Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 10 – Melhores Filmes de Terror de 2012

Confesso que o ano de 2012 parece ter sido bem superior em relação aos filmes apresentados aqui na lista de 2011. Tivemos  grandes surpresas, dentre outras produções que acabaram abaixo das expectativas. O gênero horror é o mais incompreendido e sofrido para se gostar. Raramente surgem produções boas o suficiente para disputarem lugar na lista de melhores filmes do ano, enquanto na maioria das vezes eles são frequentes nas listas de piores. Apesar de tudo, o terror é o meu estilo favorito e espero que a lista de Melhores Filmes de Terror de 2012 do Cinema de Buteco possa causar bons sustos em outros fãs, como eu.

Assustem-se! Quer dizer… divirtam-se!

Menções Honrosas:

- Advertisement -

O Homem Alto

Melhores Filmes de Terror de 2012 - o homem alto

Jessica Biel retorna para o gênero horror em grande estilo. A atriz (que também é conhecida como “minha esposa”) é a protagonista dessa co-produção canadense e francesa sobre o desaparecimento inexplicável de crianças. A velha lenda do Homem do Saco é apresentada de uma maneira surpreendente. Aliás, essa talvez seja a melhor palavra para descrever O Homem Alto. Além de ser muito melhor do que parece, o filme passa por uma reviravolta incrível e se revela maior do que um mero thriller de suspense.


Atividade Paranormal 4

Melhores Filmes de Terror de 2012 - Atividade Paranormal 4

Quem acompanha o Cinema de Buteco sabe que eu sou fã de Atividade Paranormal. Confesso que me sinto incomodado e frustrado com o fato da franquia ter virado uma espécie de Jogos Mortais (o quinto filme está garantido para outubro de 2013), mas sou incapaz de me manter alheio aos demônios aterrorizantes que assombram as casas dos personagens. O quarto filme é menos brilhante que o anterior, verdade seja dita, só que quem se importa desde que você garanta alguns sustos?

Pessoalmente, como um fã da história criada por Oren Peli (e que destruída pela máquina de fazer dinheiro conhecida como Steven Spielberg), Atividade Paranormal 4 mantém o nível do longa-metragem anterior e consegue fazer o espectador se assustar uma ou duas vezes, ainda que em menor escala comparado com a aterrorizante sequência do quarto em Atividade Paranormal 3. Aliás, vale comentar que os diretores Henry Joost e Ariel Schulman economizaram nas longas cenas em que nada acontece (e que causam tanta irritação no público – aliás, é impressionante como tem gente que ainda vai ao cinema conferir um novo exemplar da série e reclama em voz alta sobre o quanto está achando aquilo uma merda. Ou o cara é burro ou masoquista) e se concentraram mais na tentativa de construir a personagem Alex (Kathryn Newton), seu irmão Wyatt e do estranho Robbie (Brady Allen). O resultado é positivo, e representa uma pequena mudança na postura da franquia, que nunca privilegiou as atuações de seu elenco. As duas crianças roubam a cena, especialmente Allen, que é realmente assustador.” – Clique aqui para ler a crítica completa.


[REC] 3 Gênesis

Melhores Filmes de Terror de 2012 - rec3

O horror dos dois primeiros filmes é substituído por uma pegada mais gore e trash, lembrando um pouco Uma Noite Alucinante e outros filmes que prezam apenas pela diversão. A mudança radical pode ter incomodado boa parte do público que rejeitou o terceiro filme da franquia, mas a verdade é que os zumbis estão mais vivos do que nunca e não é sempre que podemos assistir a uma noiva ficando realmente puta por alguém interromper o seu casamento. Detalhe especial: além da mudança de gênero, REC 3 também deixa de flertar com o found footage de uma maneira muito interessante.


