observar isto. Para fechar a Trilogia do Cornetto com chave de ouro, Wright reuniu a trupe – Simon Pegg, Nick Frost, Martin Freeman – para uma obra com cara de despedida, ao unir um sentimento latente de nostalgia pela última reunião dos velhos amigos, com a acidez habitual da saga para construir uma sátira – desta vez, aos filmes de ficção científica e catástrofe – inteligente e verdadeiramente hilária.

Leonardo Lopes


Chef

Comprar DVD no Submarino

Chef é bonitinho e até correto, mas bastante previsível, com muitos clichês e um tanto sem identidade: no início, é mais focado na gastronomia (e dá fome ver as várias cenas em que o protagonista Carl cozinha); do meio pra frente é uma tentativa de road-movie. Porém, nem por isso deixa de ser divertido. A trilha sonora colabora bastante e o astral do filme é bem positivo. Vale ver pra desestressar, pra ter vontade de fazer algum experimento na cozinha, pra pensar que cinema de entretenimento não precisa, necessariamente, ter explosões e mil efeitos especiais.

Aline Monteiro


10 – Quero Matar Meu Chefe 2

Comprar Blu-Ray no Submarino  Comprar DVD no Submarino

melhores comédias de 2014 - quero matar meu chefe 2Depois de três anos, os amigos que queriam matar os chefes voltam a atacar. Mas, agora, os chefes são eles mesmos. O mote de Quero Matar Meu Chefe 2 não é mais a vingança contra os superiores, mas contra um investidor que os deixa na mão. O sentido do título se perde, mas ele é mantido pelo bem da identidade da série. O politicamente correto é abandonado quando se trata de sexo, já que este episódio pega um pouco mais pesado. Os diálogos usam termos chulos com mais frequência, mas nada que seja exagerado. Muitas das cenas funcionam muito bem separadas, e nem tão bem como um todo. Quero Matar Meu Chefe 2 acaba sendo uma boa reunião de esquetes engraçadas que formam um filme razoável. Ao final da sessão, a missão de fazer o público rir terá sido cumprida.

Marcelo Seabra


9 – Tiras, Só que Não (Let’s Be Cops)

melhores comédias de 2014 - lets be copsDois amigos trintões começam a fingir que são policiais e se metem em altas confusões. Sim, vale uma descrição estilo sessão da tarde para apresentar essa divertida comédia. Aliando gags visuais com um senso de humor tosco, o grande mérito de Let’s Be Cops é apresentar personagens envolventes e cativantes, que conquistam o espectador rapidamente. Sem pensar muito já estamos torcendo por eles e imaginando o quanto seria divertido realizar a vontade de usar o uniforme de policial e sair andando pelas ruas para sentir o poder da farda. Seja você fã ou não dos caras que o Titãs “dizem que existem para ajudar”, eis uma excelente comédia para gastar um tempinho precioso com entretenimento humilde.

Tullio Dias


8 – What We Do in The Shadows

what we do in the shadows

Quando todo mundo achava que o mercado para filme de vampiros estava pra lá de saturado (com coisas do tipo Drácula – A História Nunca Contada fazendo de tudo para enterrá-los de vez), vem 2014 e nos dá não apenas um, mas dois longas-metragens vampirescos trazendo uma bem-vinda originalidade a esse gênero tão surrado: Amantes Eternos, de Jim Jarmusch, e a comédia neozelandesa What We Do In the Shadows, que infelizmente não chegou ao Brasil (e sabe-se lá se vai chegar). Usando o estilo “mockumentary” consagrado por Isto É Spinal Tap e Borat, o filme mostra o dia-a-dia de um grupo de vampiros que dividem um apartamento e precisam lidar com o enfadonho cotidiano dos pobres mortais. Entre referências cinematográficas que vão de Nosferatu a Crepúsculo, questões importantíssimas geralmente negligenciadas (“como se arrumar pra sair sem poder se ver no espelho?”) e, naturalmente, muito sangue, What We Do In the Shadows é uma das melhores comédias do ano e tem o potencial de ser, para os filmes de vampiros, o que Todo Mundo Quase Morto representou para o universo dos zumbis.

Lucas Paio


7 – Frank

best-movie-poster-2014-frankImagine Michael Fassbender com uma cabeça de papel marchê e cantando. Agora, imagine Maggie Gyllenhaal de visual dark e em fúria constante. Junte os dois à uma banda excêntrica. Como perder? Frank é um filme bizarro, com uma trilha bastante experimental e um roteiro ousado, mas você aprende a amá-lo da mesma forma que aprende a amar cada um de seus personagens e as canções que produzem. Apesar do tom sombrio de algumas cenas, Lenny Abrahamson fez um longa com deliciosos toques de humor e fez algo que muitas pessoas ainda não viram: Fassbender cantando e nos comovendo e fazendo rir na pele de Frank, sem mostrar sua cara. Não tem como não se apaixonar por ele, um personagem tão fora do comum, cheio de problemas, mas que, ao mesmo tempo em que nos assusta com suas atitudes, acaba nos conquistando com seu jeito de ser e de fazer música.

