Top 5 – Melhores Animações de 2013

EM COMPARAÇÃO COM 2012, as animações continuaram deixando a desejar e foi complicado selecionar as cinco produções que mereciam aparecer no Top 5. Pelo menos, Detona Ralph, que estreou no comecinho do ano, foi um destaque tão positivo que quase apareceu nas listas de melhores aventuras e até de melhores filmes do ano.

Veja abaixo as outras quatro melhores animações de 2013:

5 – Turbo

turbo-header

Theo é um caracol como todos os outros, entretanto dentro dele há um desejo latente por velocidade. A vida de um caracol comum, que apenas vivia esperando o dia que se tornaria comida de passarinho, não o deixava feliz. Então após um acidente, ele ganha super poderes e se torna super veloz e  decide se rebatizar como TURBO.

Joubert Maia


4 – O Reino Escondido

ReinoEscondido-600x342Após a morte de sua mãe, Maria Katarina se muda para morar com seu pai, um homem aparentemente lunático. Toda essa loucura gera um conflito enorme na relação pai e filha, e se baseia em uma estranha obsessão por seres humanóides invisíveis aos olhos dos seres humanos. MK (como prefere ser chamada) faz uma travessia e se vê, não só como parte deste mundo de seres minúsculos e invisíveis, mas também como responsável por salvar ambos os mundos do maldoso Mandrake.

Joubert Maia

3 – Universidade Monstros

universidade-monstros1Mais de 10 anos após o sucesso de Monstros S.A., a Pixar voltou a agradar os fãs de Mike e Sulley. A prequência acompanha os calouros na Universidade Monstro, onde se conhecem e, claro, se tornam grandes… inimigos. Com direito a fraternidades, festinhas, disputas esportivas e uma reitora de botar medo (a voz da Helen Mirren ajuda um pouco!), o longa cria todo um universo habitado por criaturas únicas e divertidas, mas também conhecido pelo público que em 2001 se apaixonou pelos dois protagonistas. O filme, que acompanha a jornada até Mike e Sulley unirem suas diferenças e se tornarem amigos, é um dos favoritos para o Oscar de animação do ano que vem.

Nathália Pandeló


2 – Os Croods

croodsOs Croods são uma família de humanos extremamente fortes, ágeis e elásticos que, às vésperas do início da deriva continental, passam a maior parte do tempo enfurnados em uma caverna para fugir dos riscos oferecidos pelo ambiente pedregoso e hostil que os cerca. Naturalmente, a nova animação da DreamWorks Animation – primeira do recente acordo de distribuição com a 20th Century Fox – é ambientada em uma dimensão paralela em que todos esses absurdos históricos e fisiológicos são admissíveis e, mais que isso, servem como matéria-prima para as gags particulares de um longa que, em essência, não passa de uma típica e eficiente comédia familiar.

Eduardo Monteiro


1 – Detona Ralph

ralph_e_vanellope_detona_ralphA apreciação de Detona Ralph certamente é potencializada pela nostalgia de jovens adultos que tiveram suas infâncias marcadas por video games. Enquanto os altos níveis de realismo dos jogos atuais permitiriam uma transposição menos desafiadora para o Cinema, a limitação dos games de outrora surgem como um prato cheio para os animadores da Disney, que criam um filme vibrante, delicioso e repleto de referências que, desde que estreou no primeiro fim de semana de 2013, surgiu como um forte candidato a melhor filme de animação do ano – título que agora lhe é de direito.

Eduardo Monteiro

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.