10 – Apartamento 143

Melhores Filmes de Terror de 2012 - Apartamento 143

Well, well. Temos mais um exemplo de found footage na seleção de melhores filmes de terror lançados em 2012.  Uma equipe de filmagens é convidada para passar alguns dias junto com uma família que anda enfrentando problemas desagradáveis com uma suposta entidade paranormal. Apartamento 143 rende bons sustos e uma história que, apesar de já ter deixado de ser original devido à quantidade imensa de filmes parecidos, chega a convencer o espectador menos exigente. Lembro de ter assistido ao filme durante uma madrugada quente, chegando a dar um ou outro grito de tensão, mas fiquei chateado com o final genérico. Rodrigo Cortés (Enterrado Vivo) é o roteirista.


9 – Lovely Molly

Melhores Filmes de Terror de 2012 - Lovely Molly

Uma das melhores cenas de Lovely Molly é quando a personagem principal está tomando vinho com o pastor e começa a flertar descaradamente, deixando o homem completamente maluco e na dúvida entre o seu dever sagrado ou a tentação de pegar uma novinha possuída por algum espírito demoníaco. Pena que ele se encerra justo em um dos clichês mais chatos e imbecis que dominam a maioria das produções do gênero. Se ainda têm dúvidas sobre assistir ou não: a direção é de Eduardo Sanchez, um dos principais responsáveis por A Bruxa de Blair.


8 – Prometheus

Melhores Filmes de Terror de 2012 - Prometheus

O trabalho mais recente de Ridley Scott não é bem um filme de terror, mas garantiu seu lugar apenas por ser uma espécie de prequel de Alien, O Oitavo Passageiro. Prometheus decepcionou e agradou o público na mesma proporção. Inclusive, arrisco de dizer que foi o filme mais comentado de 2012: nem mesmo Os Vingadores ou O Cavaleiro das Trevas Ressurge geraram tantas discussões nerds sobre os detalhes inseridos na trama. Por essas e outras, Noomi Rapace e Michael Fassbender fizeram a cabeça dos fãs de suspense e sci-fi e estão aqui, na lista dos 10 melhores filmes de terror do ano.

O resumo da obra é o seguinte: Prometheus é o melhor filme de Ridley Scott nos últimos 30 anos e supera Alien 3 e Alien – A Ressurreição, mas ainda perde para os dois primeiros filmes. Independente de ser uma pré-sequência oficial ou não, ele consegue cumprir o seu papel de oferecer uma história com começo, meio e um final que deixa a expectativa de que não demorará muito tempo para assistirmos uma continuação. Os cinéfilos de plantão poderão considerar ver o filme duas vezes, que é o que farei.” – Clique aqui para ler a crítica completa


7 – A Casa Silenciosa

Melhores Filmes de Terror de 2012 - A casa silenciosa

A refilmagem norte-americana do elogiado A Casa, produção uruguaia de horror, passou batido para muita gente. Parte disso se deve especialmente às pesadas críticas negativas sofridas pelo longa-metragem estrelado por Elizabeth Olsen. Sinceramente? As pessoas reclamam demais ao invés de sentarem a bunda e prestarem atenção em um bom filme de horror. Se é inferior ou não ao original pouco importa (não tive a oportunidade de ver a versão uruguaia, diga-se de passagem), desde que existam bons sustos e momentos tensos. A Casa Silenciosa me propiciou tais momentos e apesar de estragar tudo no terceiro ato, ainda merece um lugar de destaque nos melhores do ano.


6 – The Innkeepers

Melhores Filmes de Terror de 2012 - The Innkeepers

Sabe quando você começa a pensar que o sujeito que te recomendou tal filme estava de brincadeira? Me senti assim durante boa parte de The Innkeepers, só que acabei surpreendido quando a comédia inofensiva e aqueles personagens tapados se revelaram bem mais interessantes do que eu poderia imaginar. O que começa como uma comédia de acidentes lentamente se transforma em um suspense de tirar o fôlego e que agradará em cheio aqueles que apreciam boas histórias de horror que se passam dentro de hotéis. O Iluminado, óbvio, é uma das principais referências do filme estrelado por sósias de Reese Whiterspoon e Simon Pegg.