Daniela Pacheco


6 – Anjos da Lei 2

Comprar DVD no Submarino  Comprar Blu-Ray no Submarino

melhores comédias de 2014 - anjos da lei 2Anjos da Lei 2 repete a fórmula do primeiro filme: novamente acompanhamos a dupla de detetives Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) se infiltrando no meio de estudantes. Desta vez, eles vão parar na faculdade para tentar encontrar um novo traficante de drogas super poderosas que causaram a morte de uma garota. Enquanto investigam o caso, os personagens se envolvem em novas relações para redescobrir valores e conceitos das relações pessoais. Sempre de uma maneira bem sem noção, mas com um humor até contido para não enlouquecer a turma do politicamente correto.

Tullio Dias


5 – Housebound

melhores comédias de 2014 - houseboundUma das coisas mais divertidas em todo o trabalho de organizar essas listas de final de ano no Cinema de Buteco é descobrir verdadeiras pérolas alternativas. Assim como aconteceu com Borgman, na lista de melhores filmes de suspense de 2014, agora é a vez de recomendar a comédia de humor negro Housebound para diferenciar o nosso material. Curiosamente, são duas recomendações do crítico Andrey Lehenemann, do ClickFilmes. Em Housebound acompanhamos a história de uma garota delinquente que fica em prisão domiciliar e começa a acreditar que existe uma entidade paranormal assombrando a sua casa. Com um estilo bem seco e direto, além de diversas homenagens ao gênero horror, a produção acerta em cheio na dose de sustos e gargalhadas. Imperdível!

Tullio Dias


4 – O Grande Hotel Budapeste

Comprar Blu-Ray no Submarino  Comprar DVD no Submarino

O-Grande-Hotel-Budapeste-4F. Abraham Murray volta a contar suas memórias, como fez em Amadeus, de Milos Forman, mas desta vez ele não interpreta o icônico Antonio Salieri e sim o dono de um hotel que já viveu seus dias de glória num passado recente. Como num enorme flashback, o filme possui um humor leve e divertido, beirando o surreal fruto da imaginação de ambos, interlocutor e receptor da história. Isso sem falar no desbunde visual criado por Wes Anderson, como de costume.

Leonardo Lopes Carnelos


3 – Relatos Selvagens

Comprar DVD no Submarino  Comprar Blu-Ray no Submarinomelhores filmes de comédia 2014 - relatos selvagens

São sete os pecados capitais, mas apenas um interessa a Damián Szifrón: a ira. O diretor e roteirista argentino escreveu seis histórias que retratam situações em que os personagens são levados a atos extremos conduzidos pela raiva, motivada por várias razões. A costura dessas histórias é o longa Relatos Selvagens, pré-candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro indicado pela Argentina que chega aos cinemas nacionais essa semana. O resultado não poderia ser mais atual, escancarando a estupidez que às vezes pode brotar de um cotidiano estressante ou de uma realidade massacrante.

Marcelo Seabra


2 – Vizinhos

melhores comédias 2014 - vizinhos

Vizinhos parece ser mais um besteirol americano, mas não é. Temos aqui uma comédia, digamos, boba, mas que também discute a questão da família e do amadurecimento. Não temos vilões, mas um casal que quer evitar o tédio da vida adulta e jovens que estão saindo da faculdade e querem aproveitar seu último ano antes da vida profissional. Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron e Dave Franco brilham na telona, apresentando uma ótima química, que nos convence do início ao fim, e nos fazendo rir com as pegadinhas que pregam um no outro. Diversão garantida!

Daniela Pacheco

1 – Debi e Lóide 2

Comprar Blu-Ray no Submarino

Poster Debi e Loide 2Desde o anúncio oficial da produção, durante um primeiro de abril, muitos torceram o nariz. Questionavam a necessidade de uma continuação e duvidavam muito das chances do quarteto superar o original. Eram questões relevantes, afinal Debi e Lóide realmente é um dos filmes mais hilários de todos os tempos e uma sequência produzida apenas para arrecadar dinheiro e alavancar a carreira de Jim Carrey parecia um insulto. No entanto, Debi e Lóide 2 superou as expectativas e oferece momentos tão ou mais surreais quanto aquele encantador lançamento de 20 anos atrás.

Tullio Dias


0 – O Lobo de Wall Street

poster o lobo de wall streetO Lobo de Wall Street é um dos melhores filmes do ano, sem dúvida. Apesar de não ser bem uma comédia (ele é mais cheio de coisas sem noção que fazem as pessoas rirem – de nervoso ou não), o longa-metragem dirigido por Martin Scorsese arranca gargalhadas dos espectadores em diversos momentos, especialmente no passeio de Leonardo DiCaprio pelo clube chique para atender a uma importante ligação para seus negócios. Para quem não sabe do que se trata, eis um breve resumo: DiCaprio interpreta um empresário que enriqueceu de formas ilícitas e abusou muito da combinação sexo e drogas ao longo dos anos. O Lobo de Wall Street aborda exatamente a criação, o auge e o declínio de um império que realmente existiu num passado não muito distante.

Tullio Dias

Comentários