Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 10 – Os Melhores Filmes de Terror de 2015

É fã de produções assustadoras? Caso a resposta seja sim, a lista de melhores filmes de terror de 2015 foi feita especialmente para você:

Terror nos Bastidores destaque

ESSE É O QUINTO ANO EM QUE PEGO PARA SELECIONAR AS MELHORES OBRAS DE HORROR DA TEMPORADA numa lista especial para o Cinema de Buteco. Não é a toa que somos referência quando se trata de cinema e listas, especialmente se tratando de terror. Por isso, a cada ano que passa, a nossa responsabilidade apenas aumenta e ficamos na obrigação de tentar sempre reunir o que há de melhor em cada gênero e apresentar para os nossos leitores filmes que eles podem nunca ter ouvido falar.

- Advertisement -

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2 e clique aqui para conferir as listas individuais da equipe e convidados.

Apreciem sem moderação.

10- Creep

Melhores filmes de terror de 2015 - CreepUma lista de melhores filmes de terror do ano sem incluir um found footage é raro de acontecer. Falamos de diversas obras que utilizam esse recurso e algumas delas até entraram no ranking principal, como é o caso de Creep. O motivo para isso é o carisma de seus personagens e a boa dose de “Que porra é essa?” que o roteiro joga na cara do espectador com uma premissa com uma influência básica de Catfish. Fãs de horror e paranoia irão gostar bastante de se sentirem invadidos com essa história.


9- Musarañas

Melhores filmes de terror de 2015 - MusaranasAtração Fatal e Louca Obsessão mandaram um abraço forte! Em Musarañas temos uma história de suspense de tirar o fôlego, daquelas que ficam cada vez mais tensas e se tornam assustadoras quando descobrimos a falta de limite dos personagens apresentados. A narrativa se passa nos anos 1950, em Madri, onde uma mulher vive reclusa em sua casa e cuida de sua irmã mais nova, já que ambas são orfãs. A relação entre as duas irmãs se transforma depois que um homem se muda para o apartamento e começa a fazer parte da vida e rotina das duas. Musarañas é sufocante e fala perfeitamente de relações abusivas, além de trabalhar muito bem a psicologia de gente maníaca e controladora.


8- Terror nos Bastidores

Poster Terror nos Bastidores Essa produção poderia muito bem ter entrado na nossa seleção de melhores comédias de 2015, mas ficou guardada apenas para a categoria de Melhores Filmes que Não Passaram nos Cinemas e terror. Terror nos Bastidores consegue o que que produções de terror geralmente passam longe: arrancar risadas (sem ser involuntária) dos espectadores e ainda assim nos deixar com a certeza de que podemos nos assustar a qualquer momento. Trabalhando brilhantemente a metalinguagem, a obra se torna uma homenagem ao gênero e parodia as principais características de diversos filmes de terror, como as final girls, aquelas gurias que sobram no final da história para matar o assassino.


7- Spring

29- SpringDepois de perder a mãe após batalhar contra uma doença, Evan percebe que sua vida está sem direção, e resolve pegar todo o seu dinheiro e se aventurar pela Europa sem destino certo. Quando ele chega à Itália, ele conhece a jovem Louise, por quem se apaixona. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.Nessa viagem louca de misturar o estilo do cineasta Terrence Malick com terror e romance, Justin Benson produziu esse belo longa-metragem misterioso e muito esquisito. Ou seja, o tipo de romance que estou acostumado a apreciar no cinema. A trama acompanha um jovem que viajar pela Europa e se apaixona por uma garota na Itália. No entanto, o que ele não espera é que a linda mocinha esconde um segredo letal que pode abalar qualquer possibilidade da relação vingar.


6- REC 4

Melhores filmes de terror de 2015 - REC 4Já vi história de zumbi de vários jeitos. Avião, casamento, recreio de escola, com padre lutador de Kung Fu, mas nunca algo como o último filme da franquia REC apresenta. Em [REC]4 – Apocalypse, nós temos um reencontro com a jornalista da primeira parte e com sobreviventes dos outros dois filmes. Todo mundo estava esperando algo dar errado e portanto, decidiram que a ameaça deveria ser levada para um local seguro: um navio imenso no meio do oceano. Pois é, cara. REC 4 é sobre zumbis num navio. Sei que muitos fãs ficaram chocados com terceiro filme (cadê o senso de humor, gente?), mas esqueça toda aquela pegada trash e mergulhe no exemplar mais tenso, sufocante e gore de toda a franquia. Filmaço.