5 – O Segredo da Cabana

Melhores Filmes de Terror de 2012 - O segredo da cabana

Muita gente falou de Cabin in the Woods como se fosse a produção mais revolucionária do gênero horror. A expectativa em torno do longa-metragem escrito por Joss Whedon aumentou ainda mais após o sucesso estrondoso de Os Vingadores (lembrando que Chris Hemsworth está no elenco de ambos filmes), só que a realidade nunca corresponde com nossas ilusões. Apesar de ter um roteiro engenhoso e de prestar uma incrível homenagem para os clássicos modernos do terror, O Segredo da Cabana não tem nenhum outro trunfo. Na minha opinião faltaram sustos e suspense, elementos essenciais e que são substituídos por uma (bem vinda) dose de non sense e humor-negro. De qualquer maneira, é imperdível para os admiradores do estilo. – Clique aqui para ler a crítica no site Ovo de Fantasma


4 – The Lost Coast Tapes

Melhores Filmes de Terror de 2012 - The lost coast tapes

Se existe a expectativa frustrada (como é o caso do próximo filme da lista), também existem as situações em que somos simplesmente recompensados com uma obra que supera as previsões até da pessoa mais otimista do mundo. The Lost Coast Tapes é O Caçador de Trolls da temporada, mas ao invés de trolls, agora o público acompanha uma equipe que está investigando a lenda do Pé Grande. Um dos melhores exemplares de found footage do ano, o ponto alto da obra é manter tudo em segredo até o final e nunca, nunca, nunca mesmo mostrar o que está acontecendo de verdade.



3 – Citadel

Melhores Filmes de Terror de 2012 - Citadel

Citadel foi um dos últimos filmes que assisti esse ano e me deixou extremamente feliz por não ter finalizado a lista de melhores filmes de terror de 2012. Imaginem uma mistura de Os Filhos do Medo, de David Cronenberg, com A Cidade dos Amaldiçoados, John Carpenter, ou Eu Sou a Lenda. É mais ou menos essa ideia bizarra que dá para tirar do longa independente que narra a história de um jovem que fica com síndrome do pânico depois de ver a esposa sendo assassinada por um bando de pivetes endemoniados. Em um belo dia cinza, a sua filha é sequestrada e ele precisa vencer o próprio medo para resgata-la antes que seja tarde demais. Pode esperar por cenas extremamente angustiantes, além de uma bela reflexão sobre as “inocentes crianças abandonadas”.


2 – A Entidade

Melhores Filmes de Terror de 2012 - A entidadeEu estava desconfiado do filme estrelado por Ethan Hawke. Confesso que não dava nadinha por ele. Pra mim seria apenas mais um daqueles filmes genéricos de horror feitos especialmente para quem gosta de comer pipoca levando “sustos” (essas pessoas são meio suicidas, né? Quem diabos quer levar um susto comendo pipoca e correr o risco de morrer engasgado?). No entanto, A Entidade me deixou arrepiado em diversos momentos. A trama gira em torno de um escritor que se muda para uma casa abandonada e descobre um filme macabro mostrando o que aconteceu de verdade com a família que morava lá. A surpresa é que existem outras fitas mostrando outras cenas de violência extrema e que estão todas relacionadas. Se você gosta de temas sobrenaturais, A Entidade é a pedida certa.


1 – V/H/S

Melhores Filmes de Terror de 2012 - VHS

 VHS é apenas o fucking filme mais perturbador e badass que assisti em 2012. Novamente temos uma obra realizada com o recurso do found footage (o divertido é que dessa vez são fitas VHS) e uma verdadeira antologia de excelentes histórias de terror.  A trama gira em torno de uma gangue contratada para arrombar uma casa e roubar uma fita VHS. O que os meliantes tarados não sabem é que não se trata de uma fita e nem de uma casa comum. Um a um, os ladrões começam a desaparecer enquanto assistem ao material gravado. VHS é garantia de tensão e sustos.



Nota:[cinco]

Comentários