5- Goodnight Mommy

Obras de terror de 2015 - Goodnight MommyVocê é daquele tipo de pessoa que fica arrepiada assistindo histórias com crianças meio demoníacas? Pois é. Goodnight Mommy pode ser o filme de terror que você estava esperando. Imagine esses dois irmãos que começam a desconfiar que a mãe deles foi substituída por uma outra pessoa e criam o maior inferno para descobrir a verdade. Assim como em Creep e Musarañas, o mote principal aqui é a questão da paranoia, o que resulta em muitos momentos capazes de deixar o espectador bem desconfortável no sofá. No entanto, verdade seja dita, nada nos prepara para o encerramento da narrativa. Pesado.

https://youtu.be/VKrG1_RN_2U


4- Amizade Desfeita

Melhores filmes de terror de 2015 - UnfriendedAmizade Desfeita não possui personagens que compartilham da minha falta de intimidade com novas tecnologias, mas trabalha com a impotência de se ver diante um inimigo que você não sabe onde está ou quem é. A premissa básica do longa: esses jovens adolescentes fizeram cyber bullying com uma garota que acabou se matando. Um ano depois, durante uma reunião no Skype, eles passam a ser perseguidos por alguém usando a conta da falecida. Poderia ser um mero trote, mas mortes começam a acontecer…”


3- Digging Up The Marrow

Longas de Terror de 2015 - Digging up the MarrowFucked up. Assim é uma maneira de descrever a excelência de Digging up the Marrow, um bem humorado mockmentary de Adam Green (Pânico na Neve), que assim como A Visita, combina momentos de humor e medo com muita competência. A “viagem” do longa-metragem começa depois que o próprio Green recebe uma mensagem de um tiozão que afirma ter provas de que existem  monstros reais na floresta. Intrigado com a convicção do sujeito (que já havia mandado cartas tentando convencer outros cineastas de renome no gênero), o jovem diretor partiu numa jornada para descobrir se estava diante um hoax ou uma história realmente assustadora e perigosa. O melhor de Digging Up the Marrow é o seu senso de humor. Somos levados a rir em muitos momentos, mas nada que transforme a produção em algo fora do tom de um bom filme de terror.


2- A Visita

Melhores filmes de terror - A VisitaA Visita é um found footage bem produzido e com dinheiro o suficiente para poder superar outras obras que usam e abusam do recurso, pelo menos financeiramente. Aliado ao estilo de M. Night Shyamalan, as tais filmagens amadoras ganham um tempero a mais. Desta vez, não existe tanta questão explícita com o ego ou a megalomania do cineasta, que parece ter se concentrado em fazer uma obra de humor negro que conseguisse assustar e fazer rir ao mesmo tempo. E ele consegue. Com louvor.”


1- Corrente do Mal

19- Corrente do MalÉ difícil até de controlar a emoção ao falar de Corrente de Mal, que se não é o mais assustador que já passou pela lista de destaques do gênero por aqui, certamente é um dos melhores exemplares de cinema. Trabalhando com uma estética anos 1980, inclusive na trilha sonora cheia de efeitos que parecem ter saído dos filmes de John Carpenter, a trama coloca o sexo como elemento problemático para a “transmissão” de algo muito pior que qualquer doença: a partir da transa, você começa a se ver perseguido por uma entidade demoníaca que pode assumir a forma de qualquer pessoa, de conhecidos a desconhecidos, e deseja devorar a sua alma. Com bons sustos e cenas angustiantes, Corrente do Mal é de longe uma das melhores coisas produzidas na última temporada.


Ainda não acabou! Continue lendo para ver mais dicas de terror!

Leia também
Melhores Filmes de Terror de 2014
Melhores Filmes de Terror de 2013
Melhores Filmes de Terror de 2012
Melhores Filmes de Terror de 2011

Comentários